Cientistas portugueses descobrem molécula que faz células andarem para trás no tempo



Uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa descobriu que a manipulação de uma determinada molécula permite reverter as células velhas em células embrionárias.

É praticamente uma "máquina do tempo" biológica. Através da manipulação de uma determinada molécula, é possível fazer as células andar para trás no tempo e passar de adultas a células semelhantes às dos embriões, uma descoberta do investigador Bruno de Jesus, do Instituto de Medicina Molecular.
A investigação, que abre caminho para combater as doenças relacionadas com o envelhecimento, foi feita em pequenos ratos. O próximo passo é agora perceber se os mesmos resultados surgem nas células humanas.
O caminho para chegar à utilização das células no tratamento médico é longo mas torna-se agora mais real graças à investigação da equipa do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa.


PÚBLICO -
Da esquerda para a direita, grande parte da equipa: Tânia Carvalho, Sérgio Marinho, Maria do Carmo Fonseca, Bruno de Jesus e Catarina Vale do IMM.
FONTE DA NOTÍCIAS - SIC NOTÍCIAS - CORREIO DA MANHÃ - TVI24 - RTP1 - PÚBLICO - O JOGO - RECORD - IMPALA - TVI

0 comentários:

Postar um comentário