AS GRANDES MULHERES


 Aldeia de Monsanto


Escrito por NUNO MENDONÇA em 2010-03-14 17:04:25








100 ANOS DE LUZ
Para a RCM escreveu o jornalista NUNO MENDONÇA (*)

MARIA DA LUZ RÉGIO MENDONÇA CELEBROU 100 ANOS RODEADA DE FILHOS, NETOS, BISNETOS E OUTROS FAMILIARES E AMIGOS.

No dia 12 de Março cheguei à aldeia de Monsanto junto de minha avó para um abraço de parabéns que ela me deu com prazer, mas logo me lembrou:"só faço 100 anos às 4 da tarde, a minha mãe sempre me disse que nasci às quatro da tarde de 12 de Março de 1910."
A resposta diz tudo. A "avó Luz", como eu e os meus primos a conhecemos toda a vida, continua com a lucidez que sempre lhe conhecemos.
Esta senhora nasceu a escassos meses do fim da monarquia em Outubro de 1910, viu os pais alimentar refugiados durante a guerra civil de Espanha nos anos 30, foi crescendo na vida a pulso, apoiando sempre o marido Manuel Bernardo de Mendonça ("Paveias" para os amigos) educando os filhos Raúl, José, António e Luísa, em tempos duros onde a fome e miséria grassavam.
Foi enfim testemunha de todo o século 20 e tem ainda os olhos, os ouvidos (a única dificuldade que lhe encontramos) e os sentidos postos no século 21.
Nunca Maria da Luz faltou com alimento aos filhos, nunca Maria da Luz lhes faltou também com lições de vida, de disciplina, de fé. Foi educadora, como pôde e soube, mas foi-o. A maior lição talvez foi ensinar-lhes que deviam respeitar toda a gente para serem respeitados. E sempre acrescentava "viver não custa nada, mas saber viver custa muito."
E os filhos lembraram-se e emocionaram-se com a memória da mãe do passado e do presente, na festa do Forno com que celebrámos em grande o centenário de Maria da Luz Régio. 
Filhos, netos e bisnetos, sobrinhos, familiares e amigos vieram de Lisboa, Coimbra, Évora, Alcobaça e Macau. As celebrações começaram com a missa presidida pelo cónego Victor Vaz, que lembrou a fé de uma mulher que à beira dos 100 anos ainda se ajoelha à passagem da procissão do Santíssimo.
Chegar aos 100 com fé em Deus e na vida é um exemplo único num tempo em que achamos que não temos tempo para nada, nem para nós próprios. Maria da Luz viveu sob o lema do saber viver, e viver cada dia de cada vez, um mandamento intemporal de que nos esquecemos quase todos os dias.
Despedindo-nos dela no fim da festa, prometeu-nos como sempre rezar a oração da boa-viagem para que Deus nos proteja no regresso a casa. Nós queremos agora regressar para o ano, para os 101. Bem-haja e que conte muitos, avó!

JORNALISTA: - Nuno Mendonça,  MACAU - China

2010-03-14  17:04: 25


0 comentários:

Postar um comentário