...E ASSIM NASCEU BELÉM DO PARÁ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Município de Belém
"Cidade das Mangueiras"
"Belém do Pará"
"Cidade Morena
"Metrópole da Amazônia"
Do topo, em sentido horário: Teatro da Paz; plantas vitória-régia no Museu Paraense Emílio Goeldi; vista da cidade; Mercado Ver-o-Peso e Catedral Metropolitana de Belém.

Do topo, em sentido horário: Teatro da Paz; plantas vitória-régia no Museu Paraense Emílio Goeldi; vista da cidade; Mercado Ver-o-Peso e Catedral Metropolitana de Belém.
Bandeira de Belém
Brasão de Belém
Bandeira Brasão

Aniversário 12 de janeiro
Fundação 12 de janeiro de 1616 (398 anos
Emancipação 12 de janeiro de 1616 (398 anos)
Gentílico belenense ou belemense
Lema "Nobiscum et sequátur septentrionem dicitur" (Os estados do norte estão conosco e nos seguem)
Prefeito(a) Zenaldo Coutinho (PSDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Belém
Localização de Belém no Pará
Belém está localizado em: Brasil
Belém
Localização de Belém no Brasil
01° 27' 21" S 48° 30' 14" O
Unidade federativa Pará Pará
Mesorregião Metropolitana de Belém
Microrregião Belém IBGE/2008
Região metropolitana Belém
Municípios limítrofes Ananindeua (leste) e Barcarena (Balsa)
Distância até a capital 2 140 km
Características geográficas
Área 1 064,918 km² 
População 1 532 844 hab. IBGE/2014
Densidade 1 439,4 hab./km²
Altitude 10 m
Clima equatorial Am
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,746 (PA: 1º) – alto PNUD/2010
PIB R$ 20 557 946,338 mil (BR: 27º) – IBGE/2012
PIB per capita R$ 14 575,66 IBGE/2012
Página oficial
Prefeitura www.belem.pa.gov.br
Câmara www.cmb.pa.gov.br




Belém, ou Belém do Pará, é um município brasileiro, capital do estado do Pará. É considerada a maior cidade na linha do Equador, a segunda cidade mais populosa da região Norte e principal cidade da maior região metropolitana da Amazônia. Com população estimada em 1.437.600 (IBGE/2009), é conhecida como "Metrópole da Amazônia". Assemelhando-se a uma península, cercada por água, áreas militares e de proteção ambiental, teve pouco espaço para expansão, ocasionando conurbação com municípios próximos, dando origem à Grande Belém, que tem população estimada em 2,1 milhões de habitantes. Belém possui o maior IDH (índice de desenvolvimento humano) entre as capitais nortistas.

Curiosidade:
Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Denominada também de "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, tendo uma posição geográfica privilegiada às margens do rio Guamá, próximo à foz do rio Amazonas. Abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo Norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (alça viária), Belém pode ser facilmente alcançada pelas vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a região norte.

Há 200 anos, a corte portuguesa embarcava em direção ao Brasil, numa viagem que mudaria completamente o rumo da história brasileira. A família real foi para o Rio de Janeiro, mas na região norte, outra cidade se preparou para ser a capital do reino: Belém do Pará, que virou a Capital das Especiarias. No século XX, na década de 1970, a imigração japonesa fez do Pará um dos maiores exportadores mundiais da pimenta do reino, a mais nobre das especiarias da Índia. O Pará hoje é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil.
Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris da América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

 

História

Primeiros povos e colonização europeia

Forte do Castelo
A região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos Tupinambás.
O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, à época da Dinastia Filipina, por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio.

A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de "Feliz Lusitânia". Posteriormente foi sucessivamente denominada como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até a atual denominação de Belém. Belém foi a primeira capital da Amazônia.
Igreja de Nossa Senhora
das Mercês, construída no
século XVIII.
Nesse período, ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão, a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pela pesca, praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia. Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal. Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.

Era da Borracha

Belém no século XIX
Na Era da Borracha ou Ciclo da Borracha, Belém vivenciou a Belle Époque, momentos de luxo e glamour. Belém era na época considerada a cidade brasileira mais desenvolvida e umas das mais prósperas do mundo, não só pela sua posição estratégica - quase no litoral -, mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições.
O apogeu foi entre 1890 e 1920, quando a cidade contava com tecnologias que outras cidades do sul e sudeste do Brasil ainda não possuíam. A cidade possuía o Cinema Olympia (o mais antigo do Brasil em funcionamento), considerado um dos mais luxuosos e modernos de seu tempo, inaugurado em 21 de abril de 1912, no auge do cinema mudo internacional. A cidade possui o famoso Teatro da Paz, considerado um dos mais belos do Brasil, inspirado no Teatro Scala de Milão, o mercado de ferro Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina, o Palácio Antônio Lemos, o Colégio Gentil Bittencourt, a Praça Batista Campos e muitos outros.
Theatro da Paz.
Pela mesma razão, foram atraídas nesse período levas de imigrantes estrangeiros como portugueses, chineses, franceses, japoneses, espanhóis e outros grupos menores, com o fim de desenvolverem a agricultura nas terras da Zona Bragantina.

A comarca da capital, com sede em Belém, envolvia, além do seu município, os de Acará, Ourém e Guamá. Possuía quinze freguesias: Nossa Senhora da Graça da Sé, Sant'Ana da Campina, Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Nazareth do Desterro, na capital. No interior as de São José do Acará, São Francisco Xavier de Barcarena, Nossa Senhora da Conceição de Benfica, Sant'Ana de Bujaru, Nossa Senhora do Ó do Mosqueiro, Sant'Ana do Capim, São Domingos da Boa Vista, São João Batista do Conde, São Miguel do Guamá, Nossa Senhora da Piedade de Irituia e Divino Espírito Santo de Ourém.

Observa-se que nessa época o indígena teve participação direta na economia local, por já estar mais reservado nas áreas afastadas dos centros urbanos, vivendo sua própria cultura, depois de ter enfrentado os colonizadores em muitos conflitos.

Cresceu, em contrapartida, o comércio de escravos, trazidos para os trabalhos gerais necessários e surgiu a figura do caboclo, que já se desenvolvia com a miscigenação.

Cabanagem

Entre os anos de 1835 e 1840 o município esteve no centro da revolta dos Cabanos, considerada a de participação mais autenticamente popular da história do país, única em que a população efetivamente derrubou o governo local. Posteriormente receberia o título de Imperial Município, conferido por D. Pedro II (1840-1889). Entre as causas dessa revolta citam-se a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. A denominação Cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços, escravos libertos e índios. A elite fazedeira do Grão-Pará, embora morasse muito melhor, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do sudeste e do nordeste.

Geografia

Ocupando uma área de 1.065 km², Belém conta atualmente com 1.437.600 habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Amazônia. Limita-se com o município de Ananindeua.

Relevo: Planície amazônica
Vegetação: Floresta Amazônica

Hidrografia

Baía do Guajará
Os rios que passam por Belém são o rio Amazonas, rio Maguari e rio Guamá. A Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado do Pará, inclusive sua capital. É formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.

Rio Amazonas – é o maior rio da Terra, tanto em volume d'água quanto em comprimento (6.992,06 km de extensão). Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no oceano Atlântico, junto ao rio Tocantins.
Rio Maguari - banha a Região Metropolitana de Belém.
Rio Guamá – é um rio localizado no nordeste do Pará, cuja bacia hidrográfica drena uma área de 87.389,54 km². A navegabilidade é viável nos últimos 160 km do rio, do município de São Miguel do Guamá à Baía do Guajará. Entre seus afluentes, destacam-se os rios Acará, Capim e Moju. No rio Guamá é comum ocorrer o fenômeno da pororoca. Na sua margem direita se situa o campus principal da Universidade Federal do Pará, à altura de Belém. Cerca de 75% da água consumida na cidade vem deste rio, que recebe 11 córregos.

Problema ambiental

A rede de abastecimento chega a 80% em Belém, mas somente 4,5% da descarga domicilar está conectada à rede coletora, o que provoca o descarte inadequado des dejetos em 14 bacias que abastecem a cidade, 11 delas ligadas ao rio Guamá.

Clima

Uma tempestade se aproximando da cidade
O clima em Belém é quente e úmido, tipicamente equatorial, influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes. O índice pluviométrico é de 2889 mm(ano). As incontáveis mangueiras existentes nas ruas da cidade ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes de julho a novembro, quando a temperatura pode chegar a 35 graus, porém, a temperatura média anual é de 26 °C. Além de aliviar o calor, as mangueiras ornamentam a cidade e fazem a delícia dos amantes da manga, já que em janeiro e fevereiro, época da safra, Belém é inundada pelo fruto, sendo assim conhecida como "Cidade das Mangueiras."

Demografia

Panorama da região central da cidade
Belém, com uma população de 1.437.600 habitantes, é a 10ª cidade mais populosa do Brasil e a 2ª da região Norte. A cidade possui o maior IDH (índice de desenvolvimento humano) entre as cidades do norte e, nos últimos anos, vem se verticalizando de forma acelerada, pelo fato de não haver mais áreas horizontais, levando investimentos para sua região metropolitana. A cidade tem o 5º metro quadrado mais caro do País.

Estimativa Populacional da RMB (Região Metropolitana de Belém) - IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
1950 - 242.000
1955 - 303.000
1960 - 378.000
1965 - 477.000
1970 - 601.000
1975 - 726.000
1980 - 827.000
1985 - 966.000
1990 - 1.129.000
1995 - 1.393.000
2000 - 1.748.000
2010 - 2.335.000

Religião

Círio de Nossa Senhora de
Nazaré, uma das maiores
celebrações religiosas do mundo
Belém se destaca pela grande diversidade de religiões, assim como pela liberdade de escolha e pela tolerância. É possível encontrar, em toda parte da cidade, pessoas adeptas das mais diversas religiões, como o espiritismo e o protestantismo. Também estão muito presentes as religiões afro-brasileiras trazidas da África pelos escravos. Há ainda manifestações de muitas outras religiões, vindas dos mais diversos lugares do mundo, como o islamismo, o judaísmo, o neopaganismo ou o mormonismo.





Católicos

Catedral Metropolitana de Belém
A maior parte da população é católica e o município sedia o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de fiéis. O Círio, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior festa cristã do país e a maior procissão católica do mundo, sendo celebrada desde 1793, no município de Belém do Pará. Atualmente as manifestações de devoções religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se: romaria fluvial, romaria rodoviária, moto-romaria, transladação, procissão do Círio, o Círio propriamente dito e o recírio. A capital paraense possui inúmeras igrejas, capelas e santuários, dos quais destacam-se:
Igreja Nossa Senhora da Graça (Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana de Belém)
Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
Santuário de Fátima
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora da Trindade
Igreja Santo Antônio
Igreja Santo Alexandre
Capela de Santo Antônio
Capela de São João Batista
Capela Nossa Senhora da Graça

Evangélicos

Belém vem cada vez mais sendo marcada por outros movimentos religiosos, bastante distinto de outras épocas, quando o Brasil era predominantemente católico. Tal movimento é conhecido como Movimento Pentecostal ou simplesmente pentecostalismo. No início do século XX, dois missionários oriundos da Igreja Batista Sueca, Daniel Berg e Gunnar Vingreen, desembarcaram na terra paraense, fundando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a maior igreja evangélica do Brasil. Belém se tornou o berço da doutrina pentecostal evangélica. Já foi palco de grandes eventos evangélicos. Depois do catolicismo, esta é a segunda religião mais praticada na cidade e possui um grande números de Igrejas Evangélicas, dentre as quais as principais são: Assembleia de Deus, tendo sua fundação nacional primeiramente em Belém, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Batista, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Outras

Também estão presentes na cidade a Igreja Universal do Reino de Deus, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Adventista do Sétimo Dia e Testemunhas de Jeová.

Política Administrativa da Região Metropolitana de Belém

Orla do distrito de Icoaraci
Criada por lei complementar federal em 1973 (alterada em 1995) e em 2010, a Região Metropolitana de Belém (RMB), com 2.133.975 habitantesIBGE/2009, compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Isabel do Pará. A RMB é a 179ª maior área metropolitana do mundo, a maior da região norte e uma das cinco maiores regiões metropolitanas brasileiras.

Área do Entorno

Cidades próximas como Castanhal, Abaetetuba e Barcarena encontram-se sob influência direta de Belém, sendo que as duas primeiras já ultrapassaram a marca de cem mil habitantes. A região do "Entorno de Belém", que compreende municípios em um raio de até 60 quilômetros a partir da capital paraense, apresentando integração contínua, com uma população que se aproxima de 3 milhões de pessoas, incluindo a região metropolitana.

Subdivisões

Bairros

A capital paraense possui oficialmente 71 bairros, distribuídos em 8 distritos administrativos.

Distrito Administrativo de Belém (DABEL)
Distrito Administrativo do Bengui (DABEN)
Distrito Administrativo do Entroncamento (DAENT)
Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA)
Distrito Administrativo de Icoaraci (DAICO)
Distrito Administrativo de Mosqueiro (DAMOS)
Distrito Administrativo de Outeiro (DAOUT)
Distrito Administrativo da Sacramenta (DASAC)

Economia


Atividades Econômicas em Belém - (2012)
A economia de Belém baseia-se primordialmente nas atividades do comércio, serviços e turismo, embora seja também desenvolvida a atividade industrial com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras. A cidade conta com os portos brasileiros mais próximos da Europa e dos Estados Unidos (Belém, Miramar e Outeiro), sendo que o Porto de Belém é o maior movimentador de containers da Amazônia. Com a revitalização dos distritos
Porto com o Mercado Ver-o-Peso ao fundo.
industriais de Icoaraci e Ananindeua, a implantação da Hidrovia do Tocantins e com a chegada da Ferrovia Norte-Sul, a cidade aguarda um novo ciclo de desenvolvimento. O Círio de Nazaré, a maior procissão cristã do planeta, movimenta a economia da Cidade. No período há aquecimento na produção industrial, no comércio, no setor de serviços e no turismo. A cidade começa a explorar o mercado da moda, com os eventos Belém Fashion Days (está entre os 5 maiores eventos de moda do País) e o Amazônia Fashion Week (maior evento de moda da Amazônia).

Centros comerciais

Grande porte (mais de 25.000 m² de ABL - área bruta locável)
Shopping Bosque Belém - 60 mil m² de ABL (com expansão para 90 mil m²)
Castanheira Shopping Center - 40 mil m² de ABL
Shopping Pátio Belém - 36.268 m² de ABL
Boulevard Shopping Belém - 35 mil m² de ABL
Parque Shopping Belém - 28 mil m² de ABL
Pequeno e médio porte
IT Center
Galeria São Pedro
Shopping São Brás
Small Shopping

Principais mercados municipais


Mercado do Ver-o-Peso (1688): é a maior feira livre da América Latina e também o símbolo de Belém e sua maior atração turística. Localizado na área da Cidade Velha e diretamente às margens da baía do Guajará, abastece a cidade com produtos alimentícios do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi eleito entre as 7 Maravilhas do Brasil. O posto fiscal criado em 1688 no porto do Piri que, a partir de então, foi popularmente denomindo lugar de Ver-o-Peso, deu origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazônia, arrecadando-se os impostos correspondentes.
Mercado de São Brás (1911): na Praça Floriano Peixoto, próximo à antiga "Estação de Ferro de Bragança", foi construído na primeira década do século XX, em função da grande movimentação comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança. Na mesma época, o intendente Antônio Lemos estabeleceu uma política para descentralizar o abastecimento da cidade, até então o Ver-o-Peso. O abastecimento começou a ser expandido para os bairros, a exemplo do que ocorreu em São Brás. O mercado de São Brás foi inaugurado no dia 21 de maio de 1911, em estilo art nouveau e neoclássico. Em suas dependências, funcionam lojas de artesanato, produtos agrícolas, domésticos e vestuário.

Turismo




Praça do Relógio
Belém, conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos. A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil, gerando uma excelente oportunidade para investimentos turísticos e está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil.

Principais atrações turísticas


Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré - A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira. Sua história, seu simbolismo e sua importância religiosa exercem uma profunda influência no imaginário religioso paraense. Elevada no dia 31 de maio de 2006 à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, passou a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém.

Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari
Bioparque Amazônia – Crocodilo Safari

Bondinho de Belém
Bondinho de Belém

Complexo Feliz Lusitânia - Localizado no bairro da Cidade Velha, faz parte do centro histórico revitalizado. O complexo contempla a Catedral Metropolitana de Belém, praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Corveta Museu Solimões, Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre (onde encontra-se a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará, considerado um dos mais belos do Brasil).

Complexo Feliz Lusitânia

Complexo Ver-o-Peso - Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das 7 maravilhas do Brasil.
Complexo Ver-o-Rio - Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação da natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.

Complexo Ver-o-Peso
Estação das Docas – É um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação, como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés. Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém.
Estação das Docas
 Espaço São José Liberto – Era um antigo presídio da capital. Em 2002 deu lugar ao Espaço, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão e uma capela. Hoje, o local é referência para o mercado joalheiro paraense por conta das jóias em ouro e gemas produzidas pelo talento dos ourives e designers paraenses.
  Espaço São José Liberto
FOTO: IGAMA/DIVULGAÇÂO

Estádio Olímpico do Pará - Com capacidade para 45.007 torcedores, foi inaugurado em 1978 e reformado em 2002. Recebeu dois jogos da seleção brasileira (1997 e 2005) e o público recorde foi de 65.000 pessoas (11 de Julho de 1999) no jogo do Clube do Remo e Paysandu Sport Club, antes da reforma. Desde 2002, é realizado no Mangueirão o GP Brasil Caixa de Atletismo, atraindo grande público. Detém o maior público já registrado nesta modalidade na América Latina.
Estádio Olímpico do Pará

Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Com uma área total de 64.000m² e 25.000m² de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico, o HANGAR está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para qualquer tipo de evento, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições.
 

Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves

Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
  
Mangal das Garças - Localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², no entorno do Arsenal da Marinha.

Parque Ecológico Mangal das Garças / Divulgação
Mangal das Garças

Orla de Icoaraci – Situada no Distrito de Icoaraci, distante aproximadamente 20 km do centro, encontram-se bares e restaurantes, áreas de lazer e feiras de artesanato. O distrito destaca-se como importante polo de artesanato em cerâmica.
Orla de Icoaraci
Orla de Icoaraci
Palácio Antônio Lemos - Hoje é sede da prefeitura
Prefeitura de Belém (Palácio Antonio Lemos)

Palácio Lauro Sodré - Sede do Museu do Estado do Pará desde 1994.

Frente do Palácio Lauro Sodré
Parque da Residência - Residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT)do estado do Pará.
No detalhe, o palácio dos governadores ao fundo. Ao lado todo em madeira o restaurante, originalmente construído para o casamento da filha de um dos últimos governadores a morar no espaço.
 Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi - Criado em 6 de outubro de 1866, é a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica e referência mundial na Amazônia. O Parque Zoobotânico está situado no centro urbano de Belém, com uma área de 5,2 hectares. É o mais antigo do Brasil no seu gênero.

Planetário Sebastião Sodré da Gama - O primeiro planetário do norte e considerado um dos mais modernos do país.


Praça Batista Campos



Theatro da Paz – Inspirado no Teatro alla Scala de Milão, é o maior e mais antigo da Amazônia, construído em 1878 com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha. É considerado um dos mais luxuosos do Brasil.

Interior do Theatro da Paz

Infraestrutura

Educação

Belém, juntamente com Manaus, possui as melhores instituições de ensino da região norte. [carece de fontes]

Universidades/Faculdades

Biblioteca Central Clodoaldo
Beckmann da Universidade
Federal do Pará (UFPA)
A UFPA foi a melhor Universidade Pública da região Norte entre 2005 e 2007 (categorias: Destaque Regional/ As melhores por área de conhecimento = Ciências da Natureza). e o CESUPA é a instituição privada de ensino superior da Região Norte mais bem posicionada no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) em 2008, novo indicador criado pelo MEC para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior de todo o país. (O CESUPA desponta na primeira colocação do IGC entre os estados da região Norte.). Dentre as diversas universidades/faculdades presentes em Belém, destacam-se:

Públicas

Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA)
Instituto Federal do Pará (IFPA)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Universidade de Taubaté (Fora de sede - EAD) [43]

Privadas

Faculdade Pan Amazônica (FAPAN)
Centro de Educaçao da Amazonia (CEAMA)
Centro Universitário do Pará (CESUPA)
Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ)
Faculdade de Belém(FABEL)
Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ)
Faculdade do Pará (FAP)
Faculdade Estudos Avançados do Pará (FEAPA)
Faculdade Ideal (FACI)
Faculdade Integrada Brasil-Amazônia (FIBRA)
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM)
Appa Associação Proativa do Pará (Ingrithi,Mylle)-(APPA)
Universidade da Amazônia (UNAMA)
Universidade Paulista (UNIP)
Faculdade Unibrasm - Sustentavel dos municipios(unibrasm)
[editar] Bibliotecas públicas
Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará
Biblioteca Clara Galvão
Biblioteca Irmãos Guimarães
Biblioteca Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN)
Biblioteca Municipal Avertano Rocha
Biblioteca Pública Arthur Vianna (1871)

Estrutura Urbana

Transporte

Aeroporto Internacional de Belém

Aeroporto Internacional de Belém
Aeroporto Internacional de Belém - distante 12 km do centro, o sítio aeroportuário possui uma área de 5.615.783,22 m² e transformou-se em um exemplo do padrão que a Infraero implementa em seus aeroportos. Atualmente o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, como é tradicionalmente denominado, opera com a capacidade de atender a demanda de 2,7 milhões de passageiros por ano, numa área construída de 33.255,17 metros quadrados, e é responsável pelo incremento do turismo na região, escoamento da produção e captação de novos investimentos. Conta com uma arquitetura futurista, projetada para aproveitar a iluminação natural do ambiente e tem seu interior ornamentado com plantas da região amazônica que se encontram cercadas por uma fonte capaz de imitar o barulho das chuvas que caem todos os dias na região. Possui estacionamento para aeronaves com 11 posições e 700 vagas para veículos; o movimento operacional em 2007 foi de 2.119.552 passageiros, conforme dados cedidos pela Infraero.
BelemInt
Aeroporto Júlio Cesar
Aeroporto Júlio Cesar - avenida Senador Lemos s/n
Aeroclube do Pará - avenida Júlio César
Terminal Rodoviário Hildegardo da Silva Nunes
Terminal Fluvial - avenida Marechal Hermes
Ferry-Boat (Belém-Marajó)
Terminal Turístico da Estação das Docas - avenida Boulevard Castilhos França


Cultura




Centros históricos

Igreja de Santo Alexandre na Cidade Velha
Cidade Velha - conhecido como Centro Histórico de Belém, o local tem como característica principal a herança arquitetônica do período Brasil Colônia. O bairro é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século XVI. Na Cidade Velha surgiu a primeira rua de Belém, a rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé e onde se encontram bares e restaurantes antigos e simples. Outro lugar famoso do bairro é a Praça do Relógio, onde se localiza um relógio inglês levantado na década de trinta, com seus 12 metros de altura. Nela também está localizada a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, igreja das Mercês, o prédio da prefeitura, o complexo Feliz Lusitânia e o Mangal das Garças.
Engenho Murucutu - Ruínas do antigo engenho de cana-de-açúcar próspero, movido a vapor, que contava com muitos escravos. Foi destruído à época da Cabanagem, construído no século XVIII. Destaca-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição 1711, em estilo neoclássico, cuja construção é atribuída a Antônio José Landi.

Museus

Museu Paraense Emílio Goeldi
Corveta Museu Solimões
Museu das Onze Janelas (artistas brasileiros do século XX)
Museu da Primeira Comissão Demarcadora de Limites
Museu da Santa Casa de Misericórdia
Museu da Universidade Federal do Pará
Museu de Gemas do Pará
Museu de Artes de Belém
Museu de Arte do CCBEU
Museu de Artes Populares
Museu de Arte Sacra
Museu do Círio
Museu do Estado do Pará
Museu do Forte do Presépio
Museu do Judiciário
Museu Naval da Amazônia
Museu do Navegação
Museu do Porto de Belém

Culinária

Hoje, pode-se dizer que a cidade é uma das capitais gastronômicas do mundo[carece de fontes]. A Belém gastronômica é um interessante caldeirão de misturas étnicas. A comida indígena paraense – única, verdadeiramente brasileira, segundo o filósofo José Arthur Gianotti - tem sabores africanos, portugueses, alemães, japoneses, libaneses, sírios, judeus, ingleses, barbadianos, espanhóis, franceses e italianos. Os povos que chegaram à capital se encantaram com a cozinha nativa e, aos poucos, foram incorporando seus ingredientes. A culinária belenense tem forte influência indígena. Possui pratos típicos como: pato no tucupi com jambu, o tacacá, a maniçoba, entre outras delícias como o açaí. Há quem diga que o sabor dos peixes e das frutas é realmente diferente. Os elementos encontrados na região formam a base de seus pratos. Com mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais podem ser encontradas no Ver-o-Peso, feiras livres, mercados e supermercados do município; elas são responsáveis diretas pelo sabor das sobremesas que enriquecem a mesa paraense. Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá.

 Principais mercados municipais

Ver-o-Peso
  • Mercado do Ver-o-Peso (1688): é a maior feira livre da América Latina e também o símbolo de Belém e sua maior atração turística. Localizado na área da Cidade Velha e diretamente às margens da baía do Guajará, abastece a cidade com produtos alimentícios do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi eleito entre as 7 Maravilhas do Brasil. O posto fiscal criado em 1688 no porto do Piri que, a partir de então, foi popularmente denominado lugar de Ver-o-Peso, deu origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazônia, arrecadando-se os impostos correspondentes.
    Mercado de São Brás
  • Mercado de São Brás (1911): na Praça Floriano Peixoto, próximo à antiga "Estação de Ferro de Bragança", foi construído na primeira década do século XX, em função da grande movimentação comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança. Na mesma época, o intendente Antônio Lemos estabeleceu uma política para descentralizar o abastecimento da cidade, até então o Ver-o-Peso. O abastecimento começou a ser expandido para os bairros, a exemplo do que ocorreu em São Brás. O mercado de São Brás foi inaugurado no dia 21 de maio de 1911, em estilo art nouveau e neoclássico. Em suas dependências, funcionam lojas de artesanato, produtos agrícolas, domésticos e vestuário.

Esporte

Futebol

Sede náutica do Clube do Remo.
Os principais clubes de futebol são Clube do Remo e Paysandu Sport Club, conhecidos por sua rivalidade. Outro tradicional clube de futebol do Pará é a Tuna Luso Brasileira, fundada pela comunidade portuguesa de Belém. Também existem outros grupos menores que disputam o campeonato, como o Abaeté Futebol Clube, o Clube Municipal Ananindeua, o Águia de Marabá Clube e o Castanhal Esporte Clube.

Remo contra Paysandu é o clássico da cidade de Belém, conhecido como Re-Pa; estes dois clubes se confrontam desde 10 de junho de 1914 (Remo 2 a 1) . Nenhum outro clássico do Brasil foi jogado tantas vezes quanto este, com mais de 700 edições, sendo considerado o maior clássico da região Norte do Brasil.

Grand Prix de Atletismo

Estádio Olímpico do Pará
O Grand Prix Brasil de Atletismo, em Belém, é realizado desde 2002 no Estádio Olímpico do Pará. Em 2004, Belém reuniu cerca de 42.640 pessoas no Mangueirão, batendo o recorde de público em competições de atletismo na América do Sul. Entre os brasileiros que estiveram em Belém destacam-se Jadel Gregório, um dos melhores do mundo no salto triplo; Maurren Higga Maggi, estrela nacional do salto em distância; Fabiana Meurer, uma das revelações do salto com vara no circuito internacional; os fundistas Hudson de Souza e Fabiano Peçanha, presentes em Belém desde 2003; e Sandro Viana, Vicente Lenilson, André Domingos e Sabine Heitling, que competem nos 3 mil metros com obstáculos. Jadel Gregório é campeão pan-americano, vice-campeão mundial e dono da melhor marca mundial entre os triplistas em atividade, com 17,90 metros. Maurren foi medalha de prata no Mundial Indoor de Valência, em março, e é recordista sul-americana da prova, com 7,26 metros e entre os atletas internacionais, os norte-americanos, J. J. Johnson (100 m e 200 m) e Joel Broen (110 m com barreiras); o queniano Julius Nyamu (3000 m com obstáculos); o cubano Osniel Tosca (salto triplo); os jamaicanos Maurice Wignall (110 m com barreiras); e Sheri-Ann Brooks (100 m e 200 m). Alguns dos principais destaques são a norte-americana Sheena Tosta, número dois do mundo em 2007 nos 400 m com barreira, e a cubana Yumisleidi Cumba, atual campeã olímpica do arremesso de peso.

Rallye du Soleil

Todo o ano Belém recebe o Rallye du Soleil, uma das mais importantes regatas do iatismo mundial.

Moda

Belém ganha seu espaço no ramo da moda com dois grandes eventos nacionais: o Belém Fashion Days, que hoje está entre os 5 maiores eventos de moda do País, e o Amazônia Fashion Week, o maior evento da Amazônia, onde a moda percorre por uma semana os principais pontos turísticos da cidade. Merece destaque também a produção de joias.

Nos dias 29 e 30 de outubro de 2009, o III Salão do Brasil em Paris teve mais de 50 expositores. Entre os produtos brasileiros que franceses e visitantes de outros países viram no Salão estavam as joias do Pará, criadas e produzidas por profissionais do Polo Joalheiro/Espaço São José Liberto.

Eventos


Por ser a cidade mais antiga da Amazônia e com todas as condições infraestruturais, como o Aeroporto Internacional de Belém, considerado um dos mais modernos e terminal de uma das maiores malhas aéreas do país, com inúmeras ligações nacionais e para o exterior, Belém é palco de grandes eventos da Amazônia, desde eventos municipais até internacionais. A cidade está entre as 5 cidades brasileiras mais citadas para a realização de grandes eventos, de acordo com pesquisa nacional feita pelo SEBRAE/FBC&VB (2002), possuindo, além da gastronomia, diversas atrações de lazer e turismo na Região Metropolitana.

A capital possui grandes eventos fixos locais, como é o caso do Círio de Nazaré (anual e maior evento religioso do país), Feira Amazônica do Livro (a 4ª maior feira do gênero no país - anual, com 350 mil participantes), Supernorte (anual, o maior evento empresarial do Norte do país – 45 mil participantes), a FITA - Feira Internacional de Turismo da Amazônia (18 mil participantes), Belém Fashion Days (está entre os 5 maiores eventos de moda do País) e o Amazônia Fashion Week (maior evento de moda da Amazônia), dentre outros.

A cidade conta atualmente com o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, atualmente um dos maiores do Brasil e o maior da Amazônia, para a realização de diversos tipos de eventos, o CENTUR, o maior centro de debates e manifestações culturais do norte do Brasil, inclusive esportivos no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), um dos mais completos do país, passando pelos espaços multiusos em diversos hotéis, centros particulares e espaços administrados pelo setor público.
 
 Folclore




O folclore é uma das manifestações mais ricas da cultura popular.
As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará dão ao turista a idéia perfeita da magia amazônica e da força vibrante das raízes culturais do homem da região.
Os grupos folclóricos mostram coreografias diferentes e roupas coloridas típicas, que dão um toque de originalidade aos dançarinos e tocadores. Os ritmos envolventes e as danças do carimbó, siriá e lundu seduzem até o turista mais comportado.
Durante o ano todo é possível assistir e participar dessas festas populares, como o Boi-bumbá, a Marujada e o Çairé. Todos esses espetáculos, com muita música e dança, são marcados pela tradição, pela alegria e pelo orgulho de ser paraense.

Fundação de Belém do Pará - Jornada de Francisco Caldeira de Castelo Branco em 1616

Capitão Francisco Caldeira Castelo Branco (1616). Aquarela de João Affonso do Nascimento, 1915. Coleção de Obras Raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Belém.
Capitão Francisco Caldeira
Castelo Branco (1616).
Aquarela de João Affonso do
Nascimento, 1915. Coleção de
Obras Raras da Biblioteca Pública
Arthur Vianna, Belém.
Francisco Caldeira Castelo Branco foi um navegador, explorador e administrador colonial português.
Foi capitão-mor no Rio Grande do Norte, de 1612 a 1614, e na Bahia, de 1615 a 1618.
Partiu de São Luís no Maranhão a 25 de Dezembro de 1615, dia de Natal, após ter ajudado na conquista da capital maranhense, tendo como missão a conquista da boca do rio Amazonas. Chegaria à mesma a 12 de janeiro de 1616, quando as três embarcações que comandava chegaram à Baía do Guajará. Nascia Nossa Senhora ou Santa Maria de Belém do Grão-Pará e Castelo Branco, a futura Belém do Pará, que tem assim em Francisco Caldeira Castelo Branco seu fundador. Em homenagem ao dia de Natal do qual partiu de São Luís, Francisco baptizou o abrigo construido pela expedição de duzentos homens que com ele vinham, de Forte do Presépio de Belém.
Ficaria conhecido como o Descobridor e Primeiro Conquistador do Rio das Amazonas, segundo o historiador brasileiro Aníbal Barretto.




O historiador maranhense Ribeiro do Amaral apresenta e analisa a trajetória heróica do patrono da fundação da cidade de Belém, no Pará. Vários documentos são expostos e discutidos mostrando as motivações, a rota, as dificuldades, os avatares daquele que foi um desbravador. Apresentando não somente a faceta heróica do fundador como também suas idiossincrasias, Ribeiro do Amaral mostra as intrigas, as disputas de poder, a motivação para desalojar os aventureiros holandeses e franceses da costa norte do Brasil e anexa cartas, mapas, documentos fidedignos que muito servirão para os estudiosos da capital paraense. Autor de obras como "O estado do Maranhão em 1896, Apontamentos para a História da Revolução da Balaiada na província do Maranhão", Ribeiro do Amaral escreveu este volume para as comemorações do tricentenário da fundação de Belém. O manuscrito permaneceu inédito durante quase um século e só agora, por iniciativa do Conselho Editorial do Senado, esta obra preciosa vem a lume.


Panorama da cidade de Belém

15 comentários:

Anônimo disse...

Ameei *-*' Me ajudou muito para o meu trabalho ><' Obrigadooo '-'

Unknown disse...

muito boa essa pesquisa, ótimo trabalho, Parabéns.

Unknown disse...

muito bom trabalho uma referência a todos os professores, alunos pesquisadores ou turistas que visitam nossa cidade.Parabéns

cclbdobrasil disse...

Obrigado Davi que bom que gostou!
Continue prestigiando nosso trabalho.

John Gois disse...

Gostei muito da apresentação, um pouco de tudo da cidade!

John Gois disse...

Alguem tira essa música de fundo, por favor, não dá pra ouvir os videos desse jeito!

Unknown disse...

exelente

cclbdobrasil disse...

Obrigado John Gois e Elyandro Lopes, continuem prestigiando e divulgando nosso trabalho.

Quanto à musiquinha de fundo, será retirada a pedido de John. Agradecemos pela sugestão e estaremos sempre abertos a novas sugestões para que possamos continuar melhorando nosso trabalho.

Antonio Praxedes disse...

Muito bom, pelo volume de informações, organização espacial e conteúdo. Nota dez.

Anônimo disse...

legal]]




Anônimo disse...

adreehgrgrfgyf6lbl~fxg


Unknown disse...

Parabenizo ao cclbdobrasil, por ter elaborado e postado, para todos que queiram enriquecer seus conhecimentos a respeito da fundação de nossa Cidade de Belém e conhecer como se deu o nascimento de Belém do Pará. Muito obrigada por ter ajudado minha neta Letícia da Costa Alves, na pesquisa para seu trabalho da Escola Madre Celeste-Tapajós.

cclbdobrasil disse...

Obrigado Iolanda Alves, fico muito sensibilizado e feliz com seu incentivo. Continue prestigiando o nosso trabalho e esperamos continuar ajudando sua netinha Letícia a fazer melhor seus deveres escolares.

cclbdobrasil disse...

Obrigado Antonio Praxedes, seu apoio é muito importante para continuarmos melhorando ainda mais nosso trabalho. Vocês todos é que são nota 10!! Obrigado novamente pelo apoio de todos!

Unknown disse...

muito bom mim ajudou bastante achei bem satisfatório.

Postar um comentário