António Costa promete continuidade do novo governo português


António Costa – MEGA

 2019-10-16 12:04:22丨portuguese.xinhuanet.com

Lisboa, 15 out (Xinhua) -- O primeiro-ministro português, António Costa, prometeu na terça-feira a continuidade e a estabilidade de seu novo governo minoritário.

Costa anunciou a formação do novo governo depois de se reunir com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém em Lisboa e obter sua aprovação.

Costa disse aos jornalistas que o novo governo apresenta-se como a continuidade daquilo que foi a governança anterior, mas reforçado politicamente pelos resultados eleitorais.

Costa, também secretário-geral do Partido Socialista (PS), liderou seu partido à vitória nas eleições de 6 de outubro, conquistando 106 cadeiras na assembleia de 230 membros.

O último governo minoritário de Costa obteve excelentes resultados econômicos nos últimos quatro anos, com o apoio do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Comunista Português (PCP).

No novo governo, Mário Centeno, considerado o "mentor" por trás do primeiro orçamento equilibrado do país endividado em mais de quatro décadas, manteve seu cargo de ministro das Finanças, enquanto cinco novos rostos ingressam no governo pela primeira vez.

O cargo de Pedro Siza Vieira foi ampliado de ministro da Economia para ministro da Economia e da Transição Digital, mostrando que o novo governo prestará mais atenção à economia digital para promover o papel do país na quarta revolução industrial.

O novo governo vai ser inaugurado na próxima semana com uma data não especificada, de acordo com uma nota publicada no site da Presidência.

 Esta foi a lista entregue ao Presidente da República por António Costa e que já foi validada pelo Chefe de Estado: – Primeiro-Ministro – António Costa; – Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital – Pedro Siza Vieira; – Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros – Augusto Santos Silva; – Ministra de Estado e da Presidência – Mariana Vieira da Silva; – Ministro de Estado e das Finanças – Mário Centeno; – Ministro da Defesa Nacional – João Gomes Cravinho; – Ministro da Administração Interna – Eduardo Cabrita; – Ministra da Justiça – Francisca Van Dunen; – Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública – Alexandra Leitão; – Ministro do Planeamento – Nelson de Souza; – Ministra da Cultura – Graça Fonseca; – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Manuel Heitor; – Ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues; – Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Ana Mendes Godinho; – Ministro da Saúde – Marta Temido; – Ministro do Ambiente e da Ação Climática – João Pedro Matos Fernandes; – Ministro das Infraestruturas e da Habitação – Pedro Nuno Santos; – Ministra da Coesão Territorial – Ana Abrunhosa; – Ministra da Agricultura – Maria do Céu Albuquerque; – Ministro do Mar – Ricardo Serrão Santos; – Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares – Duarte Cordeiro; – Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro – Tiago Antunes; – Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros – André Moz Caldas.


0 comentários:

Postar um comentário