PRIMEIRA INVASÃO FRANCESA A PORTUGAL




Os franceses, comandados pelo General Junot, entraram pela Beira Baixa a 19 de Novembro de 1807. Mas antes a família real abandonou o país. Os franceses serão derrotados em Agosto de 1808 por forças luso-britânicas sob comando do General Wellesley.

As tropas francesas, comandadas pelo General Junot, entram pela Beira baixa em 17 Novembro de 1807 e, sem enfrentar qualquer resistência organizada, chegam a Lisboa no dia 30 Novembro.

Entretanto a essa altura a família real portuguesa já havia abandonado Portugal, como havia sido acordado com os ingleses meses antes.

As tropas invasoras instalam-se na capital e ocuparam todo o país durante os meses seguintes.

A resistência acontece em forma de guerrilha, mas algumas revoltas locais são em sua maioria esmagadas pelas tropas francesas.

A situação só melhora em agosto do ano seguinte, quando uma esquadra britânica chega a Lavos e desembarca cerca de 16 mil homens, comandados pelo general Arthur Wellesley (futuro Duque de Wellington).

As tropas, reforçadas por cerca de dois mil portugueses, avançam para Lisboa pelo litoral. O primeiro confronto sério acontece na Roliça a 17 de Agosto, onde os franceses, em inferioridade numérica são derrotados.

A 21 dá-se novo num combate mais leve, agora no Vimeiro. À frente dos franceses está novamente o general Junot.

Apesar de um maior equilíbrio de forças – 14 mil franceses contra 18 mil luso-britânicos – a vitória volta a pertencer a Wellesley.

A rendição das forças francesas é efetivada na Convenção de Sintra.


0 comentários:

Postar um comentário