- Inicio
-
Historia dos Clubes
- Imperial Futebol Clube
- Vasco da Gama
- Flamengo
- Atlético Mineiro
- Botafogo
- Corinthians
- Fluminense
- Palmeiras
- Sport Club Internacional
- Cruzeiro de BH
- Santos
- Bahia
- Vitória
- Gremio de Porto Alegre
- Goiás Esporte Clube
- Ríver Atletico Clube
- Benfica
- Atletica Ponte Preta
- Portuguesa de Desportos de SP
- Tuna Luso Brasileira
- Boavista Futebol Clube
- Ceara Sporting Club
- Nautico Marcilio Dias
- Crato Esporte Clube do Ceara
- Taubate Esporte Clube
- A Vez
- As Batalhas
-
História
- De Portugal
- Luso-Brasileira
- Em Quadrinhos
- Cachaça Ajudou Muito
- 22 De Abril
- A Viagem Fernando Da Cunha
- Quando Chegaram os Índios à America
- As Invasões Francesas no Brasil
- As Primeiras Travessias Aéreas dos Portugueses
- Carta Testamento De Getúlio Vargas
- Da Espanha
- Da portugalidade de um general brasileiro
- Política e Economia
- O Homem e as Religiões
- As Grandes Personalidades
- Musica
- Humorismo Luso
- A História Das Famílias
- Entre em Contato
- Beleza Feminina
- Series de Vídeos do CCLB
- Dicas de Artesanato
- Literatura Luso-Brasileira
- Lugares que Você deve conhecer!
GRÊMIO PORTO ALEGRENSE
Como publicada no site oficial do Grêmio
O Grêmio nasceu da bola. Tudo começou quando o paulista Cândido Dias da Silva trouxe a primeira bola a Porto Alegre.Ele reuniu alguns amigos para fazer uma "pelada", mostrando como se jogava o novo esporte. O grupo gostou tanto que decidiu fundar um clube. No dia 15 de setembro de 1903, 33 rapazes se reuniram em um restaurante no centro da cidade, onde atualmente se localiza a Galeria Chaves. Naquele momento, a ata de fundação foi escrita e assinada por todos os presentes, dando início à história de um clube vencedor, pronto para superar todos os desafios. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o primeiro presidente,ainda sem jamais imaginar a projeção mundial que o recém-nascido clube um dia alncançaria. Em 1910, a fundação da Liga de Porto Alegre teve a participação do Grêmio, que venceu o campeonato da Cidade pela primeira vez em 1911. Depois, o Grêmio ainda conquistou mais 32 vezes o torneio. Já em 1918, o Grêmio participou da fundação da Federação Gaúcha de Futebol, conquistando seu primeiro campeonato Gaúcho em 1921. A primeira viagem do Grêmio ao exterior foi em 1936, quando jogou em Rivera, no Uruguai. Porém um dos títulos mais festejados pelos torcedores gremistas na época, foi o Campeonato da Cidade de 1935, em homenagem ao Centenário da Revolução Farroupilha. O Grêmio virou o jogo nos últimos 5 minutos e , em homenagem à heróica vitória, os jogadores decidiram que aquele título deveria ser comemorado por 100 anos. E, todos os anos, na mesma data, é realizado o "Jantar Farroupilha". Em 1961, foi a vez da primeira excursão à Europa. Foram 79 dias, onde o Grêmio disputou 24 jogos em 11 países. Mesmo com todas as glórias regionais, faltava ao Grêmio a consagração nacional. Em 1981, o Grêmio chegou ao seu primeiro título nacional, derrotando o São Paulo por 1 a 0 no campo do adversário, deixando mais de 100.000 torcedores emudecidos.
A partir daí, o Brasil ficou pequeno demais para o clube. E em 1983, o Grêmio conquistava a copa Libertadores da América, abrindo caminho para a conquista do maior título que um clube pode perseguir: o de campeão do Mundo.
E no mesmo ano, o Grêmio foi até Tokio para vencer o Hamburgo e levantar a taça de Campeão Mundial.
Depois disso ainda conquistou duas vezes a Copa do Brasil, em 1995 chegou ao Bicampeonato da Libertadores, e 1996 Bi-Campeão Brasileiro.
História de um grande clube - O time nascido da bola
A história do Grêmio por P. E. Denardin e C. Dienstmann, publicada no livro GRÊMIO 95
O Grêmio nasceu da bola.Cândido Dias era um jovem comerciante paulista que morava em Porto Alegre e tinha recebido de presente de amigos de São Paulo uma bola de futebol importada. Guilherme Kaelfels tinha uma bomba de ar para enchê-la. Estava nascendo o Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense, nome inicial.
A fundação ocorreu na noite de quinze de setembro de 1903, uma terça-feira, num restaurante da antiga rua 15 de Novembro, hoje José Montaury. Exatos 20 rapazes compareceram à reunião, mas outros 12 também assinaram a ata, completando um total de 32 fundadores. Carlos Luiz Bohrer foi eleito o primeiro presidente do Grêmio.
O Grêmio realizou o primeiro jogo apenas no dia 6 de março de 1904, quase meio ano depois da sua fundação. Foram duas partidas numa tarde só, com os primeiros e segundo quadros, contra o Fuss Ball Porto Alegre (hoje extinto),no campo do adversário. Foi pela disputa de dois troféus , o "Vereinpreiss" e o "Wanderpreiss".
O programa dos jogos, com escalações dos times e outros detalhes, foi impresso em português e em alemão. E o Grêmio ganhou seu jogo de estréia por 1 a 0, mas os jornais não informam o nome do autor do primeiro gol da sua história. O "Wanderpeiss", um bonito copo de metal, é o primeiro dos mais de 2 mil trófeus do clube.
O primeiro uniforme do Grêmio foi azul e havana. Mas como não havia suficiente tecido desse tipo, o havana foi substituido pelo preto. Por isso o uniforme do Grêmio foi azul e preto até 1912, quando começou a aperecer o branco em várias combinações. O modelo final da camiseta (tricolor em listras verticais azuis, pretas e brancas) surgiu em 1929.
O primeiro estádio do Grêmio foi o da Baixada, no Moinhos de Vento, ao lado de um antigo hipódromo. O terreno foi comprado da família Mostardeiro. A inauguração ocorreu no dia 4 de agosto de 1904.Os próprios associados ajudaram a limpar o terreno. Depois, plantaram plátanos atrás da primeira arquibancada.
Haviam poucos adversários para enfrentar e por isso o Grêmio jogou só 16 partidas em seus 6 primeiros anos de vida, sendo uma com o Rio Grande, e 15 com o Fuss Ball. Mas em 1909, dia 18 de julho, o Grêmio jogou pela primeira vez contra o recém fundado Internacional.
O Primeiro Gre-Nal foi na Baixada. O grêmio jogou com camisetas em azul e preto inglesas, o inter com italianas vermelho e branco. O Grêmio ganhou o jogo por 10 a 0. Em 1910 o Grêmio participou da fundação da Liga de Futebol de Porto Alegre, e ganhou o campeonato da cidade pela primeira vez em 1911. Sete anos depois, em 1918, foi um dos clubes que fundaram a Federação Rio-Grandense de Desportos,a FRGD (hoje Federação Gaúcha de Futebol, FGF), para a realização do campeonato estadual, vencido pelo Grêmio pela primeira vez em 1921.
Um dos campeonatos mais festejados é o de 35, o "Campeonato Farroupilha".
Até hoje, em 73 participações, o Grêmio foi campeão gaúcho 33 vezes, obtendo a sua maior série com o hepta (62-68). Além de ganhar a Copa Libertadores em 83 e 95, o Mundial de clubes em 1983. Venceu ainda diversos torneios internacionais.
O Clube foi também campeão brasileiro em 1981 e 1996, da copa do Brasil em 1989, 1994, 1997 e 2001. Na relação de títulos ainda se incluem 33 vezes em que obteve o campeonato de Porto Alegre.
Musa do Grêmio
Nome: Rafaela Fernandes
Time: Grêmio
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Apelido: Rafa
Profissão: Promotora de eventos e estudante de fisioterapia
Idade: 29
Musas do Gauchão 2011
Resumo dos Principais Títulos:
· Campeão da Cidade de Porto Alegre: de 1904 a 1964, conquistando esse título 33 vezes.
· Campeão do Rio Grande do Sul : em 75 participações, 33 vezes Campeão.
· Campeão do Torneio "Confraternidad"em 1968.
· Hepta-campeão do Rio Grande do Sul em 1968.
· Campeão da Copa Atlântico Sul em 1971.
· Campeão do Torneio de Caracas em 1977.
· Campeão do Torneio Internacional "Semana de Mayo", na Argentina, em 1979.
· Campeão Brasileiro em 1981.
· Campeão do Torneio "El Salvador del Mundo", em El Salvador, em 1981.
· Campeão do Torneio de Valladolid, na Espanha, em 1981.
· Campeão da Copa Libertadores da América em 1983.
· Campeão da Copa Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983.
· Campeão Mundial em 1983.
· Vice-Campeão da Taça Libertadores da América em 1984.
· Campeão do Torneio de Rotterdam, na Holanda, em 1985.
· Campeão do Torneio Palma de Mallorca, na Espanha, em 1985.
· Vice-Campeão do Torneio Ramon de Carranza, na Espanha, em 1985.
· Campeão do Torneio Philips, na Holanda, em 1986.
· Bicampeão do Torneio Philips, na Suíça, em 1987.
· Campeão da Copa do Brasil, em 1989.
· Bicampeão da Copa do Brasil, em 1994.
· Campeão da Sanwa Bank Cup, no Japão, em 1995.
· Bicampeão da Taça Libertadores da América em 1995.
· Campeão Gaúcho em 1996.
· Bicampeão Brasileiro em 1996.
· Campeão da Recopa Sul-Americana.
· Tricampeão da Copa do Brasil em 1997.
· Campeão da Copa Sul Brasileira 1999.
· Campeão Gaúcho 2001.
· Tetracampeão da Copa do Brasil em 2001.
· 2002...? aguardem...a saga continua!!!
Matéria em construção...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário