OS JOGOS DA LUSOFONIA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Os Jogos da Lusofonia são um evento multidesportivo entre países de língua portuguesa, constituindo uma espécie de Jogos Olímpicos disputados entre os diversos países lusófonos.

Competição

"Unidos pelo desporto", este é o lema da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), que foi fundada em 8 de Junho de 2004, com objetivo de integrar o mundo lusófono pelo desporto e já oficialmente reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

O português é o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 2007, da Guiné Equatorial. Actualmente, é a quarta língua materna mais falada do mundo, com cerca de 260 milhões de falantes nativos, estando quase 5 milhões deles espalhados por outros países do mundo (principalmente EUA, Canadá, França, Reino Unido, entre outros).

Membros associados da ACOLOP, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka, países onde o português não é a língua oficial, foram convidados a participar dos Jogos da Lusofonia. A influência do Império Português sobre os continentes africanos e asiáticos, durante a Era dos Descobrimentos, explica a perpetuação de variações da língua portuguesa em algumas regiões dessas três nações.

São membros fundadores da ACOLOP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (RAE da República Popular da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e, como membros associados, Guiné Equatorial, Índia (Goa) e Sri Lanka.

A criação dessa entidade vem tornar realidade um sonho antigo das nações envolvidas - os Jogos da Lusofonia - seguindo os exemplos dos Jogos da Comunidade Britânica (Jogos da Commonwealth) e Jogos da Francofonia (Jogos Francófonos).

Edições

Os Jogos da Lusofonia já completaram duas edições: uma na Ásia, outra na Europa. As duas ocorreram no território de membros plenos da ACOLOP (Macau e Portugal), no entanto a terceira edição terá como sede um membro associado (Goa/Índia), também localizado no continente asiático. Até agora, ou seja, até a escolha da sede da terceira edição, os Jogos não visitaram a África e a América.

Macau 2006


Os primeiros Jogos da Lusofonia foram realizados em Macau (China) de 7 a 15 de Outubro de 2006. Com a presença de 733 atletas de 9 países, inclusive a bicampeã olímpica portuguesa Fernanda Ribeiro, mas não a moçambicana Maria Mutola, lesionada.

A primeira edição dos Jogos contou com as seguintes modalidades desportivas: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Taekwondo, Tênis de mesa, Voleibol, Voleibol de praia.

Lisboa 2009



A segunda edição dos jogos ocorrereu em 2009 sendo a sua organização atribuída a Portugal. Embora tenham demonstrado interesse em participar desta segunda edição, Gana e a ilha indonésia das Flores não estiveram presentes nos Jogos. Entretanto houve a estreia da Guiné Equatorial, do judô e de três eventos para atletas com deficiência. Foram por volta de 1500 atletas distribuídos por 70 eventos em dez modalidades esportivas entre os dias 11 e 19 de julho de 2009, sem contar eventos paralelos que não foram incluídos na contagem para o quadro de medalhas.

Futuras edições

A terceira edição, em 2013, será realizada no estado de Goa, na Índia. A sede só foi confirmada quando o Brasil desistiu da candidatura desta edição. Mas o mesmo deverá sediar a quarta edição, em 2017, no estado do Ceará.

Delegações participantes

Localização dos participantes dos Jogos da Lusofonia no mapa-múndi. Azul para os estreantes nos Jogos de 2006 e vermelho para o estreante nos Jogos de 2009.

Todos os membros fundadores da ACOLOP já participaram dos Jogos da Lusofonia. O Comité Nacional Olímpico Guinéu-equatoriano foi o último a estrear nos jogos, pois, como não esteve na edição inaugural, a de 2006, somente enviou sua delegação no Jogos de 2009, a segunda edição.


Modalidades

Entre as modalidades esportivas já disputadas nos Jogos da Lusofonia estão o atletismo, o basquetebol, o futebol, o futsal, o judô, o taekwondo, o tênis de mesa, o voleibol e o voleibol de praia. O judô estreou somente em Lisboa, na segunda edição dos jogos. Ainda nesta edição, três eventos para atletas com deficiência foram incluídos no programa do atletismo como demonstração[4], sendo que um deles não contou na tabela das medalhas devido a que a demonstração só figurou um atleta. Houve também uma outra mudança numa das provas de atletismo: a meia maratona, competida na primeira edição, foi substituída pela a estrada 10 km.

Vale salientar que só há o torneio de futebol e futsal para os homens. O mesmo tinha acontecido com o taekwondo, mas que ganhou a participação feminina em 2009.

Quadro total de medalhas

O quadro de medalhas lista todas as delegações que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze nas duas edições do evento.


1 comentários:

Anônimo disse...

Vídeo em slideshow sobre os 1ºs. Jogos da Lusofonia realizados em Macau (RAEM) em 2006. Produzido por Rogério P D Luz com fotografias próprias.
https://youtu.be/uXrWpVmOz9c?si=peXPI901b5jq5iAg

Postar um comentário