VAZAMENTO RÁPIDO DE SUJEIRAS DOS GOVERNOS CORRUPTOS NO MUNDO

WikiLeaks 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Nota: WikiLeaks não está associado à Wikipédia nem à Wikimedia Foundation.
WikiLeaks

Wikileaks logo.svg
Cadastro Público
Gênero MediaWiki
Idiomas Árabe, alemão, espanhol, francês, inglês, japonês, coreano, norueguês, português, russo, turco, ucraniano
Lançamento Dezembro de 2006
URL
  • www.wikileaks.at
  • www.wikileaks.ch
  • www.wikileaks.de
  • www.wikileaks.fi
  • www.wikileaks.is
  • www.wikileaks.lu
  • www.wikileaks.nl
  • www.wikileaks.no
  • www.wikileaks.org
  • www.wikileaks.pl
  • www.wikileaks.se
  • www.wikileaks.si
Portal Tecnologias da informação
WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página (site), postagens (posts) de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. A página (site) foi construída com base em vários pacotes de programas (software), incluindo MediaWiki, Freenet, Tor e PGP. Apesar do seu nome, a WikiLeaks não é uma wiki - leitores que não têm as permissões adequadas não podem editar o seu conteúdo.
A página (site), administrado por The Sunshine Press, foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhão de documentos. Seu principal editor e porta-voz é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.
Ao longo de 2010, WikiLeaks publicou grandes quantidades de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial. Em abril, divulgou um vídeo de 2007, que mostra o ataque de um helicóptero Apache estado-unidense, matando pelo menos 12 pessoas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters - em Bagdá, no contexto da ocupação do Iraque. O vídeo do ataque aéreo em Bagdá (Collateral Murder) é uma das mais notáveis publicações da página (site). Outro documento polêmico mostrado pela página (site) é a cópia de um manual de instruções para tratamento de prisioneiros na prisão militar estado-unidense de Guantánamo, em Cuba. Em julho do mesmo ano, WikiLeaks promoveu a divulgação de uma grande quantidade de documentos secretos do exército dos Estados Unidos, reportando a morte de milhares de civis no guerra do Afeganistão em decorrência da ação de militares norte-americanos. Finalmente, em novembro, publicou uma série de telegramas secretos enviados pelas embaixadas dos Estados Unidos ao governo do país.
Em 2 de fevereiro de 2011, o WikiLeaks foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, pelo parlamentar norueguês Snorre Valen. O autor da proposta disse que o WikiLeaks é "uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século XXI. "Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural ao Prêmio Nobel da Paz", acrescentou.


Criação do site

O domínio wikileaks.org foi registrado em 4 de outubro de 2006, mas o projeto WikiLeaks foi mantido em segredo até a publicação do primeiro documento, em dezembro do mesmo ano.
Em janeiro de 2007, Steven Aftergood, editor do Secrecy News, veio a público apresentar o site. Segundo o site da WikiLeaks, entre seus fundadores estão dissidentes chineses, jornalistas, matemáticos e tecnólogos de empresas start-up dos EUA, de Taiwan, da Europa, Austrália e África do Sul. Os organizadores afirmam que a WikiLeaks é uma entidade autorregulada.
Para a postagem, a WikiLeaks recomenda vivamente o uso do Tor, visando a preservar a privacidade dos seus usuários, e garante que a informação colocada pelos usuários não é rastreável.

Pessoal e fundos

De acordo com uma entrevista de janeiro de 2010, a equipe da WikiLeaks é constituída por menos de dez pessoas que trabalham em tempo integral, mas especula-se que a WikiLeaks conte com algo entre mil e dois mil voluntários, que colaboram ocasionalmente - a maioria sem qualquer contrapartida financeira. Entre os intelectuais, ativistas, jornalistas e programadores listados pela WikiLeaks como membros de seu conselho, estão o australiano Phillip Adams (produtor do clássico documentário Corações e mentes), o brasileiro Chico Whitaker (proponente e articulador do Fórum Social Mundial), o chinês Wang Dan (um dos líderes dos protestos da Praça Tiananmen em 1989) e Ben Laurie (criador do Apache-SSL e um dos maiores especialistas mundiais em segurança de rede).
A organização não possui sede oficial. As despesas por ano são de cerca de 200.000 dólares, principalmente empregues em servidores, burocracia e pagamento de advogados, mas atingiria os 600.000 dólares se o trabalho doado pelos voluntários fosse remunerado. Para pagar suas despesas judiciais, a WikiLeaks conta com doações de centenas de milhares de dólares feitas por organizações de mídia, tais como a Associated Press, o Los Angeles Times e a National Newspaper Publishers Association. As suas únicas fontes de rendimentos são as doações, mas a WikiLeaks planeja criar um modelo de leilão, no qual será vendido o acesso precoce a documentos confidenciais. Segundo a fundação Wau Holland, a WikiLeaks não recebe dinheiro para cobrir custos de pessoal, mas sim para hardware, viagens e largura de banda.

Vazamentos

Documentos secretos da invasão do Afeganistão

Julian Assange, fundador da WikiLeaks.
As atividades da WikiLeaks tiveram enorme repercussão mundial após a divulgação de uma grande massa de documentos secretos do exército dos Estados Unidos, reportando a morte de milhares de civis no guerra do Afeganistão por militares norte-americanos. Julian Assange, o fundador da WikiLeaks, vazou (daí o nome leak: vazar, em inglês, isto é, tornar pública uma informação reservada) parte dos quase 92 mil documentos recebidos de um colaborador para The New York Times, The Guardian e Der Spiegel e depois publicou-os na Internet. Os relatórios abrangem o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2009.
Assange defendeu a confiabilidade do material vazado sobre o conflito e disse que os documentos contêm evidências de que crimes de guerra foram cometidos por tropas de diversas nacionalidades, em especial pelas forças estadunidenses, durante a ocupação militar do Afeganistão.
O Pentágono suspeita que o responsável pela fuga das informações para a WikiLeaks tenha sido o soldado Bradley Manning, de 22 anos, que teria descarregado dezenas de milhares de documentos, utilizando-se de um sistema militar de correio eletrônico, denominado Secret Internet Protocol Router Network, ao qual apenas militares autorizados têm acesso. Inicialmente Manning ficou preso em uma base militar no Kuwait. Em 28 de julho, foi transferido para a base dos fuzileiros navais de Quantico, na Virginia, onde está mantido em confinamento solitário.
Em junho, Manning foi acusado de oito violações do Código Penal dos Estados Unidos. Ele também é suspeito de ter passado à WikiLeaks o vídeo do helicóptero que matou civis desarmados perto de Bagdá, divulgado anteriormente. Além de relatos de episódios de grande violência, envolvendo a morte de civis e possíveis crimes de guerra, os documentos indicam a existência de eventual colaboração entre o serviço secreto do Paquistão (país aliado dos EUA) e os talibãs, em ataques contra militares da coligação da OTAN no Afeganistão. Está em curso uma investigação para determinar se há outras pessoas envolvidas no caso.
Em entrevista ao The Washington Post, um especialista em computação, da área de Boston, reportou que, em meados de junho - depois que Manning foi acusado de passar para a WikiLeaks o vídeo do ataque de helicóptero contra os civis iraquianos e antes do vazamento dos arquivos sobre a guerra do Afeganistão - investigadores do governo dos EUA lhe ofereceram dinheiro para que ele se "infiltrasse" na WikiLeaks, mas ele não aceitou.
Para o governo dos Estados Unidos, o vazamento coloca em risco as vidas dos soldados estado-unidenses e do pessoal afegão, abala a confiança dos aliados e ameaça a segurança nacional.O diretor da WikiLeaks, porém, criticou a reação do governo norte-americano ao vazamento. Atacou especialmente o Secretário de Defesa, Robert Gates, acusando-o de estar por trás das mortes de milhares de crianças e adultos no Afeganistão e no Iraque. Segundo Assange, Gates poderia ter anunciado a abertura de investigações sobre as mortes denunciadas ou ter-se desculpado diante do povo afegão, mas não fez nada disso. "Decidiu tratar estes assuntos e os países afetados com desprezo", concluiu.
 Alguns analistas compararam este episódio a outro grande caso de vazamento, conhecido como Pentagon Papers, ocorrido em 1971, quando o The New York Times iniciou a publicação seriada de um grande relatório do governo Lyndon Johnson sobre as ações políticas e militares dos EUA no Vietnã. Os documentos mostraram que o governo mentira acerca dos seus interesses e ações no conflito. Richard Nixon, então no poder, conseguiu sustar a publicação na Justiça, alegando que o vazamento colocava em risco a segurança nacional, mas depois a Suprema Corte do país julgou que “só uma imprensa livre pode efetivamente expor as fraudes de um governo”. Assim, o Times pôde prosseguir na publicação do relatório.
Sobre sua segurança pessoal, Assange revelou que algumas pessoas, como o famoso repórter investigativo Seymour Hersh, fizeram chegar a ele recomendações para que se cuide. Também um ex-diplomata e jornalista australiano, especializado em segurança nacional, alertou-o de que o governo dos Estados Unidos tentou articular-se com os serviços de inteligência australianos para intensificar a vigilância e eventualmente efetuar a detenção do pessoal da WikiLeaks. Segundo a mesma fonte, o governo australiano rejeitou a proposta.
Appelbaum: voluntário da WikiLeaks interrogado por três horas no aeroporto.
Em 29 de julho, Jacob Appelbaum, especialista em segurança de computadores e um dos voluntários da WikiLeaks, foi detido no aeroporto de Newark e interrogado durante três horas, por agentes da inteligência do exército americano e funcionários do controle de imigração (ICE), a respeito de suas relações com a WikiLeaks e com Julian Assange e sobre suas opiniões sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. Appelbaum, de 27 anos, que trabalha para a Tor Project, como desenvolvedor de softwares, retornava de uma viagem ao exterior. Seu laptop e seus três telefones celulares foram apreendidos.
O computador (laptop) foi devolvido, depois de ter o seu conteúdo presumivelmente copiado. Appelbaum contou à imprensa que os agentes do ICE não permitiram que ele fosse assistido por um advogado durante o interrogatório. Segundo Appelbaum, os agentes o ameaçaram com a possibilidade de detê-lo para um novo interrogatório a cada vez que voltasse aos Estados Unidos. "Questionaram minha capacidade de voltar a entrar nos Estados Unidos, apesar de eu ser um cidadão americano. É muito perturbador pensar que, a cada vez que eu cruzar a fronteira, serei tratado dessa maneira", declarou ele, informando que viaja para o exterior a negócios duas vezes por mês.

Documentos secretos acerca da guerra do Iraque

Iraq War Logs (Registros da Guerra do Iraque) é uma coleção de 391.832 relatórios do Exército dos Estados Unidos sobre a Guerra do Iraque, abrangendo o período de 1º de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2009, publicada no portal WikiLeaks a 22 de outubro de 2010, em coordenação com vários meios de comunicação (The Guardian, The New York Times, Le Monde, Der Spiegel, Al Jazeera e o Bureau of Investigative Journalism), que dispunham previamente da documentação militar estadunidense e britânica.
Segundo os relatórios, houve 109.032 mortes na guerra do Iraque, incluindo 66.081 (mais de 60%) civis, 23.984 inimigos (os chamados "insurgentes"), 15.196 membros das forças do governo iraquiano e 3.771 membros das forças da coalizão. Trata-se do maior vazamento na história militar dos Estados Unidos, superando o vazamento de documentos sobre a guerra do Afeganistão, publicados em julho de 2010.A invasão do Iraque ocorreu entre 20 de março e 1 de maio de 2003. A guerra terminou em 18 de agosto de 2010, com a retirada das últimas tropas de combate dos EUA - embora 50.000 militares permaneçam no Iraque como "conselheiros", até o fim de 2011, para treinar as forças governamentais iraquianas e "proteger os interesses dos Estados Unidos".

Os telegramas diplomáticos

Em 28 de novembro de 2010, publicou uma série de telegramas secretos de embaixadas e do governo estadunidense. Dois dias depois, em 30 de novembro, a pedido da justiça da Suécia, a Interpol distribuiu em 188 países uma notificação vermelha, ou seja, um chamado àqueles que souberem do paradeiro de Julian Assange para que entrem em contato com a polícia - o que equivale aproximadamente a uma ordem internacional de prisão. Isso porque, em agosto, duas mulheres suecas denunciaram Assange por violência sexual.
Em 1 de dezembro de 2010, a WikiLeaks anunciou que a Amazon o expulsara dos seus servidores, onde estava hospedado desde que começaram os ataques contra seu hospedeiro sueco, Bahnhof, em 28 de novembro, o que tornou o acesso instável. Quando, no dia 1º, os servidores da Amazon pararam de responder aos pedidos de acesso, a WikiLeaks ficou indisponível durante várias horas. O senador estado-unidense Joe Lieberman, que também é chefe do Comitê de Segurança Interna do Senado dos EUA, informou que a decisão da Amazon atendia a pedidos de membros do congresso americano.Segundo o senador, "a decisão da companhia Amazon de cortar a WikiLeaks agora é a decisão correta e deveria estabelecer o padrão para as demais", referindo-se aos demais servidores onde a WikiLeaks tem documentos armazenados.
No dia 3 de dezembro de 2010, após o EveryDNS retirar o domínio http://wikileaks.org/ do ar, o WikiLeaks pediu através do Twitter que ajudassem a equipe, criando mirrors (espelhos) do site. O novo site foi movido para http://wikileaks.ch/, hospedado na Suíça, e aproximadamente 507 espelhos (mirrors) em todo o mundo foram criados.49 Uma lista de espelhos (mirrors) pode ser encontrada em http://wikileaks.ch/mirrors.html. No mesmo dia, o site ficou disponível oficialmente também através dos domínios http://wikileaks.de/, http://wikileaks.fi/ e http://wikileaks.nl/.
Discussões sobre uma suposta censura do WikiLeaks por parte do Twitter começaram a surgir por volta de 5 de dezembro de 2010, motivadas pela inexistência de Trend Topics relacionados ao WikiLeaks recentemente, quando era claro que era um assunto muito comentado na semana. Twitter respondeu, afirmando que não há qualquer ação de censura ou apologia ao WikiLeaks por parte deles, explicando ainda como funciona o algoritmo usado para determinar se um assunto é uma tendência. Dias depois, o Twitter divulgou seu balanço anual, no qual o "Wikileaks Cablegate" aparece como a sétima notícia mais comentada no ano.
Os ataques de hackers aos sites da MasterCard e Visa tiveram início na quarta-feira de 8 de dezembro de 2010 quando crackers do Grupo Anonymous danificaram a rede de computadores das empresas de cartões de crédito MasterCard e Visa, em retaliação ao bloqueio de doações para o site WikiLeaks.
WikiLeaks recebeu vários prêmios para novas mídias, incluindo o New Media Award 2008 da revista The Economist. Em junho de 2009, a WikiLeaks e Julian Assange ganharam o Media Award 2009 (categoria New Media) da Anistia Internacional pela publicação de Kenya: The Cry of Blood - Extra Judicial Killings and Disappearances, em 2008, tratando-se de um relatório da Comissão Nacional Queniana de Direitos Humanos sobre a política de extermínio no Quênia. Em maio de 2010, a WikiLeaks foi referida como o número 1 entre os "websites que poderiam mudar completamente o formato atual das notícias".
Em abril de 2010, a WikiLeaks postou, no website Collateral Murder, um vídeo feito em 12 de julho de 2007, que mostrava civis iraquianos sendo mortos durante um ataque aéreo das forças militares dos Estados Unidos. Em julho do mesmo ano, a organização ganhou maior visibilidade mundial, ao divulgar o Afghan War Diary, uma compilação de mais de 76.900 documentos secretos do governo americano sobre a Guerra do Afeganistão.
No mês de outubro 2010, em articulação com grandes organizações da mídia, a WikiLeaks publicou um pacote com quase 400.000 documentos secretos, denominado Iraq War Logs, reportando torturas de prisioneiros e ataques a civis pelos norte-americanos e seus aliados, na Guerra do Iraque. Segundo os vazamentos, o governo brasileiro prendeu árabes em segredo, fortaleceu relações diplomáticas com o Chile de Michelle Bachelet e a França de Nicolas Sarkozy . Além disso, os americanos ficaram preocupados com o risco de apagão durante a copa de 2014.

Referências
  1. Ir para cima Grim truths of Wikileaks Iraq video. The Guardian (7 de abril de 2010).
  2. Ir para cima Is Wikileaks accessible across the globe or do oppressive regimes in certain countries block the site?. Wikileaks (2008).
  3. Ir para cima Fundraising drive
  4. Ir para cima Wikileaks has 1.2 million documents?. About Wikileaks.
  5. Ir para cima McGreal, Chris. Wikileaks reveals video showing US air crew shooting down Iraqi civilians, The Guardian, 5 de abril de 2010.
  6. Ir para cima 5 pioneering Web sites that could totally change the news, por Paulina Reso. Daily News 20 de maio de 2010.
  7. Ir para cima Current Google Insights trends: Wikileaks posts clasified military video The Independent, 12 de abril de 2010.
  8. Ir para cima Wikileaks diz já ter vazado mais de um milhão de documentos. O Globo / BBC, 26 de julho de 2010.
  9. Ir para cima WikiLeaks ganha indicação para o Nobel da Paz (em português). R7 (1-2-2011).
  10. Ir para cima WikiLeaks Nominated For Nobel Peace Prize (em inglês). CBS News (1-2-2011).
  11. Ir para cima WikiLeaks é indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Por Wojciech Moskwa. Yahoo, 2 de fevereiro de 2011.
  12. Ir para cima WikiLeaks' War on Secrecy: Truth's Consequences. Página visitada em 4 December 2010.
  13. Ir para cima "In December 2006, WikiLeaks posted its first document" No Secrets. Página visitada em 1 December 2010.
  14. Ir para cima Steven Aftergood "WikiLeaks and untracable document disclosure"
  15. Ir para cima Wikileaks:About. Página visitada em 3 June 2009.
  16. Ir para cima Elizabeth Williamson "Freedom of Information, the Wiki Way: Site to Allow Anonymous Posts of Government Documents", Washington Post, 15 de Janeiro de 2007.
  17. Ir para cima On the risks of serving whenever you surf.
  18. Ir para cima Advisory Board
  19. Ir para cima Como o Wikileaks vem transformando jornalistas em decifradores de código, por Tiago C. Soares. Com Ciência (revista eletrônica de jornalismo científico)
  20. Ir para cima
  21. Ir para cima Site da Fundação Wau Holland
  22. Ir para cima Arquivos disponíveis para download
  23. Ir para cima Kabul War Diary.
  24. Ir para cima Afghanistan war logs: the unvarnished picture. The Guardian, 25 de julho de 2010.
  25. Ir para cima Afghan War Diary, 2004-2010. 25 de julho de 2010
  26. Ir para cima Vazamento eleva pressão sobre estratégia de Obama no Afeganistão. Estadão, 26 de julho de 2010.
  27. Ir para cima Quedan al descubierto muertes de civiles en Afganistán, la debilidad de la OTAN y el doble juego de Pakistán. El País, 26 de julho de 2010.
  28. Ir para cima Wikileaks diz que documentos denunciam crimes de guerra no Afeganistão. Estadão, 26 de julho de 2010.
  29. Ir para cima Pentágono identifica suspeito de ter entregue documentos à WikiLeaks. Tvi 24, 28-07-2010
  30. Ir para cima Witness says WikiLeaks investigators sought to limit disclosure, por Ellen Nakashima. The Washington Post, 1° de agosto de 2010.
  31. Ir para cima Declaração do Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, General James Jones, sobre Wikileaks. 25 de Julho de 2010.
  32. Ir para cima Criador do Wikileaks se diz decepcionado com críticas dos EUA. Terra, 30 de julho de 2010.]
  33. Ir para cima O hacker por trás dos vazamentos. Veja 1° de agosto de 2010
  34. Ir para cima Entrevista de Julian Assange
  35. Ir para cima US military, intelligence agencies press attack against Wikileaks, por Patrick Martin. wsws.org 3 de agosto de 2010.
  36. Ir para cima Researcher detained at U.S. border, questioned about Wikileaks. CNET, 31 de julho de 2010.
  37. Ir para cima Funcionário do WikiLeaks é interrogado em aeroporto dos Estados Unidos. Estadão, 2 de agosto de 2010.
  38. Ir para cima Iraq war logs: secret files show how US ignored torture, por Nick Davies, Jonathan Steele e David Leigh. Guardian.co.uk, 22 de outubro de 2010.
  39. Ir para cima WikiLeaks
  40. Ir para cima Iraq war logs: An introduction (em inglês). Página visitada em 22-10-2010.
  41. Ir para cima Wikileaks: A vergonha dos EUA exposta, por Robert Fisk. Outras palavras, 25 de outubro de 2010.
  42. Ir para cima The WikiLeaks Iraq War Logs. Greatest Data Leak in US Military History. Der Spiegel, 22 de outubro de 2010.
  43. Ir para cima Wikileaks revela que EE UU permitió torturas sistemáticas en Irak, El País, 22 de outubro de 2010
  44. Ir para cima Estados Unidos toleró torturas sistemáticas en Irak, Público, 23/10/2010
  45. Ir para cima War is over: Last U.S. combat troops leave Iraq; 50,000 remain as advisers, por Leo Standora. NY Daily News, 19 de agosto de 2010.
  46. Ir para cima Amazon expulsa WikiLeaks de seus servidores. AP/AFP/iG, 1º de dezembro de 2010.
  47. Ir para cima WikiLeaks,org domain killed by US everydns.net after claimed mass attacks KEEP US STRONG (em inglês). Página visitada em 8 de dezembro de 2010.
  48. Ir para cima WikiLeaks moves to Switzerland (em inglês). Página visitada em 8 de dezembro de 2010.
  49. Ir para cima WikiLeaks now hosted at 507 locations, planet wide (em inglês). Página visitada em 8 de dezembro de 2010.
  50. Ir para cima WikiLeaks now available at http://wikileaks.de/ http://wikileaks.fi/ http://wikileaks.nl/ (em inglês). Página visitada em 8 de dezembro de 2010.
  51. Ir para cima Twitter is censoring the discussion of #Wikileaks (em inglês). Página visitada em 9 de dezembro de 2010.
  52. Ir para cima Twitter May be Censoring Wikileaks (em inglês). Página visitada em 9 de dezembro de 2010.
  53. Ir para cima Twitter is not censoring #wikileaks or related terms from the Trends list of trending topics: bzfd.it/truthistrending (em inglês). Página visitada em 9 de dezembro de 2010.
  54. Ir para cima To Trend or Not to Trend... (em inglês). blog.twitter.com. Página visitada em 9 de dezembro de 2010.
  55. Ir para cima Top Twitter Trends in 2010 · Twitter (em inglês). twitter.com. Página visitada em 16 de dezembro de 2010.
  56. Ir para cima Após ataque a MasterCard, Hackers pró-WikiLeaks derrubam site da Visa - G1 - 08/12/2010
  57. Ir para cima Winners of Index on Censorship Freedom of Expression Award Announced 22 de abril de 2008.
  58. Ir para cima Amnesty announces Media Awards 2009 winners Amnesty.org.uk, 2 de junho de 2009
  59. Ir para cima Kenya: The Cry of Blood - Extra Judicial Killings and Disappearances, Sep 2008 WikiLeaks.
  60. Ir para cima 5 Innovative Websites That Could Reshape the News
  61. Ir para cima Viewing cable 09BRASILIA1540, BRAZIL: 2009 COUNTRY REPORT ON TERRORISM
  62. Ir para cima Viewing cable 10SANTIAGO15, Bachelet Shares Views on South American Leaders with A/S
  63. Ir para cima Viewing cable 09PARIS1526, FRANCE AND BRAZIL: THE START OF A LOVE AFFAIR
  64. Ir para cima Viewing cable 09BRASILIA1439, 2016 Rio Olympics - The Future is Now

Nova declaração de Snowden

Alvos

A mais recente declaração de Snowden de que a NSA está envolvida em espionagem industrial ocorre depois que o jornal New York Times publicou uma reportagem no início desse mês segundo a qual a NSA teria colocado software em quase 100 mil computadores no mundo todo, permitindo vigilância desses dispositivos e uma via digital para ataques cibernéticos.
A NSA colocou a maior parte dos softwares depois de ter acesso às redes de computadores, mas também usou uma tecnologia secreta que permite a entrada até mesmo em computadores que não estão conectados à Internet, disse o jornal, citando autoridades dos EUA, especialistas em informática e documentos vazados por Snowden.
O jornal disse que a tecnologia está sendo usada desde pelo menos 2008 e que conta com um canal secreto de ondas de rádio transmitido através de pequenas placas de circuitos e cartões de USB inseridos secretamente nos computadores.
Alvos frequentes do programa, cujo codinome é Quantum, incluem unidades do exército e indústrias chineses.
25/0114
Fonte: - IG

Obs. Muitos dos internautas, se perguntarão: - mas que tem a Wikileaks a ver com a lusofonia? Ou com a lusofilia?   

Tudo a ver, pois os 200 milhões de lusófonos, que sofrem com o veneno do vírus separatista, que os separa ao longo de tantos séculos, poderão agora  entender melhor suas artimanhas e o por quê de tanto afastamento entre povos de mesma cultura e mesma língua,  pois esses separatistas de ontem, são os mesmos que ainda hoje continuam separando os outros povos da Terra, através da mentira e das armas para poderem apoderar-se de suas riquezas. O Brasil e Portugal combateram com grande denodo através de heróis como Anchieta, Nóbrega, Araribóia, Felipe Camarão, Henrique Dias, Mem de Sá, Estácio de Sá      e tantos outros, este maldito separatismo! Mas, tal como erva daninha ele voltou e agora com esses heróis importados pelas parabólicas, justamente de países, historicamente ligados à sua matriz, nossa capacidade de reagir ficou praticamente impossível! Quem sabe então, os heróis da WikiLeaks, como Julian Assange e Edward Snawden, o primeiro aqui tão pertinho de nós, no Equador, e o segundo sob a proteção russa, não poderão ajudar-nos a eliminar esta praga secular da seara lusófila, sem derramamento de sangue, ao contrário do que vem acontecendo em outros continentes!?

Difícil? Sim, muito difícil mesmo, devido à desinformação política da comunidade lusófona, tanto daqui como d`além - mar e à própria infiltração desagredora dentro da cúpula da comunidade luso-brasileira, tanto daqui como de Portugal. 

Possível? Sim, pois devido às denúncias destes jovens heróis contemporânos, a nossa sociedade vai, embora com certa lentidão, descobrindo as artimanhas desta praga, que tantos males vem causando à Humanidade há tantos séculos e à lusofonia em particular, ao ponto de não permitir sequer, que povos tão irmãos e parecidos nos sobrenomes, na cultura e no idioma, comemorem as datas comuns à sua História, como por exemplo as fundações de nossas cidades e o próprio descobrimento do Brasil.    

 Matéria em construção...

0 comentários:

Postar um comentário