Estatais chinesas sob administração central mantêm desenvolvimento de alta qualidade

2019-11-04 19:25:55丨portuguese.xinhuanet.com
Jinan, 4 nov (Xinhua)
 
Resultado de imagem para IMAGENS DAS INDÚSTRIAS DA CHINA
 
 As empresas estatais administradas pelo governo central da China vêm mantendo um ritmo estável nos esforços de aprimoramento e reforma, pois a economia muda para um crescimento de alta qualidade.

Em 2017 e 2018, as estatais sob a administração central registraram aprimoramento em qualidade e eficiência, com o lucro crescendo mais que a receita, de acordo com um relatório divulgado pelo centro de pesquisa da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (CSAAE) do Conselho de Estado.
A receita operacional das estatais centrais em 2018 subiu 10,1%, com um crescimento de 16,7% no lucro, informou o relatório.

"O desenvolvimento de alta qualidade das estatais, especialmente as administradas pelo governo central, representa forte apoio para o crescimento de alta qualidade da economia chinesa", disse Li Mingxing, diretor do centro de pesquisa da CSAAE.
Um total de 39 estatais centrais concluiu o processo de reestruturação desde o final de 2002, com a proporção de capital estatal atingindo 80,1% em setores-chave como geração e fornecimento de energia, petróleo e produtos petroquímicos, transporte, telecomunicação e carvão.

Até o final do ano passado, havia 1,58 milhão talentos em pesquisa científica e desenvolvimento técnico das estatais administradas pelo governo central, contribuindo para 660 mil patentes válidas.

Segundo o relatório, as estatais centrais em 2018 destinaram 500 bilhões de yuans (US$ 71 bilhões) a pesquisa e desenvolvimento.

Foi estabelecido um sistema de gerenciamento orientado pelo mercado, observou o relatório, acrescentando que as estatais sob administração central fizeram progresso constante na reforma de propriedade mista, com participação diversificada do capital privado.

Enfrentando um ambiente complexo e em mudança e novos desafios, as estatais centrais precisam fazer mais esforços para se proteger dos riscos potenciais de dívida e segurança, acrescentou.

O relatório foi divulgado no Fórum de Reforma e Desenvolvimento Empresarial da China 2019, realizado na cidade de Jinan, leste do país, de 2 a 4 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário