O Deportivo da Corunha, que tem por nome oficial Real Club Deportivo de La Coruña, é um clube de futebol galego fundado em 1906 na cidade da Corunha ao Noroeste da Galiza. Joga actualmente na Primeira divisão da Liga Espanhola de Futebol, depois de ter descido em 2011 e ter sido campeão da Segunda em 2012.
História
O Deportivo da Corunha nasce em 1906, com o nome oficial de Club Deportivo de la Sala Calvet, um dos ginásios que existiam na cidade na época. As primeiras partidas foram jogadas no chamado Corralón da Gaiteira, até a criação do primitivo campo de Riazor em 1909. No mesmo ano, o Rei Afonso XIII aceita a presidência de honra do clube, que passa denominar-se Real.
O Deportivo participa do primeiro campeonato da Liga celebrado em 1929, no primeiro grupo da segunda divisão. Permaneceria nesta categoria até conseguir o acesso a primeira divisão na temporada 1940-1941, ficando em quarto em sua primeira participação nesta categoria, e seu goleiro, Juan Acuña, sendo o goleiro menos vazado da competição.
A inauguração do novo estádio de Riazor, em 1944,
foi o início da queda do clube novamente a Segunda Divisão. Depois de
sucessivas quedas e ascensões, o Deportivo sagra-se vice-campeão da Liga
na temporada 1949-50. Permanece o clube na Primeira Divisão até a temporada 1956-57, quando receberia a fama de equipe elevador por suas contínuas ascensões e quedas.
Desde a temporada 1972-73 até a 1991-92 o Deportivo não soube o que era jogar na Primeira, chegando inclusive a disputar uma temporada da terceira divisão, a 1974-75. Após a constituição em Sociedade Anónima Desportiva (1992), as contratações dos brasileiros Bebeto e Mauro Silva, na temporada 1992-93, supuseram o nascimento do que veio a se chamar Súper Depor, que esteve a ponto de conseguir sua primeira liga na temporada seguinte: um penalti mal sucedido batido pelo sérvio Miroslav Đukić no último minuto da partida que fechava o campeonato deu o título ao FC Barcelona. Não obstante, esta temporada passou a história como a primeira em que o Deportivo jogou um competição continental: a Copa da UEFA.
Na Temporada 1993/1994 , o Deportivo alcança a marca de melhor defesa da história da Liga Espanhola em uma única temporada, quando levou apenas dezoito gols .
O primeiro título, uma Copa do Rei, se conseguiu em Madri, em 1995, numa partido disputada em dois atos devido a uma grande chuva. A equipe era treinada por Arsenio Iglesias, sendo seus jogadores-chaves Cláudio, Aldana, Fran, Mauro Silva e Bebeto. Em três anos, de 1994 a 1996, o clube obteve um vice-campeonato e três terceiros lugares na Liga, além de uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.
Depois de seis participações na Copa da UEFA e uma na desaparecida Recopa Européia, o Deportivo levanta sua primeira taça de Campeão da Liga Espanhola na temporada 1999-2000, a primeira equipa da Galiza em o conseguir, com Songo'o, Djalminha, Fran, Mauro, Donato, Naybet e Makaay como protagonistas e Javier Irureta como treinador.
O Deportivo jogou a Copa da UEFA em 2008
A partir daí, se passaram cinco anos de grande sucesso na Liga dos Campeões da UEFA, onde time galego ganhou ao Arsenal, Bayern, Juventus, Milan ou Manchester United. O time chegou até as semifinais do torneio após golear 4x0 ao AC Milan de Dida, Cafú, Nesta, Maldini,Rui Costa, Gattuso, Pirlo, Seedorf, Kaká, Shevchenko, Tomasson ou Inzaghi
em uma noite histórica que ficará gravada na memória da torcida
deportivista. O clube consegue também dois novos vice-campeonatos da
Liga e uma nova Copa do Rei em 2002, numa final disputada no Estádio Santiago Bernabéu contra o Real Madrid, no dia em que o clube merengue celebrava seu centenário.
0 comentários:
Postar um comentário