FOZ DO IGUAÇÚ

Foz do Iguaçu





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Município de Foz do Iguaçu
"Terra das Cataratas"
"Destino do Mundo"
Panorama geral da cidade, visto do Rio Paraná (fronteira com o Paraguai)

Panorama geral da cidade, visto do Rio Paraná (fronteira com o Paraguai)
Bandeira de Foz do Iguaçu
Brasão de Foz do Iguaçu
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 10 de junho
Fundação 10 de junho de 1914
Gentílico iguaçuense
Prefeito(a) Reni Pereira (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Foz do Iguaçu
Localização de Foz do Iguaçu no Paraná
Foz do Iguaçu está localizado em: Brasil
Foz do Iguaçu
Localização de Foz do Iguaçu no Brasil
25° 32' 49" S 54° 35' 11" O
Unidade federativa  Paraná
Mesorregião Oeste Paranaense IBGE/2000
Microrregião Foz do Iguaçu IBGE/2008
Municípios limítrofes Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia no  Brasil, Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias no Paraguai e Puerto Iguazú na  Argentina.
Distância até a capital 643 km2
Características geográficas
Área 617,701 km²
População 263 508 hab. –  Estimativa IBGE/2013
Densidade 426,59 hab./km²
Altitude 164 m
Clima subtropical Cfa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDHM 0,751 alto PNUD/2010
PIB R$ 6 702 200,000 mil (BR: 63º) – IBGE/2009
PIB per capita R$ 20 613,46 IBGE/2009
Página oficial





Foz do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso, com 263.508 habitantes, conforme estimativa do IBGE. A distância rodoviária até à capital do estado é de 643 quilômetros . Sua área é de 617,701 km², dos quais 61,200 km² estão em perímetro urbano.
É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.
Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
A sede tem uma temperatura média anual de 20,4°C. A vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,00%, o município contava em 2009 com 55 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,751.
Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina , países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo ser decomposto, na forma, originalmente, em Y (água) e guazú (grande), onde, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação. Seus moradores são designados usualmente pelo gentílico iguaçuenses.

História

Av. Brasil em Foz do Iguaçu
no ano de 1969. ( foto: FCFI)
No alto a primeira igreja de Foz, a Matriz
Sao Joao Batista e ao lado a
Casa Paroquial. dec de 70
Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, antes de sua formação, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) foram os índios. Em 1542, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Caingangues, atingindo as Cataratas e batizando o Paraguai. É registrado como o "descobridor" das Cataratas.
Em 1881 Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes: o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel González. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que iniciaram a exploração da erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.
A expedição do Engenheiro e Tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. Foi levantada a população e identificadas 324 pessoas, em sua maioria paraguaios e argentinos. Mas havia também espanhóis e ingleses já presentes na região, dedicados à extração da erva-mate e da madeira, exportadas via rio Paraná.
Em 22 de novembro do mesmo ano, o Tenente Antônio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados.
Avenida Brasil: bandeira nacional localiza o marco zero da cidade
No ano de 1897 foi criada a Agência Fiscal, chefiada pelo Capitão Lindolfo Siqueira Bastos. Ele Registrou a existência de apenas 13 casas e alguns ranchos de palha. Nos primeiros anos do século XX a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2.000 pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.
Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito - Jorge Schimmelpfeng - e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu" em 1918.
A estrada que liga Foz do Iguaçu a Curitiba tomou sua primeira forma em 1920. Era precária e cheia de obstáculos. Na segunda metade da década de 1950 iniciou-se o asfaltamento da estrada que cortaria o Paraná de leste a oeste, ligando Foz do Iguaçu à Paranaguá, que foi inaugurada em 1969.
O Marco das Três Fronteiras recebeu a visita da Coluna Prestes.
Em 1924 os revoltosos da Coluna Prestes saíram da capital paulista iniciando sua marcha pelo interior do estado na direção sudoeste. Ao ingressar no Paraná, conquistaram muitas cidades fronteiriças ao Paraguai e estabeleceram seu quartel-general em Foz do Iguaçu. Permaneceram até 1925, quando atravessaram o rio Paraná penetrando no Paraguai rumo a Mato Grosso.
A história do Parque Nacional do Iguaçu começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.
Catedral de São João Batista, construída em meados da década de 1940.
A área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. No dia 28 de julho, através do decreto nº 63, foi declarada de utilidade pública com 1008 hectares e somente em 1939, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, a área passou a ter 156.235,77 hectares.
Em 1994 os decretos nº 6506 de 17 de maio e de nº 6587 de 14 de junho consolidam e ampliam a área do Parque Nacional dando-lhes os limites propostos pelo chefe da seção de Parques Nacionais; hoje os limites atuais são 185.000 hectares.
Com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade (Brasil - Paraguai) em 1965 e inauguração da BR-277, ligando Foz do Iguaçu a Curitiba e ao litoral, em 1969, Foz do Iguaçu teve seu desenvolvimento acelerado, intensificando seu comércio, principalmente com a cidade paraguaia de de Ciudad del Este.
Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia.
A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, iniciada na década de 1970, causou fortes impactos em toda a região, aumentando consideravelmente o contingente populacional de Foz do Iguaçu. Em 1960 o município contava com 28.080 habitantes, em 1970 com 33.970 e em 1980, 136.320 habitantes, registrando um crescimento de 385%. O Censo de 2010 indicou uma população de 256.081 habitantes.


Economia

Cataratas JL Shopping, o maior shopping center do oeste paranaense
As principais fontes de renda de Foz do Iguaçu são o turismo e a geração de energia elétrica.

Turismo

A base da economia da cidade é o turismo, que alavanca também o comércio e a prestação de serviços na região. É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.
Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente por suas atrações, que trazem visitantes do Brasil e do mundo. A mais famosa delas é o conjunto de quedas denominadas Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Mundial Natural da Humanidade tombado pela UNESCO), a Hidrelétrica Binacional de Itaipu (maior hidrelétrica do mundo em produção anual de energia), o Marco das Três Fronteiras, a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná (área onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram), a Ponte Internacional da Amizade (divisa entre Brasil e Paraguai) e Ponte da Fraternidade (divisa entre Brasil e Argentina), o Parque das Aves (com aproximadamente 900 aves de 150 espécies), entre outras.
Além dos tradicionais atrativos da cidade, outro fator de atração de turistas é a possibilidade de compra de produtos com preços reduzidos na vizinha Ciudad del Este. Durante todo o ano é grande o fluxo de sacoleiros (como são conhecidas as pessoas que compram em grande quantidade no Paraguai para revender no Brasil) que atravessam a Ponte da Amizade apenas para comprar, uma vez que normalmente pernoitam em Foz.
Outro atrativo oferecido pelas cidades vizinhas é a possibilidade de conhecer o lado argentino das Cataratas; nas proximidades também é possível frequentar os cassinos, atividade não permitida no Brasil.

Panorama do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Ao fundo é possível ver a passarela do lado argentino.
Panorama do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Ao fundo é possível ver a passarela do lado argentino.
Educação




Foz do Iguaçu possui o melhor IDEB nacional entre as cidades com mais de 300 mil habitantes; no ENEM de 2008, a cidade esteve em 33º lugar entre os municípios com mais de 200 mil habitantes.
Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - construção de 1927.
Em 2011, a cidade também contou com a melhor média do IDEB para o ensino fundamental do Brasil.
Recentemente foi escolhida para alocar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A Universidade é uma instituição de ensino superior preocupada com a criação de um ambiente multicultural e interdisciplinar capaz de produzir profissionais e pesquisadores voltados para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político da região, num espírito de igualdade entre todos os povos e culturas do continente.
"A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um projeto único na história do ensino superior na América Latina. A sua vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais. Será uma universidade aberta para a América Latina e Caribe: a metade dos 10.000 alunos e dos 500 professores, previstos como meta, serão selecionados e recrutados nos vários países latino-americanos e caribenhos, sendo a outra metade formada por brasileiros." Hélgio Trindade (reitor da UNILA)

Geografia

Clima

Gráfico climático para Foz do Iguaçu
J F M A M J J A S O N D
188
33
19
190
32
20
185
31
18
147
28
16
135
25
12
137
23
10
91
23
9
112
25
10
142
27
12
231
28
14
150
31
16
173
32
18
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
O clima de Foz do Iguaçu é subtropical úmido mesotérmico, classificado por Köppen como Cfa. A cidade tem uma das maiores amplitudes térmicas anuais do estado, cerca de 11°C de diferença média entre o inverno e o verão, isto deve-se a uma menor influência da maritimidade do que a que ocorre em outros municípios. Por isso os verões costumam ser muito quentes, com máximas médias em torno dos 35°C, por vezes chegando a superar a marca dos 42°C [carece de fontes] e os invernos apesar de, na média, serem considerados amenos, ainda sim propiciarem quedas bruscas de temperaturas que podem fazer a temperatura cair abaixo de zero durante a passagem de frentes frias com a massas de ar polar na retaguarda.
As chuvas costumam ser bem distribuídas durante o ano, com uma pequena redução no inverno, e a precipitação anual varia em torno dos 1800 mm.

Relevo

Foz do Iguaçu está localizado no extremo oeste do terceiro planalto paranaense, sendo o município mais a oeste do Paraná. O relevo é suavemente ondulado, o que contribui muito para o desenvolvimento da agricultura. Sua altitude varia em torno dos duzentos metros. A oeste do município corre o rio Paraná, ao sul o rio Iguaçu, ao norte fica o Lago de Itaipu e a sudeste o Parque Nacional do Iguaçu, uma das últimas reservas de mata nativa intacta que existem no Paraná. No sudoeste de Foz os Rios Iguaçu e Paraná se unem formando a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Cultura

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab; a cidade abriga a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil.

Foz do Iguaçu é considerada uma das cidades mais multiculturais do Brasil, onde mais de 72 grupos étnicos estão presentes na população, provenientes de diversas partes do mundo. Os principais grupos étnicos de Foz do Iguaçu são italianos, alemães, hispânicos (argentinos e paraguaios), chineses, ucranianos, japoneses, e libaneses, que possuem na cidade, a segunda maior comunidade libanesa do Brasil. Em termos proporcionais, possui a maior comunidade islâmica do Brasil.
Devido a sua localização de fronteira com o Paraguai e a Argentina, Foz do Iguaçu apresenta uma grande circulação de mercadorias contrabandeadas, drogas e armas, o que gera diversos problemas sociais, principalmente a violência. Foz do Iguaçu possui uma taxa de homicídios muito alta, levando-se em consideração o tamanho da cidade, e lidera o ranking de homicídios entre adolescentes no país.


Gastronomia

A comida típica da cidade é o Pirá de Foz, porém o Dourado (peixe de escamas encontrado no Rio Paraná) Assado faz grande sucesso na gastronomia local. Anualmente, acontece o Concurso do Dourado Assado, atraindo milhares de pessoas.
Em Foz do Iguaçu, encontram-se diversos estilos de restaurantes, de variadas gastronomias, inclusive os tradicionais fast foods.
A culinária libanesa também recebe o seu destaque em Foz do Iguaçu, que possui vários estabelecimentos neste segmento, com destaque para o shawarma, um sanduíche feito com carne ou frango, muito apreciado por moradores e turistas.


Infraestrutura

Ponte Internacional da Amizade.
Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além do Aeroporto Internacional Cataratas, servido pelas principais companhias aéreas nacionais e algumas internacionais.
Além das conhecidas atrações turísticas, conta com uma grande variedade de restaurantes, churrascarias, bares e casas noturnas e um shopping center.
O acesso rodoviário é feito pela BR-277, cujo término se dá na Ponte da Amizade.

Eventos esportivos

Foz do Iguaçu sediou em 1997 os Jogos Mundiais da Natureza, e em 2013 uma etapa dos X Games, que se repetirão no município em 2014 e 2015.

Cidades Irmãs
  • Estado da Palestina Jericó - Palestina (24 de abril de 2012)
  • Argentina Puerto Iguazú, Misiones, Argentina;
  • Paraguai Ciudad del Este, Alto Paraná, Paraguai;
O Espaço das Américas, localizado junto ao Marco das Três Fronteiras: do lado esquerdo, a fronteira com a Argentina (delimitada pelo Rio Iguaçu) e do direito, com o Paraguai (delimitada pelo Rio Paraná)

O Espaço das Américas, localizado junto ao Marco das Três Fronteiras: do lado esquerdo, a fronteira com a Argentina (delimitada pelo Rio Iguaçu) e do direito, com o Paraguai (delimitada pelo Rio Paraná)
Foz do Iguaçu é uma das Mercocidades brasileiras. Juntamente da cidade paraguaia de Ciudad del Este e da argentina Puerto Iguazú, formam uma área urbana conhecida na região como Tríplice Fronteira, sendo caracterizadas portanto como Tri-Cidades.

Referências
  1. Jump up to: a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Jump up to: a b Distâncias entre a cidade de Curitiba e todas as cidades do interior paranaense. Página visitada em 7 de fevereiro de 2011.
  3. Jump up IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Jump up Estimativa Populacional 2012. Estimativa Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 31 de agosto de 2012.
  5. Jump up Paraná. Embrapa. Página visitada em 19 de julho de 2011.
  6. Jump up Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 11 de agosto de 2013.
  7. Jump up to: a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2005-2009. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. visitada em 07 ago. 2012.
  8. Jump up Embrapa Monitoramento por Satélite. Paraná. Página visitada em 30 de março de 2010.
  9. Jump up to: a b Cresce o número de turistas estrangeiros em Foz do Iguaçu. Ministério do Turismo. Página visitada em 2010-21-01.
  10. Jump up New7Wonders of Nature finalists. New 7 Wonders. Página visitada em 2010-21-01.
  11. Jump up Lista 10
  12. Jump up O Globo. Cidade do Leste. Página visitada em 15 de novembro de 2011.
  13. Jump up Compras Paraguai. Puerto Iguazú. Página visitada em 15 de novembro de 2011.
  14. Jump up Histórico de Foz do Iguaçu
  15. Jump up Cidades@
  16. Jump up to: a b c Turismo - Foz do Iguaçu. Bico do Corvo.
  17. Jump up to: a b Foz do Iguaçu aparece em ótima colocação no IDEB. Click Foz. Página visitada em 2011-21-04.
  18. Jump up ENEM por cidades. Folha On Line. Página visitada em 2011-21-04.
  19. Jump up  
  20. Jump up Foz do Iguaçu e Jericó tornam-se cidades-irmãs. Equipe CBN (24 de abril de 2012). Página visitada em 4 de maio de 2012.
Clique aqui para conhecer o clube de sua cidade...

0 comentários:

Postar um comentário