SOBRENOME BARROSO


Significado do Nome Barroso. Esse sobrenome ou nome de família, provém da região de Trás-os-Montes, em Portugal. Tem raiz toponímica, ou seja, geográfica, e o primeiro a usá-lo foi o cavaleiro medieval D. Egas Gomes Barroso.

Brasão da Família Barroso e Brasão da Família Bastos e Bairros

O nome Bastos é de origem portuguesa e teria surgido na referência aos povos Bastetanos, também chamados de Bástulos, que habitavam a Bastia, um território no sul da Península Ibérica, pessoas deste povo teriam imigrado para uma região no norte do atual Portugal, esta região então passou a se chamar Terra de Basto, atual concelho de Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto. Dessa forma o sobrenome Bastos é de origem toponímica, os habitantes da Terra de Basto adotaram seu nome como apelido.
Quanto ao sobrenome Barroso, ele teria surgido entre os cavaleiros governantes de regiões na Terra de Basto, o primeiro a usar o apelido foi Egas Gomes Barroso, senhor de Refojos de Basto, descendente de nobres do Condado Portucalence, as terras os norte de Refojos de Basto se chamavam Terras de Barroso, atuais concelhos de Montalegre e Boticas, assim como o sobrenome Bastos, o sobrenome Barroso é de origem toponímica e por muito tempo se acreditou que as duas famílias tivessem a mesma origem, por isso ambas dividiam o mesmo brasão, de vermelho com cinco leões de ouro faixados de azul. Com o tempo a família Bastos ganhou seu brasão, o sobrenome Bastos passou a ser assimilado à palavra latina basto, que significa bastão, por isso seu brasão tem três bastões de madeira negros sobre um campo dourado, porém este brasão também está associado à família Bairros que seria uma variação do sobrenome Bastos.


0 comentários:

Postar um comentário