QUAL A DIFERENÇA ENTRE PALÁCIO ALVORADA E PALÁCIO PLANALTO?

O Palácio visto à noite, e a escultura
As banhistas, de Alfredo Ceschiatti.
  O Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, no Distrito Federal, capital do Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.
Embora o presidente da República tenha no Palácio da Alvorada suas dependências para estudos e leituras, além de lá pernoitar, o Gabinete Presidencial está situado no Palácio do Planalto, onde o mandatário da Nação realmente recebe autoridades, despacha e cumpre seus deveres de Chefe de Estado e de Governo.

Ambientes

Hall de entrada, e o mural de folhas de ouro.
O Salão de Estado.
O Salão de Banquetes.
O Palácio da Alvorada é uma construção em três pavimentos. A laje do piso térreo localiza-se brevemente elevada em relação ao solo exterior, em nível coincidente com os setores de maior dimensão horizontal dos pilares externos, e é neste piso que se encontram os setores sociais do palácio e os salões utilizados pela Presidência em eventos e solenidades.
Pela elevação do piso térreo, o subsolo recebe ainda ventilação natural e insolação. Nele localizam-se os ambientes de serviços (como cozinha e almoxarifados) e os cômodos e dormitórios dos funcionários. Já no primeiro andar se encontra o setor efetivamente residencial do palácio, no qual se localizam os ambientes privados usados pela família do presidente.



O Palácio do Planalto.
 Palácio do Planalto é o nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência do Brasil. É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do presidente da república. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. O edifício está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, tendo sido projetado por Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.
Gabinete Presidencial, local de trabalho do Presidente
(visto durante a administração Lula).
 

0 comentários:

Postar um comentário