OS VERDADEIROS FUNDADORES DE SÃO PAULO SEMPRE ESQUECIDOS

Pateo do Colégio hoje em dia: local de nascimento de São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)



São Paulo completa 464 anos nesta quinta-feira, 25 de janeiro de 2018, sem que sejam homenageados seus fundadores e colonizadores luso-brasileiros, que foram 13 luso descendentes comandados por Padre Anchieta e Padre Nóbrega.  

EIS OS 13 FUNDADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO

OS 13 FUNDADORES DE SÃO PAULO - SOB O COMANDO DE PADRE NÓBREGA FORAM:
Padre Anchieta, P. Manuel de Paiva, Pero Correia, Manuel de Chaves, Gregório Serrão, Afonso Brás, Diogo Jácome, Leonardo do Vale, Gaspar Lourenço, Vicente Rodrigues, Lourenço de Brás, João Gonçalves e Antônio Blasquez, somando 13 pessoas, além é claro da cooperação de Tibiriçá e de seu genro o português João Ramalho, antigo náufrago e casado com sua filha Bartira, que aproximaram os fundadores aos nativos da região.

Em constante transformação desde sua fundação, muita coisa mudou desde que São Paulo era apenas um pequeno amontoado de casas feitas de taipa de pilão, de onde partiam os bandeirantes rumo a Minas Gerais, em busca do ouro, e onde os jesuítas encontraram um clima semelhante ao europeu e ali construíram o Real Collegio, dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Esse colégio, que funcionava em um barracão rústico, tinha por finalidade catequizar os povos indígenas que viviam na região. O edifício ainda existe e é conhecido pelo de nome de Pátio do Colégio. 

O povoamento da região foi iniciado no ano de 1560, quando Mem de Sá,   governador geral do Brasil, decretou que a população da vila de Santo André da Borda de Campo se transferisse para os arredores do colégio, denominado "Colégio de São Paulo de Piratininga" - o nome foi escolhido porque no dia 25 de janeiro a Igreja Católica comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso. Dessa forma, a vila de Santo André da Borda do Campo acabou extinta e São Paulo foi elevada à categoria de vila. A partir daí, São Paulo demorou para se desenvolver. Até 1876 a população era de apenas 30 mil habitantes. Com a expansão da economia, mais exatamente o café, em menos de 20 anos este número pulou para 130 mil.

A CIDADE MAIS POPULOSA DA AMÉRICA LATINA COM MAIS DE 12.000.000 DE HABITANTES É CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 O Estado de São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,362 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Com mais de 44 milhões de habitantes, ou cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil, a terceira unidade política mais populosa da América do Sul (superado pela Colômbia e pelo restante da federação brasileira) e a subdivisão nacional mais populosa do continente americano. A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de portugueses, espanhóis e de outras correntes migratórias, como árabes, alemães, chineses, japoneses, que começaram a chegar mais de 300 anos depois dos portugueses, associando-se a uma base étnica, já existente, formada portugueses, africanos e índios nativos.




Para maiores detalhes acessar:- ...E assim nasceu... Depois escrever o nome da cidade, neste caso São Paulo.  

PARABÉNS TERRA DA GAROA PELOS SEUS  364 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!

JPL


0 comentários:

Postar um comentário