Presidente de Portugal saúda ratificação da UNESCO do Dia Mundial da Língua Portuguesa

2019-11-26 15:02:44丨portuguese.xinhuanet.com
Lisboa, 25 nov (Xinhua) -- 

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu na segunda-feira a proclamação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, informou a Agência de Notícias Lusa.

"Estou muito feliz", disse Rebelo de Sousa. "É o reconhecimento de uma grande língua do mundo, uma das maiores e da qual nos orgulhamos, aos portugueses e todos os que falam essa língua".

"O fato da UNESCO, uma organização mundial, reconhecer o papel da língua portuguesa devido à diplomacia portuguesa em geral, se deve ao valor da língua portuguesa", afirmou ele.

"É a primeira vez que um idioma não oficial dessa instituição recebe essa consagração, e todos esperamos que seja o primeiro passo para se tornar um idioma de trabalho", afirmou o presidente.

A UNESCO ratificou na segunda-feira a proposta apresentada pelos países lusófonos para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 5 de maio.

Ao ratificar a proposta, a UNESCO afirmou que "é necessário implementar uma cooperação mais ampla entre os povos por meio do multilateralismo, aproximação cultural e diálogo entre civilizações, em conformidade com o que está estipulado na Constituição" desta organização.

0 comentários:

Postar um comentário