SPORT LISBOA E BENFICA

SPORT LISBOA E BENFICA


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Benfica

Nome: Sport Lisboa e Benfica
Alcunhas: Águias
Encarnados
Glorioso
Diabos Vermelhos
Torcedor Benfiquista
Mascote Águia Vitória
Fundação: 28 de Fevereiro de 1904 (107 anos)
Estádio: Estádio da Luz,
LSB.png Lisboa
Capacidade: 65 400
Presidente: Luís Filipe Vieira
Treinador: Jorge Jesus
Patrocinadores: Portugal Telecom, Sagres
Material esportivo Adidas

Competição Primeira Liga
2009/10 1.º lugar (campeão)
2008/09 3.º lugar
2007/08 4.º lugar

Uniforme:
1º - camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas
2º - camisa laranja, calção branco e meias vermelhas
3º - camisa branca, calção grená e meias brancas

Sport Lisboa e Benfica: é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. O seu eclectismo, historial e forte base de adeptos faz do Benfica o maior e mais significativo de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial. As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo. Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios ativos, cerca de 160.000, na altura,atingindo agora os 200.000 sócios. É considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX. Além do futebol, este clube distingue-se também noutras modalidades (apresentadas no final do artigo). Utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia, chamada Vitória.

Conquistou o seu último título como campeão nacional de futebol na época de 2009-2010 no dia 9 de Maio de 2010, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave (2-1) com golos de Óscar Cardozo que assim foi o melhor marcador daquela época.



HISTÓRIA

Os Primeiros Anos

Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa (24 elementos de onde se destacava a figura de Cosme Damião), criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa (com uma única seção, a de futebol). Nessa reunião histórica, ficou definido que o novo clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto "E Pluribus Unum".

O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonaram o Benfica para o mais abastado Sporting, o que contribuiu para a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica (que tinha como prática o Ciclismo), levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e o nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica, na data de 1908, a real data de fundação do Clube.

Contudo, as dificuldades mantêm-se. Nestes primeiros tempos, o Benfica salta de campo em campo: Em 1913 muda-se para Sete Rios, mas devido à elevada renda, quatro anos depois o clube vê-se obrigado a mudar para o campo de Benfica, onde em 1919 efectua, pela 1ª vez em toda a península ibérica, jogos noturnos. Em 1925 o Benfica compra uns terrenos nas Amoreiras e fica pela 1ª vez proprietário de um estádio, com capacidade para 15.000 espectadores. É neste estádio que o Benfica conquista os primeiros títulos nacionais.

Entretanto, já o Benfica tinha criado as seções de Hóquei em Patins, Hóquei em Campo, Râguebi, Basquetebol, Andebol, Bilhar e Voleibol.

Os primeiros campeonatos nacionais de futebol arrancam em 1935 e após perder a 1ª edição, o Benfica vence as 3 seguintes entre 1936 e 1939. Em 1940 o Benfica vence a sua primeira Taça de Portugal.

No ano seguinte, o Benfica volta a mudar-se, desta vez para o Campo Grande. É neste campo que o Benfica luta contra o domínio do Sporting. Na década de 1940, o Benfica é apenas campeão por 3 vezes, em 1942, 43 e 45, e conquista a Taça de Portugal em 4 ocasiões: 1940, 43, 44 e 48.

Contudo, em 1950 o Benfica atinge o seu 1º grande feito internacional com a conquista da Taça Latina. Após ultrapassar a Lazio nas meias-finais, o Benfica defronta o Bordéus de França na final e depois de um empate a 3 bolas, o jogo é repetido uma semana mais tarde e aí o Benfica acaba por ganhar por duas bolas a uma, com o golo decisivo a ser marcado, após dois prolongamentos, no minuto 146. O clube encarnado é o único clube português a ter vencido esta competição.

Em 1954 chega um momento vital na História do clube: com a larga contribuição de muitos associados e simpatizantes, o Benfica inaugura o Estádio da Luz, de princípio com capacidade para 30.000 espectadores, onde jogaria até 2003.

Finalmente com campo próprio e com a chegada do treinador brasileiro, Otto Glória, que introduz o profissionalismo em toda a estrutura encarnada e treinos inovadores em Portugal, o Benfica começa a fazer frente ao domínio sportinguista. Em 54/55 o Benfica conquista o campeonato, após 4 anos com o Sporting a terminar sistematicamente campeão. Em 1957 o Benfica faz a 3ª dobradinha da sua História e participa pela 1ª vez na Taça dos Campeões Europeus.

A nível de modalidades, é de destacar a importância de José Maria Nicolau, vencedor de duas edições da Volta a Portugal na década de 1930 e que de camisola encarnada espalhou a admiração pelo clube a todo o país.

A Década de 1960

Para a nova década, foi acrescentado um 3º anel (embora incompleto) ao estádio da Luz, aumentando a capacidade para 80.000 espectadores, ao mesmo tempo que chegava para treinador, vindo do rival FC Porto, um Húngaro que teria um impacto imediato: Béla Guttmann.

O Benfica sagra-se campeão nacional em 59/60 e 60/61, mas mais do que isso, atinge pela 1ª vez na sua História a Final da Taça dos Campeões Europeus (TCE), em 1961, onde defronta o Barcelona. Num jogo bastante emotivo, os encarnados vencem por 3-2 e conquistam a sua 1ª taça europeia.

No ano seguinte, o Benfica não vai além do 3º lugar no Campeonato, em grande medida porque se concentra em nova aventura europeia (pelo meio vence também a Taça de Portugal), atingindo de novo a final da TCE. Já com Eusébio na equipa, o Benfica recupera de 2 desvantagens no marcador, para vencer por uns sensacionais 5-3 o Real Madrid, com 2 golos do Pantera Negra. O Benfica sagrava-se bicampeão da Europa.



Contudo, no final desta partida Béla Guttmann resolve sair do Benfica e lançar a famosa maldição: "Nos próximos 100 anos, o Benfica não voltará a ser campeão europeu!" O que é certo é que desde então nunca mais o Benfica venceu uma final europeia, apesar de ter marcado presença em várias.

Já com novo treinador (Fernando Riera), o Benfica recupera o título de campeão em 62/63, ao mesmo tempo que atinge novamente a final da TCE. Mas desta vez sai derrotado, por 1-2 frente ao AC Milan, tendo uma lesão de Mário Coluna a meio do jogo sido fulcral para o desfecho.

Na época seguinte, o Benfica faz o pleno doméstico, com campeonato e Taça de Portugal (vitória de 6-2 na final frente ao FC Porto) e em 64/65 chega ao tricampeonato. Pela 4ª vez nos últimos 5 anos o Benfica apresenta-se em nova final da TCE (tendo, no percurso para a final, alcançado uma memorável vitória sobre o Real Madrid por 5-1), mas mais uma vez sai derrotado. Defrontando o Inter de Milão em San Siro, o Benfica perde por 1-0, ficando famoso o frango de Costa Pereira e a lesão do mesmo, minutos depois, obrigando o Benfica a jogar grande parte da partida com 10 elementos e Germano na baliza.

65/66 revela-se a única temporada da década de 1960 sem títulos para o futebol do Benfica, mas na época seguinte o título de campeão nacional regressa à Luz. Em 67/68 chega o bicampeonato e a 5ª presença na final da TCE em 8 anos. Encontrando o Manchester United em Wembley, o jogo termina empatado a 1 bola, mas no prolongamento os ingleses marcam 3 golos e vencem por 4-1. Eusébio teve uma oportunidade de ouro no minuto 90 para vencer a Taça para o Benfica, mas não conseguiu transpôr o guarda-redes do Manchester.

Em 68/69 o Benfica faz mais uma dobradinha. A final da Taça de Portugal é vencida frente à Académica de Coimbra, num encontro marcado por grande importância política, devido à oposição dos estudantes ao regime ditatorial.

Nas modalidades, o Hóquei em Patins e o Basquetebol destacam-se ambos com 6 campeonatos conquistados. Nesta década o Benfica vence por 3 vezes a Volta a Portugal.

A Década de 1970

Após mais uma Taça de Portugal em 69/70 (vitória na final sobre o Sporting por 3-1), em 1970 chega ao Benfica um treinador inglês, Jimmy Hagan, que impulsionaria o clube para 3 anos de ouro. Em 70/71 o Benfica recupera de uma grande desvantagem no campeonato, para o vencer em grande estilo, ao passo que na época seguinte junta a Taça de Portugal ao campeonato. A final revelou-se uma das mais emotivas de sempre, com o Benfica a vencer o eterno rival Sporting por 3-2, no prolongamento, com um hat-trick de Eusébio. Também na europa o Benfica brilha, com especial destaque para uma vitória de 5-1 sobre o Feyenoord, mas a caminhada europeia terminaria nas ½ finais da TCE, aos pés do Ajax de Johan Cruyff.

Em 72/73 o Benfica torna-se no campeão mais perfeito da História do futebol Português. 28 vitórias, 2 empates, 0 derrotas, 101 golos marcados, apenas 13 sofridos. O 1º campeonato invicto da História do futebol Português.

Contudo, Jimmy Hagan abandona o Benfica no início da época seguinte, e em 73/74 o Benfica nada vence. Dá-se entretanto a Revolução dos Cravos, o que traz implicações para o clube encarnado: perde as colónias como campo de recrutamento de jogadores (recorde-se que o Benfica à época utilizava apenas jogadores portugueses) e as dificuldades económicas que atingem o país também afectam o Benfica que é pela 1ª vez obrigado a vender os seus melhores jogadores para o estrangeiro. De qualquer maneira, o Benfica atinge o 4º tricampeonato consecutivo entre 1975 e 1977, atingindo a impressionante soma de 14 campeonatos em 18 anos.

Contudo, entre 1978 e 1980 o Benfica fica 3 anos sem vencer o campeonato. Em 77/78, apesar de fazer novo percurso invicto, perde o título para o FCPorto por diferença de golos; em 78/79 fica a 1 ponto da liderança; e em 79/80 termina na 3ª posição.

Tal sequência de maus resultados, terá contribuído para a decisão dos sócios de permitir que o Benfica passasse a poder contratar jogadores estrangeiros. E curiosamente é um deles, o Brasileiro César, que marca o solitário golo na vitória na final da Taça de Portugal sobre o FC Porto, que marca o regresso do Benfica às conquistas.

Entretanto, nas outras modalidades, são inauguradas as piscinas e o pavilhão Borges Coutinho e no voleibol feminino fica famosa a equipa conhecida como "As Marias" que vence 9 Campeonatos consecutivos entre 1966 e 1975.

A Década de 1980

O Benfica abriu a década de 1980 com novo pleno nacional: Campeonato, Taça de Portugal (3-1 ao FCPorto na final) e a Supertaça Cândido de Oliveira, pela 1ª vez na História do clube.

Contudo, a época seguinte foi negativa, o Benfica nada venceu e era chegada a altura de escolher novo treinador. E da Suécia chegou um jovem treinador chamado Sven Göran Eriksson que iria revolucionar o futebol benfiquista e por extensão o futebol Português. Com métodos novos e modernos para a época, e apoiado por um conjunto de grandes jogadores, o Benfica faz nova temporada de ouro. Conquista o campeonato, a Taça de Portugal (1-0 novamente ao FC Porto, jogo disputado no estádio das Antas) e chega à final da Taça UEFA. Contudo, a tripla é falhada, pois o Benfica perde por 1-2 para o Anderlecht no total das duas eliminatórias.

Na época seguinte, chega o bicampeonato e Eriksson parte para a AS Roma. O pós Eriksson revela-se, contudo, difícil e o Benfica falha os títulos de 84/85 e 85/86. Mas não falha nos outros troféus já que conquista neste período as 2 edições da Taça de Portugal em disputa (3-1 ao FC Porto; 2-0 ao Belenenses nas finais) e mais uma Supertaça Cândido de Oliveira. Entretanto, o 3º anel do estádio da Luz é fechado, aumentando a capacidade para uns impressionantes 120.000 lugares.

Em 86/87, o Benfica sofre a maior goleada de sempre aos pés do Sporting (1-7), mas vinga-se meses depois com uma vitória sobre o eterno rival que lhe dá o campeonato e outra na final da Taça de Portugal (2-1), conquistando assim a dobradinha pela 9ª vez na sua História. O Benfica vencia a prova rainha pela 3ª vez consecutiva e a 6ª nos últimos 8 anos.

Em 87/88, o Benfica falha o bicampeonato, mas volta a brilhar na Europa, atingindo 20 anos depois de Wembley’68, a final da TCE. Num jogo muito renhido, o Benfica acaba por perder a final nas grandes penalidades para o PSV.

No ano seguinte o Benfica recupera o título de campeão e em 89/90, já com Eriksson de volta, para além de mais uma Supertaça, o Benfica atinge novamente a final da TCE. Só que mais uma vez, volta a perder, desta vez para o AC Milan por 1-0.

Nas modalidades, arranca, nos finais da década a hegemonia do basquetebol que duraria até meios da década de 1990.

A Década de 1990

O Benfica arranca a nova década com um campeonato quase perfeito (32 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota), em que o título foi assegurado com uma épica vitória nas Antas, por 2-0, com ambos os golos a serem marcados já perto do fim, por César Brito.

Contudo, 91/92 revela-se uma época sem títulos, com apenas um ponto alto (uma vitória sobre o campeão inglês Arsenal, em Highbury, por 3-1, para uma eliminatória da TCE) e Eriksson abandona novamente o clube.

Na temporada seguinte, o Benfica tem uma equipa cheia de talento, mas falha novamente o título. Vinga-se na Taça de Portugal, derrotando na final o Boavista por uns sensacionais 5-2. E no ano seguinte, chega ao 30º Campeonato da sua História, com o título a ser praticamente assegurado com uma esmagadora vitória por 6-3 no campo do Sporting.

Contudo, este ano marca um ponto de viragem, já que as dificuldades económicas, e as constantes más escolhas de presidente, treinadores e jogadores, levam o Benfica a entrar numa crise financeira e desportiva profunda, que dura de certa maneira até aos dias de hoje.

Em 94/95, o Benfica não vai além da 3ª posição no campeonato e em 95/96 fica-se pelo 2º lugar. Contudo, esta época acaba num bom plano, já que o Benfica vence mais uma Taça de Portugal, desta vez derrotando o Sporting por 3-1.

Na época seguinte, nova má classificação no campeonato (3º lugar) e nova presença no Jamor, mas desta vez para perder a Taça para o Boavista por 2-3.

A crise vai-se aprofundando e o Benfica continua longe do título. 2º lugar em 97/98, 3º lugar em 98/99 e novo 3º lugar em 99/00. Nesta época, o Benfica sofre a maior derrota europeia da sua História, sofrendo 7 golos aos pés do Celta de Vigo.

Nas outras modalidades, destaca-se o Basquetebol que tem um período de ouro, entre 1985 e 1995, em que conquista 10 campeonatos em 11 possíveis (7 deles de forma consecutiva), o Hóquei em Patins com 5 campeonatos e 1 Taça CERS, e o ciclismo, com o Benfica a vencer a Volta a Portugal de 1999, por equipas e individual (David Plaza).

O novo milénio

Se a década de 90 tinha terminado mal, a nova não começou muito melhor. 2000/01 é talvez a pior época da História do clube, já que o Benfica termina o campeonato num inacreditável 6º lugar. E no ano seguinte não faz muito melhor, ficando-se pela 4ª posição.

Mas em 2002/03 o Benfica recupera, subindo para a 2ª posição, o que repete em 2003/04, sendo que esta época (que é a do centenário) marca o regresso do Benfica às conquistas: a Taça de Portugal é conquistada com uma vitória por 2-1, no prolongamento, sobre o FC Porto. Esta época fica marcada também pela inauguração de um novo estádio da Luz, com capacidade para 65 000 pessoas e pelo triste falecimento de Miklós Fehér, enquanto envergava a camisola do clube.

2004/05,orientado pelo conceituado e experiente técnico Italiano Geovanni Trappattoni, após 11 anos terríveis,chega o título de campeão. Num título disputado até ao fim, uma vitória sobre o Sporting na penúltima jornada garante praticamente o 31.º Campeonato.

Contudo, nas três épocas seguintes o Benfica volta aos maus resultados, conquistando apenas a Supertaça Cândido de Oliveira em 2005/06 e Taça da Liga em 2008/2009, somando classificações no Campeonato além dos dois primeiros lugares: 3.º lugar em 05/06, 3.º lugar em 06/07 e 4.º lugar em 07/08.

Nas demais modalidades, destacou-se primeiro o hóquei em patins, com várias conquistas e grandes exibições (que já não conquista um campeonato há uma década), mas também o voleibol, basquetebol,ou andebol. Neste milénio em 2001 foi criada a modalidade do Futsal,tendo começado na 2ª liga,logo nesse primeiro ano de existência subiu a 1ª liga,tendo logo no 2º ano na principal liga portuguesa,conquistado o campeonato nacional, desde então já ganharam mais 4 campeonatos,e várias taças e supertaças. No voleibol após vários anos sem conquistar qualquer título,em 2004/2005 conquistou-se o campeonato nacional e também a taça de Portugal, enquanto que no andebol em 2007/2008, após 18 anos de jejum,chega a conquista do título, e em 2008/2009 a taça da liga, e no basquetebol surge o título de campeão nacional na época 2008/2009, troféu que já fugia há mais de uma década.

O Renascimento

Quando o Benfica começou a pré-época 2009-2010 houve mudanças notórias no clube: o novo treinador Jorge Jesus (vindo do Braga), a compra ao Real Madrid por cinco milhões de euros de Saviola e a venda de inúmeros jogadores tais como Yebda. Ainda durante a pré-época o Benfica ganhou contra o AC Milan a Taça Eusébio após um 1-1 até aos penáltis, onde o Benfica vence.

No início da liga, começa com um empate frente ao Marítimo como todos os outros clubes, onde se exclui o jogo Braga-Académica, em que o Braga sai vitorioso. Na terceira jornada goleia o V. Setúbal por 8-1, um resultado que à muito não se via em Portugal! E a partir daí, começaria uma grande época de muitas goleadas. Na quinta jornada derrota o Leixões e, a seguir na Liga Europa, derrota o Everton por 5-0. Mais tarde, derrota o Nacional por 6-1 e pela primeira vez consegue liderança do campeonato, graças ao empate do Braga frente ao Rio Ave. É somente derrotado pelo AEK, para a Liga Europa, e na nona jornada pelos bracarenses. Empata com o Sporting e vence o FC Porto por 1-0, golo de Saviola. O V. Guimarães vence o Benfica por 1-0 na Taça de Portugal, eliminando o clube desta competição, enquanto as outras competições continuam normalmente, até à vitória por 3-0 frente ao FC Porto na Carlsberg Cup em Março. Na Liga Europa o clube derrota o Hertha de Berlim, empata em casa com o Marselha e ganha fora nos Oitavos de Final. Derrota os bracarenses por 1-0, na 2ª volta, com golo de Luisão, e fica 6 pontos a frente do seu principal inimigo, o próprio Braga. Vence o Sporting e começa uma final de época de muito suspense. Ganha com uma reviravolta ao Liverpool, em casa, mas é vencido por 4-1 em Inglaterra e acaba o seu grande sonho europeu.

No fim da época o Benfica é derrotado por 3-1 contra o FC Porto e fica com apenas 3 pontos de vantagem sobre o Braga. Em 9 de Maio o Benfica sagra-se campeão nacional derrontando o Rio Ave por 2-1, com dois golos de Óscar Cardozo.
Dados gerais

A águia à porta do Estádio da Luz.

* Fundação: 28 de Fevereiro de 1904
* SAD: 10 de Fevereiro de 2000
* Número de sócios: 200 000
* Estádio: Do Sport Lisboa e Benfica - Popularmente conhecido como Estádio da Luz, Catedral ou mesmo Inferno da luz
* Lotação oficial: 65 400
* Dimensões do Relvado: 105 x 68 metros
* Presidente: Luís Filipe Ferreira Vieira, eleito em 3 de Novembro de 2003 - 33º presidente

O Benfica ganhou 32 Campeonatos de Futebol no actual formato, 27 Taças de Portugal e 4 Supertaças de Portugal de Futebol — sendo assim o clube com mais vitórias no total das competições a nível nacional —, em comparação com o Porto, que ganhou 22, 17 e 15 e o Sporting, que ganhou 18, 18 e 6, respectivamente. Ganhou também duas Taças dos Campeões Europeus, ambas no início dos anos sessenta (1960/1961 e 1961/1962), a segunda delas com a ajuda do lendário Eusébio, um eterno símbolo benfiquista, que após o final da sua carreira se tornou um embaixador itinerante do Benfica e de Portugal.

O Benfica é a equipa portuguesa que movimenta mais adeptos, dentro e fora de Portugal. O Benfica encontra-se entre as equipas mais populares do mundo com uma estimativa de 14 milhões de adeptos. Clubes como São Paulo, Corinthians, Flamengo, Vasco e Santos que concentram bastantes adeptos no Brasil ou Real Madrid, Juventus, Barcelona e Manchester United, que possuem popularidade além fronteiras são dos poucos clubes que possuem como o Benfica uma massa adepta superior a dez milhões.

O que ajudou o crescimento do Benfica foi a própria grande história do clube que conta como fatos de solidariedade a fundação do Estádio da Luz que levou a população benfiquista a ajudar o clube a pagar os custos da construção do seu antigo estádio, através de doações e mesmo oferta de trabalho ou as exibições lendárias que levou a lenda de jogar à Benfica especialmente contra equipas europeias ou em confrontos com rivais.

O seu antigo jogador, Eusébio foi eleito o terceiro melhor jogador de sempre numa votação online que deu vitória a Diego Maradona e o segundo lugar a Pelé comprovando a imensa popularidade do jogador moçambicano e o reconhecimento da sua qualidade.

Associados

O número, a 30 de Dezembro de 2006, oficial de sócios pagantes era de 161.410, o que faz atualmente do clube o maior do mundo nesta área. Neste dia, o clube entrou para o Livro Guiness dos Recordes pelo feito alcançado.

As receitas provenientes do pagamento das quotas representaram 12% do proveitos totais do clube em 2005.

Cerca de 17% do número total de sócios são do sexo feminino. 56% dos sócios tem menos de 34 anos, sendo que 23% são menores.

Sócios por distrito

1. Lisboa - 48,4% (68.639)
2. Setúbal - 11,4% (16.167)
3. Outros - 11,2% (15.883)
4. Porto - 5,8% (8.225)
5. Santarém - 4,8% (6.807)
6. Leiria - 4,1% (5.815)
7. Estrangeiro - 3,6% (5.106)
8. Faro 3,3% - (4.680)
9. Braga 3,1% - (4.396)
10. Aveiro 2,5% - (3.546)
11. Coimbra 1,8% - (2.552)

* TOTAL - 205.000(aproximadamente)

Equipamento

Equipamento actual

* 1º - Camisola vermelha, calção branco e meias vermelhas;
* 2º - Camisola laranja, calção e meias azuis-marinho;
* 3º - Camisola branca, calção grená e meias brancas.

Temporada 2010/2011

Equipa técnica

A apresentação oficial da composição da equipa técnica para a nova época foi a 29 de Junho de 2009.[15]
Nome Posição Proveniente de:
Portugal Jorge Jesus Treinador principal S.C. Braga
Portugal Luís de Matos Treinador de Guarda-Redes Benfica (Juniores)
Portugal Miguel Quaresma Treinador-Adjunto (defesas)
Portugal Raul José Treinador-Adjunto (avançados)
Portugal Minervino Pietra Treinador-Adjunto Benfica (gabinete de prospecção)
Portugal Mário Monteiro Preparador-Fisico


Elenco Atual

Atualizaçao,3 de Dezembro 2010.
Nº Posição Jogador
1 Portugal G Moreira
2 Brasil M Airton
3 Portugal D Fábio Faria
4 Brasil D Luisão
5 Portugal M Ruben Amorim
6 Espanha M Javi García
7 Paraguai A Óscar Cardozo
8 Argentina A Eduardo Salvio
10 Argentina M Pablo Aimar
11 Argentina A Franco Jara
12 Espanha G Roberto
13 Brasil G Júlio César
14 Uruguai D Maxi Pereira

Nº Posição Jogador
15 Portugal D Roderick Miranda
16 Brasil M Felipe Menezes
17 Portugal M Carlos Martins
18 Portugal D Fábio Coentrão
19 Brasil A Weldon
20 Argentina M Nicolás Gaitán
21 Portugal A Nuno Gomes
22 Portugal D Luís Filipe
23 Brasil D David Luiz
25 Portugal D César Peixoto
27 Brasil D Sidnei
30 Argentina A Javier Saviola
31 Brasil A Alan Kardec

yh
Mercado de transferências - época 2009/10
Mercado de Inverno

Entradas

* Brasil Airton - Flamengo
* Brasil Alan Kardec - Internacional
* Brasil Éder Luís - Atlético Mineiro



Saídas

* Brasil Edcarlos - Cruzeiro (E)
* Estados Unidos Freddy Adu - Aris Salónica (E)
* Roménia László Sepsi - FC Timişoara
* Uruguai Urreta - Peñarol (E)
* Brasil Ramires - Chelsea
* Brasil Éder Luís - Vasco da Gama



Sem situação definida

Mercado de transferências - época 2010/11

Entradas

* Brasil Ramires - Cruzeiro
* Brasil Patric - São Caetano
* Argentina Shaffer - Racing Club
* Argentina Saviola - Real Madrid
* Espanha Javi García - Real Madrid
* Brasil Weldon - Sport Recife
* Brasil Keirrison - FC Barcelona(E)
* Brasil Júlio César - Belenenses
* Portugal César Peixoto - Braga
* Brasil Felipe Menezes - Goiás

Saídas

* Grécia Katsouranis - Panathinaikos
* Portugal Miguel Rosa - Carregado(E)
* Portugal Ivan Santos - Carregado(E)
* Portugal Ruben Lima - V. Setúbal(E)
* Portugal André Carvalhas - Fátima(E)
* Portugal João Pereira - Fátima(E)
* Portugal David Simão - Fátima(E)
* Portugal Romeu Ribeiro - Trofense(E)
* Roménia László Sepsi - Racing Santander(E)
* Camarões Binya - Neuchâtel(E)
* Brasil Fellipe Bastos - Belenenses(E)
* Brasil Leandro da Silva - V. Guimarães(E)
* Portugal Makukula - Kayserispor(E)
* Brasil Moretto - rescisão
* Espanha José Antonio Reyes - fim de empréstimo
* Honduras David Suazo - fim de empréstimo
* República Popular da China Yu Dabao - Mafra(E)
* Estados Unidos Gana Freddy Adu - Belenenses(E)
* Argélia França Hassan Yebda - Portsmouth(E)
* Costa do Marfim Marc Zoro - V. Setúbal(E)
* Brasil Patric - Cruzeiro(E)
* Guiné Equatorial Espanha Javier Balboa - Cartagena(E)

Sem situação definida
* Portugal - Jorge Ribeiro

Torcedor Benfiquista, conheça a cidade onde nasceu seu Clube, clique aqui!

Matéria em construção...

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana este apanhado sobre a história do Benfica.
Mário Augusto Soeiro Machado Filho

Postar um comentário