Origem do Sobrenome Félix

A Família Felix não é uma família muito reconhecida no Brasil, chegando a ser um pouco raro de se encontrar descendentes por aqui. Este sobrenome traz uma curiosidade interessante. Veja informações, modelo de brasão e muito mais logo abaixo.

O sobrenome Felix, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família

O sobrenome Felix surgiu na região de Veneza, Itália. Assim como vários outros sobrenomes, é classificado patronímico, ou seja, tem origem de um nome próprio. Geralmente, a maioria das histórias de origem dos sobrenomes patronímicos é baseada no nome do pai, o fundador do tronco familiar.

Na época houve a necessidade que os membros desta família adotassem um segundo nome para distinguir das outras pessoas na sociedade, então assim originou-se o sobrenome da família Felix. Esse sobrenome teve origem do nome próprio Felix que vem do latim e significa Feliz. Há registrado uma forma arcaica Fiiz, mas este acabou esquecido.

Curiosidades

Inicialmente alguns antepassados da família Felix acreditavam que a origem do sobrenome poderia ter sido inspirada ao nome do pássaro lendário da mitologia grega, Fênix, o pássaro que morria, mas depois de algum tempo renascia das próprias cinzas.

Existe mesmo uma semelhança na grafia do sobrenome com o nome do pássaro, mas essa suposta origem de que este estaria relacionado à Fênix, não foi confirmada.

Variantes do sobrenome

A família Felix não é popular como outras famílias vindas de outros países para o Brasil. No entanto, no Brasil podem encontrar duas variantes para este sobrenome: Felix e Félix. O que muda realmente é só o acento agudo, que nas duas formas acaba tornando a primeira sílaba mais forte.

 

25 comentários:

Anônimo disse...

Sou Ednaldo Félix gostei da história mais queria mim aprofundar mais na questão

Anônimo disse...

Leoni Felix Tenho muito orgulho do meu sobrenome

Anônimo disse...

Nivaldo felik

Anônimo disse...

Sheila Felix com orgulho

Anônimo disse...

Luciana Felix . Adoraria encontrar meus irmãos de João pessoa , paraíba

Anônimo disse...

Oi Luciana, minha avó e da Paraíba temos o sobrenome Félix irei a João pessoa dia 20 agora se quiser me contatar via whatsapp a gente descobre se somos familiares (11)93954-4221

Anônimo disse...

Foi muito bom obter essas informações. Muito orgulho por ostentar esse sobrenome tão importante!

Anônimo disse...

Meu nome..Maurilio felix sobre nome de meu pai..Adolfo Félix...orgulho muito grande desse sobre nome

Anônimo disse...

Sou de Minas gerais.triangulo mineiro

Anônimo disse...

Vicente Felix, sou de cruzeiro sp, errei do meu pai João de Paula felix, quem são meus parentes.

Anônimo disse...

Sou Natanael Felix Tavares, Felix da minha avó, mas não sei origem pois não tenho informações sobre meus avô, ambos maternos.

Anônimo disse...

A minha avó se chamava Clementina Félix de Andrade. Ela era de Sergipe, depois foi para o sul da Bahia. Eu fiz o teste de DNA e constatou que eu tive realmente descendências de VENEZA, entre outras descendências europeias. Na verdade, sou quase 90% de origem europea.

Anônimo disse...

Gabriel Felix, eu acho o fato ser bem inegável quanto a fama da família já que pode ser uma Linhagem bem antiga, tanto porque não tem registros históricos que comprovem os acontecimentos de sua datada origem, por isso acho raro

Anônimo disse...

E Felix de Simas ?

yngrid andrade disse...

Sou Jaqueline Felix sou Pernambucana e sempre quis saber quem são meus descendentes ♥️

Anônimo disse...

Meu nome é Eliza Felix e meu falecido pai se chamava Benedito Felix,só sei que ele migrou de Fortaleza (Ceará)para a região sudeste bem novinho e tenho poucos detalhes sobre o seu passado e nossos antepassados,será que encontrarei algum aqui? Amo meu sobrenome raro e chique.

Luana disse...

Alguém do RN com o mesmo sobrenome?

Anônimo disse...

Sou André Félix de Sá, Sergipe

Anônimo disse...

Sou Gabriel Felix, meu avô era conhecido como Chico Felix, vivia no interior, mas seu nome verdadeiro era Francisco Felix, segundo a Minha Vó, (Maria Giseuda) ela vivia em Amontada em um lugar chamado Emma, eu sou de Fortaleza CE, e minha família é bem grande, sendo de um lado, Felix e Oliveira, segundo os registros antigos, e pelo que minha vó disse para mim um tempo atrás, minha família descende de indígenas.

Anônimo disse...

Nicolas Felix aqui.. (do meu tataravô por parte de mãe) Felix sem acento, e não é Félix e nem Féliquis!

Anônimo disse...

Anderson Felix aqui tambem gente,procurando a história dos bisavos

Anônimo disse...

Minha avó é Felix aqui do sul da Bahia.

Anônimo disse...

Meu nome é Ednelson Felix, erdei Felix dos meu avô Nenê Felix, que erdou de seus avôs, que erdou do avô, que veio da Itália 🇮🇹 para o Ceará, sei que eu sou de descendência Italiana 🇮🇹 , tenho orgulho do meu sobrenome Felix, ele é meu talismã, as pessoas me conhecem como Felix, meu primeiro nome só existe em documento, meu sobrenome Felix é que os amigos conhecem.

Anônimo disse...

Criem um grupo , a bisavô da minha esposa veio da Itália mas veio para o SC

Anônimo disse...

No Ceará tem uma família grande de Félix, pesquisar interior Itapipoca e Irauçuba

Postar um comentário