FAMÍLIA LIMA

Lima (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas da família Lima, Livro da Nobreza e Perfeição das Armas, António Godinho, ca. 1562.
Lima é um apelido de família da onomástica portuguesa.

Origens

O vocábulo lima pode ter origem no latim limes que designava cercas ou paliçadas destinadas a proteger a fronteira ou fortificações militares romanas. A palavra frequentemente era usada no sentido de limite e logo passou a designar os lugares para além das fronteiras ou aqueles que de lá provinham, sendo logo tomada como nome de família. Toponimicamente o sobrenome pode derivar do rio Lima (em galego Limia) ou de diversos lugares denominados Lima .
Cf. Braamcamp Freire, "Em 1033 já existia na Galiza o castelo de Batissela de que era então senhor D. Diogo Nuñez de Batissela, que por sua neta D. Isabel Nuñez foi bisavô de D. Fernando Arias, que viveu em tempos de D. Fernando II de Leão (1157-1188)." O nome Lima pode provir de "Límia", uma palavra de origem Celta ou Ligure, que significa esquecimento, origem do nome do rio Lima. D. João Fernandes de Lima, o Bom, filho de D. Fernando Arias, foi o primeiro a levar o apelido, que tomou das terras de Lima na Galiza, por ser de lá natural. Dessa família procede a família portuguesa que pretende o título de Visconde de Vila Nova de Cerveira.

Brasão de armas

As armas antigas dos Lima são: "De ouro, com quatro palas de vermelho". Modernamente usam-se: "Terciado em pala.
  1. de ouro, com quatro palas de vermelho (Lima);
  2. cortado: o primeiro de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho (Silva); o segundo de prata, com tres faixas xadrezadas de vermelho e de ouro, de tres tiras (Sotomaior);
  3. cortado de Sotomaior e de Silva".
Timbre: o leão do escudo.

Bibliografia

  • Felgueiras Gayo, Manuel José da Costa. Nobiliário de Famílias de Portugal. 2ª Edição, Carvalhos de Basto, Braga 1989. vol. VI-pg. 361 (Limas).
  • Braamcamp Freire, Anselmo. Brasões da Sala de Sintra. 2ª Edição, Imprensa da Universidade, Coimbra 1930. Livro Terceiro, XIX-Limas. (digitalizado em www.archive.org)

ORIGENS DO NOME LIMA

Lima - Sobrenome português classificado como um toponímico, ou seja tem origem geográfica, deriva de Limia, nome pré romano ( Celta ou Ligure) , significaria "esquecimento", é o nome de um rio, da onde sua origem toponímica. Existe uma lenda que diz que quem atravessa-se este rio ficaria esquecido de tudo. Provavelmente a primeira pessoa a utilizar este sobrenome deveria ter sua morada próxima a este rio.

IGEPAR - Consulta feita por Geraldo Sobrosa Lima

ORIGEM DA FAMILIA LIMA


Umas das principais famílias de Portugal que teve em Dom João Fernandes de Lima o iniciante da Geração. Senhor de terras de Limia, daí a origem do nome, juiz da corte, conselheiro do Reino, comrendador da ordem de Santa Maria. Seus descendentes ocuparam lugar de importância na corte portuguesa. O brasão de armas foi concedido à família em 1485.       

Os Lima - Remontam a D. Fernão Aires Barticele, cunhado do Rei D. Afonso Henriques. Nas lutas de Aragão e Castela, que formaram os países ibéricos, D. João Fernandes de Lima, o primeiro do nome, tomou Límia, na Galizia. Os Lima lutaram contra os reis godos de Aragão. No Brasil, do Paraná, partiram para o sul, guerreando índios e colonizando sertões.Lembra também Hermenegildo Lima, sua bravura e coragem na Guerra do Paraguai. Eram nobres em Portugal e foram aguerridos no sul do Brasil.

5 comentários:

Diego Danner disse...

Meu Bisavo se chamava Jose Onofre de Lima, meu Avo Hercilio onofre de Lima, minha mae Maria ivonete de Lima e eu Diego E De Lima Danner

Unknown disse...

gostaria de adquirir este livro - familia lima solicito informações de como adquirir

Keila Lima Santos disse...

Também tenho muito interesse em saber mais da origem do sobrenome Lima

Unknown disse...

OI, TUDO BEM COM VCS?
MEU PAI, EUGÊNIO ALVES LIMA
MINHA MÃE, MARIA DAS DORES LIMA
MINHA IRMÃ, MARIA IVANILDES LIMA
MINHA OUTRA IRMÃ, MARIA MADALENA LIMA
MEU IRMÃO, ANTONIO ELTON LIMA
E EU SOU O EVALDO LIMA.

Ale disse...

Minha família reside na zona da mata mineira. Estamos tentando montar nos árvore genealógica até nossa origem em Portugal. Tudo que sabemos é que meu bisavô, Manoel Rodrigues de Azevedo Lima, nasceu mais ou menos 1865. Não sabemos como chegou em Minas. Se alguém tiver alguma informação, favor informar.

Postar um comentário