Centro Cultural Luso Brasileiro

Em reunião com ministro da saúde governadores pedem médicos chineses


Além do governador do RJ, participaram também do encontro realizado nesta quinta-feira (30) João Doria (SP), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES)

30/04/2020 - 14h00 (Atualizado em 30/04/2020 - 16h59)


Na imagem, ministro da Saúde, Nelson Teich, em coletiva de imprensa

Ministro da saúde Nelson Teich, coletiva de imprensa

Edu Andrade / Estadão Conteúdo / 27.04.2020
 
Os governadores do Sudeste realizaram nesta quinta-feira (30) uma reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para expor as necessidades estaduais diante da pandemia do novo coronavírus.
 
Participaram do encontro João Doria (SP), Romeu Zema (Novo), Renato Casagrande (ES) e Wilson Witzel (RJ). O secretário-executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, também marcou presença. As videoconferências semanais com os Estados estão sendo coordenadas pela secretária-especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa.
 
Governadores do Nordeste pedem respiradores em reunião com Teich
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a região Sudeste é a mais afetada em todo o país: são 38.892 casos, concentrando 49,8% do total. São Paulo é o epicentro da doença no Brasil – com 26.158 casos e 2.247 mortes.
 
Durante o encontro, que teve início às 11h, Doria (SP) pediu diretrizes e esclarecimentos sobre o que será oferecido aos Estados, além de adotar tom amistoso e não criticar posicionamentos do residente do Palácio do Alvorada.
O tucano, inclusive, trocou elogios com o ministro da Saúde, parabenizando-o pelas posições colocadas de forma "sincera, clara e equilibrada". Também pediu para Teich seguir com serenidade e feitio técnico, como conduziu a reunião.
 
Veja também: Governadores do Norte fazem apelo por respiradores ao governo federal
 
Witzel solicitou ao ministro da Saúde mão de obra chinesa. Sugeriu que o governo federal entrasse em contato com o embaixador da China no Brasil para pedir profissionais chineses, entre eles médicos, para trabalharem no país durante a pandemia.
 
Casagrande, por sua vez, pediu repasse de recursos para Estados e não municípios – segundo ele, dessa maneira, há melhor aplicabilidade da quantia.
 
Mais: Governadores do Sul se preocupam com a chegada do inverno
 
A solicitação de novos respiradores também recebeu destaque nas falas de todos os governadores, que também defenderam a manutenção do isolamento social no enfrentamento ao novo coronavírus.
cclbdobrasil
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Quem sou eu

cclbdobrasil
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.