Porto Velho
O primeiro colonizador português a chegar à região foi o explorador Antonio Tavares, que, ainda no século 18, cruzou os rios Mamoré, Madeira e Amazonas. Na época, espanhóis, franceses e portugueses disputavam a região e o controle de seus rios. Para demarcar o domínio português foi construída uma fortificação, denominada Real Forte do Príncipe da Beira. Corria o ano de 1776.
Raramente Porto Velho é lembrada como destino turístico, mas com certeza quem se dispuser a explorar aquela parte do território brasileiro, ficará surpreso com o que irá encontrar. No coração do que foi durante séculos uma das regiões mais pobres e isoladas do país, hoje ergue-se uma cidade imponente, a terceira maior da região norte, e que serve de ponto de partida para diversos roteiros alternativos. O estado de Rondônia, junto a outros estados brasileiros, forma a região Amazônica, que mais do que nunca apresenta-se hoje como endereço quase irresistível para os praticantes do ecoturismo. Pontilhada de grandes prédios, próxima à virgens florestas e cercada por caudalosos rios, Porto Velho é uma garantia de novas emoções.
A capital do Estado de Rondônia tem cerca de trezentos mil habitantes. A cidade tem as características
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Ao lado, uma das avenidas centrais de Porto Velho. Porto Velho conta com hotéis de alto padrão, como o Aquarius Selva, oferecendo todo conforto aos visitantes.
Por mais de um século o isolamento em relação ao resto do país impediu o desenvolvimento da região. Como não foi descoberto ouro nem outros minerais valiosos os portugueses, e mais tarde os próprios brasileiros, não se interessaram muito nesta parte do país, e Rondônia sobreviveu basicamente graças ao extrativismo vegetal, até o surgimento do "Ciclo da Borracha".
Antes do surgimento da borracha sintética, a borracha extraída nos seringais era tão valiosa, que ganhou o apelido de "Ouro Branco". A região Amazônica era um dos poucos lugares do mundo onde as seringueiras eram encontradas, portanto extrair e transportar esta borracha para o resto do mundo era essencial para a economia brasileira, e o melhor meio para isto seria com a construção de uma ferrovia que desse acesso aos portos.
Escadarias de acesso a
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A Catedral Sagrado Coração
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Interessado na exportação da borracha, o governo brasileiro faz acordos com empresas estrangeiras para a construção de uma ferrovia de 380 km, atravessando a selva amazônica. Surge então a Madeira Mamoré Railway ou Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM. Ela permitiria o transporte da borracha extraída dos seringais para navios que, através dos rio Madeira e Amazonas, iriam exportá-la para Europa e Estados Unidos.
Durante os anos
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Muitos turistas que vem a Porto
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Outro ponto turístico situa
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Paradoxalmente, foi a "Ferrovia da Morte" quem trouxe Porto Velho à vida, pois sem a EFMM, a cidade não teria nascido nem sobrevivido.
Em 1912 foi dada por concluída a obra da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré e quase todos os trabalhadores partiram. Permaneceram no local cerca de 900 pessoas, habitando barracões remanescentes das obras. Este núcleo populacional seria a origem da cidade de Porto Velho, fundada em 1912.
Típicas embarcações como estas, formam o principal meio de transporte entre Porto Velho e tantas outra
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Um dos points de Porto Velho
O nome da cidade tem origem no a
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Com o surgimento da borracha na Malásia a preços mais competitivos,os seringais amazônicos foram abandonados e a economia da região entrou em estagnação. Somente na década de 40, com a chegada da guerra e grande demanda mundial por borracha, surge um novo ciclo de crescimento.
No início do século passado, centenas de desbravadores vieram para a região que hoje corresponde ao estado de Rondônia, com o objetivo de construir uma grande estrada de ferro, a Madeira Mamoré, que teria como objetivo servir como principal via de transporte para o escoamento da grande produção de borracha. Os trabalhos foram iniciados em 1907 e duraram cinco anos, mesmo assim a obra nunca chegou a ser concluída, devido às doenças tropicais que atingiam os trabalhadores. Porto Velho surgiu em outubro de 1914, ao término desta fase, e atualmente, entre suas atrações, está o Museu Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), onde podem ser apreciadas algumas das antigas locomotivas que desbravavam a selva, cem anos atrás.
Após a desativação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré um de seus imensos galpões foi transformado em Museu. Lá estão diversas peças contando um pouco do período em que tantos desbravadores e aventureiros desafiaram a selva na tentativa de construir uma grande ferrovia. Entre as peças do museu destaca-se a primeira locomotiva trazida para a Amazônia, a Coronel Churchill, vinda diretamente da Inglaterra. Lá também estão diversos equipamentos ferroviários, móveis e fotografias da época.
A primeira tentativa de construção de uma ferrovia em Rondônia aconteceu em 1872, mas na verdade somente após a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, quando foi definida a fronteira entre Brasil e Bolívia, foram iniciados os trabalhos de construção da ferrovia EFMM. Seu objetivo era permitir o transporte da borracha – na época considerada o Ouro Branco – dos seringais para os grandes centros consumidores e de exportação, ou seja, Porto Velho. No entanto, as dificuldades para construir uma ferrovia em plena selva amazônica foram muito maiores que o previsto, e milhares de homens morreram durante as obras, como conseqüência de malária e febre amarela. Na verdade a ferrovia nunca chegou a uma operação plena, como o projetado, e após o término do ciclo da borracha na região Amazônia ela tornou-se inviável comercialmente e foi desativada. Somente nos anos 80, a EFMM, voltaria a funcionar, mesmo assim somente para fins turísticos, ao longo de apenas sete de seus 366 km originais. Ao lado, outra foto do Museu da EFMM.
Em 1943 é criado o "Território de Guaporé", entre os estado de Mato Grosso e Amazonas. Somente em 1956, seu nome é alterado para "Território de Rondônia". O nome é em homenagem a "Candido Mariano da Silva Rondon", militar, desbravador e grande responsável por conquistas territoriais da região oeste do país e pelo apaziguamento das ferozes tribos indígenas ao sul da floresta amazônica.
A descoberta de cassiterita e ouro na região trouxe desenvolvimento para Porto Velho. Contribui a elevação do status de Rondônia - em 1981 - passando de Território a Estado, e a política de promover a ocupação da região amazônica. Com isto a população de Porto Velho passou em pouco tempo de 90 mil para 300 mil habitantes, e possibilitou um grande avanço, principalmente a partir dos anos 80.
Um dos melhores passeios que podem ser feitos por quem está em Porto Velho é dirigir-se até o cais turístico da cidade e embarcar numa das embarcações turísticas que percorrem o rio Madeira. O roteiro básico costuma seguir até a Cachoeira de Santo Antônio e, em meio a muito verde e muita água, é impossível deixar de ficar impressionado com a exuberância da natureza desta região, seus rios e selvas.
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1 comentários:
Que bom saber um pouco desta cidade tão desconhecida e longe (geograficamente) de mim, que moro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Deu vontade de conhecer a cidade. Muita vontade! Uma máquina fotográfica em Porto Velho deve fazer arte!
abraços
Bibiano Girard
www.revistaovies.com
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