FAMÍLIA NÓBREGA

Monte onde foi erguido o Castelo da Nóbrega


 Esta região era conhecida por Terra da Nóbrega ou Anóbrega o que acredita-se ser uma derivação do nome romano "Elaneobriga". (1) Uma das localizações propostas situa-se entre Ventozelo e Casais de Vide, nos limites entre os concelhos de Vila verde e Ponte da Barca.
Castro do "Castelo da Nóbrega"

A Terra da Nóbrega era uma das muitas circunscrições territoriais em que o país (Portugal) estava dividido para fins administrativos, dudiciais e militares, delimitadas quase sempre por acidentes geográficos O nome veio-lhe do altaneiro castro que lhe servia de reduto defensivo e que ficava no maciço rochoso de cota 775, sobranceiro ao lugar de Ventozelo na freguesia de Sampriz, atualmente chamado Castelo da Nóbrega, S. Miguel-o-Anjo ou de Aboim.

Este castro tem a primeira referência fidedigna no inventário dos bens do Mosteiro de Guimarães do ano de 1059, "Et ad radice castro Annofrice". Ourigo Ougiues, "o velho" avô de D. João de Aboim., levantou ou resconstruiu ali, no século seguinte, um castelo.


O nome Nobrega é de origem Portuguesa e significa em  português (Nóbrega): habitante do antigo distrito judicial Terra da Nóbrega. É variante do topónimo céltico Anlubriga, como se depreende de vários documentos dos séculos XI a XIII.
- Charles Messias Nobrega

No Brasil existem dois nobregas, sendo os "da Nóbrega" e os "nobregas". O primeiro vindo de Pernambuco e o segundo da Paraíba





7 comentários:

Anônimo disse...

meu nome tem nobrega kakakakaka

Anônimo disse...

QUERO SABER DA FAMÍLIA ESTER NOBREGA da cidade de Princesa Isabel/ ESTADO PARAÍBA

Rose Nóbrega disse...

Sou Rose Nóbrega, minha bisa era indígena da Tribo dos Tabajaras, do Norte e meu avô era português, dos Nóbregas e do Rio Grande do Norte.Legal.

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre a família da Antônio Emídio da Nóbrega.

Anônimo disse...

O meu bisavô se chamava Antônio Nóbrega e muitos da família até hoje (seus descendentes) se chamam Antônio

Anônimo disse...

Antônio Nóbrega, da cidade de Souza na Paraíba deve ter nascido entre os anos de 1880 a 1890

Marli Nóbrega disse...

Sou Marli de Medeiros NÓBREGA, de Ipueira RN. Minha cidade tem muita gente da família. Gostaria de saber sobre a chegada/vinda do primeiro Nóbrega para o Brasil.


Grata!
Marli Nóbrega ( 84) 999747551

Postar um comentário