Origem do Sobrenome Pacheco

 Saiba qual a origem do sobrenome da sua família

Família Pacheco

Confira abaixo algumas informações, curiosidades e brasão de uma família bastante conhecida aqui no Brasil. Esta tem a sua popularidade entre os cidadãos brasileiros e tem também uma origem bem interessante.
O sobrenome Pacheco, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.
 
Origem da família Pacheco  
 
Este, ao que parece, se trata de um sobrenome de origem toponímica, ou seja, geográfica, por vir de uma cidade existente em Portugual, que é Pacheca.
Em documentos do século 15 foi documentado como Pacheico. Os Pacheco procedem de Fernão Jeremias, fidalgo principal do tempo do Conde D. Henrique. O primeiro que assim se chamou neste reino foi Fernão Rodrigues Pacheco, que defendeu o castelo de Celorico ao Conde de Bolonha, pôr El-rei D.Sancho II. Existe uma filóloga portuguesa que grafa seu nome com x trata-se de Elza Paxeco.

Curiosidades

A palavra Pacheco vem do latim e significa “aquele que provém da Espanha”. Essa também pode ser uma provável origem para este sobrenome, mas nada foi confirmado.Variantes do sobrenome Pacheco

Dentre as variantes de Pacheco já foi encontrado Pacheico e Paxeco, embora o mais usado e mais original seja realmente o que estamos tratando. É possível encontrar variantes desse sobrenome, mas elas são realmente raras.

Brasão da Família Pacheco
 
Das informações encontradas sobre o brasão da família Pacheco podemos destacar que ele é composto de ouro, com duas caldeiras de preto, uma sobre a outra. Cada caldeira já citada é carregada de três faixas de veirado de ouro e de vermelho, com as asas veiradas dos mesmos esmaltes, serpentiferas de quatro peças de preto, duas para dentro e duas para fora.
É possível encontrar também informações sobre outros modelos de brasão, mas ao que se sabe, este parece ser o mais conhecido, o mais “oficial” da família Pacheco. A diferença nos brasões se dá pelo fato do mesmo poder possuir diferentes origens.


Quinta da Pacheca entre os 10 melhores projetos de enoturismo do mundo

 


A Quinta da Pacheca é uma das mais antigas da região, tendo sido propriedade da família Pacheco Pereira desde o início do século 18, quando a viúva decidiu iniciar a produção de vinhos e modificou o sobrenome para destacar que o negócio era (bem) administrado por uma mulher.

No início do século 20 a propriedade foi vendida a outra família que iniciou diversos melhoramentos no local, como a construção da residência principal, hoje transformada no hotel.

No início deste século, passou para as mãos de outra família Pereira (sem relação com a primeira), que construiu os simpáticos quartos em forma de barril de carvalho, sem dúvida a forma mais charmosa de se hospedar na propriedade.

23 comentários:

Anônimo disse...

Sou apaixonada pelo meu sobrenome Pacheco ❤️

Anônimo disse...

Os Pacheco são raros no mundo

Anônimo disse...

E nao eu so Pacheco

Anônimo disse...

Eu sou pacheco

Anônimo disse...

Eu sou Pacheco

Anônimo disse...

PACHECOMANIA

Anônimo disse...

Sou Pacheco tb. Abçs

Anônimo disse...

Sou Pacheco com orgulho

Anônimo disse...

Sou Pacheco, nascida no norte do Espírito Santo. Família comum deste estado e também de Minas Gerais (Nanuque).

Anônimo disse...

Eu sou da família Pacheco e pura Rodrigues Pacheco é nosso sobre nome

Anônimo disse...

Sou Pacheco, meu avô era João Rodrigues Pacheco.

Anônimo disse...

eu sou pacheco e com muito orgulhoooooo!!!!

Anônimo disse...

Sou Pacheco, com muito orgulho!

Anônimo disse...

Meu avô, Bernardino Rodrigues Pacheco

Anônimo disse...

Imensamente orgulhosa por ser uma Pacheco tambem

Anônimo disse...

Sou Pacheco amo meu sobrenome

Anônimo disse...

Também sou Pacheco

Anônimo disse...

Algum Pacheco aqui conseguiu pegar cidadania europeia?

Anônimo disse...

Pelos relatos do meu falecido pai somos de origem espanhol. Somos Pacheco com muito orgulho.

Anônimo disse...

Também sou Pacheco com muito orgulho

Adriano Roth disse...

Sou Pacheco também de origem de Minas gerais nossa origem e iberica da cidade de torre Pacheco na Espanha

Anônimo disse...

Sou descendente de Pacheco, Porto Alegre

Adriano Roth disse...

Sou Pacheco primo do presidente da câmara do senado Rodrigo Pacheco

Postar um comentário