Almeida (família)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almeida (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e no Brasil.O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal , dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Thereza com quem teve um filho chamado Soeiro Paes Amado.
Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pays, filha de Payo Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Payo Guterres Amado.
Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o titulo de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Payo Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Payo Guterres Amado. Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímico, ou seja, sua origem indica um local.
Fonte: Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II, Autor: Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Biblioteca Nacional de Portugal CDU 929.52(469).
João Rodrigues de Sá, senhor de Matosinhos, cantou os Almeidas, em versos:
Nas d'ouro seis arruelas
Em seus escudos pintados
Do sangue honrados prelados
Sempre vimos dentro nelas
E outros leigos d'estados
D'Almeida que já fez cumes
Deu e ajuda dá lumes
D'estado e de senhorio
Abrantes, Crato e quem Dio
Viu desbaratar os rumes
Em seus escudos pintados
Do sangue honrados prelados
Sempre vimos dentro nelas
E outros leigos d'estados
D'Almeida que já fez cumes
Deu e ajuda dá lumes
D'estado e de senhorio
Abrantes, Crato e quem Dio
Viu desbaratar os rumes
ORIGEM DO SOBRENOME ALMEIDA
Brasão da família Almeida |
A família Almeida se origina na nobreza portuguesa. O primeiro a receber o nome, e portanto o fundador da família, foi Payo Paes Guterres, que na época de Sancho 1º (1154-1211) 2º Rei de Portugal, tomou dos árabes em Riba Coa, o Castelo de Almeida e o recebeu como feudo D’ EL Rei. A família Almeida, portanto, tem origem na família hispânica Gutierrez.
Ele o legou aos seus descendentes que, após sua morte, tomam o nome deste castelo como sobrenome de família, que aparece pela 1ª vez na história européia, em 1258, com João Fernandes de Almeida, que fundou a Vila de Almeida no Concelho de Mangualde, antigamente Termo de Azurara da Beira.
Almeida é um nome árabe composto de 2 palavras:
al = significa o, a, os, as
majíd = significa glorioso
Almajíd, ao longo do tempo, evoluiu para Almaída, Almaida e Almeida.
Gutierrez
Goterriz, Guteres, Gútrez, Gutrez, Gutérrez, Guterrez, Gottreich, Baltériz, Balteriz, Baldériz, entre outros como a forma inglesa “Goodrich”. Todos pertencentes à mesma família, cuja origem está nos judeus perseguidos pelos visigodos, povo de origem germânica que emigrou do leste europeu.
Dentre os visigodos na Espanha, havia forte presença judaica: “Em todos os eventos, os judeus estavam na Espanha juntamente com os romanos antes de 409; e cerca de um século depois, quando havia apenas um reino visigodo na Espanha, os judeus lá estavam, distribuídos ao longo do país em numerosas congregações, como antítese aos cristãos bárbaros, celebrando seus próprios Sábados, e festivais, circuncidando seus filhos, solenizando o casamento segundo o costume judaico, e observando estritamente as leis dietéticas, e até mesmo ocasionalmente convertendo escravos pagãos ao Judaísmo.” (Dr. Julius Fust, “Do Oriente”)
Com a invasão dos visigodos, os judeus foram brutalmente perseguidos, e forçados a se converterem, e a abandonarem sua fé. “Aqueles que permaneceram judeus apesar de todo o seu sofrimento [o rei dos visigodos] interditou a celebração da Páscoa, dos Sábados, e de outras festas… se tornariam escravos e perderiam suas posses…. [mas] obteriam sua liberdade caso se convertessem.” (ibid)
As famílias Gutierrez e Almeida (na realidade, a mesma família), portanto, estão entre as primeiras famílias de origem ibérica a se tornarem cripto-judias, perdendo sua identidade.
INÍCIO DA GENEALOGIA
Felgueiras Gayo em seu Nobiliário de Famílias de Portugal, dá a origem dos ALMEIDAS, em Payo Paes Guterres, fundador do Morgado de Tibães, Rico Homem do Conde Henrique da Borgonha, (1035-1114), casado com Teresa, (falecido em 1130), filha de Afonso VI, Rei de Leão e Castela, de quem recebe o título de Conde de Portugal. Esse Payo Guterres, Senhor do Castelo de Leiria, casado com Moninha Dama da Rainha Dona Teresa, tem um neto, Payo Guterres, Senhor do Castelo de Almeida que ele conquistou dos árabes em Riba Coa, ao tempo de Sancho I, (1154-1211 = 2º Rei de Portugal) e que legou aos seus descendentes, que tomaram do nome deste Castelo o sobrenome de família ALMEIDA. João Fernandes de Almeida é o primeiro a aparecer na história com esse sobrenome nas Inquirições de 1258, pois fundou no termo de Azurara da Beira, hoje Concelho de Mangualde, nas terras da Herdade da Cavalaria que recebera com muitos privilégios d’El Rei Sancho I, a vila de ALMEIDA, entre 1223 e 1245. João Fernandes de Almeida é filho de Fernão Canelas que era Senhor das Quintas de Pinheiro e Canelas. Seu neto, Lourenço Anes de Almeida, foi Alcaide-Mor de Linhares e Castelo Novo. Há, também, Fernão Alvares de Almeida, Alcaide-Mor de Abrantes, aio dos filhos de D. João I, o Mestre de Avis, (1357-1433, 10º Rei de Portugal), seu filho, Diogo Fernandes de Almeida está sepultado na igreja de Sta. Maria do Castelo e seus descendentes recebem em 1476, o título deConde de Abrantes, extinto em 1530 e renovado entre 1645-1656 com Miguel de Almeida, que foi um dos 40 Fidalgos da Restauração dos Braganças, em 1640. Dos Condes de Abrantes, descende outro Diogo Fernandes de Almeida, Prior do Crato, cujo filho, Lopo de Almeida, tem entre seus descendentes: a Casa dos Condes de Avintes, cuja varonia Almeida se conservou até o 8º Conde de Avintes, e a Casa dos Condes de Assumar,sendo que o neto do primeiro Conde de Assumar, Pedro de Almeida, foi feito Vice Rei das Índias e recebe, em 1744, o título de Marquês de Castelo Novo, (onde fora Alcaide-Mor, Lourenço, que é neto de João Fernandes de Almeida, o primeiro Almeida) o título é, em 1748, mudado para Marquês de Alornapor ter, Pedro de Almeida, conquistado essa praça de guerra. A varonia Almeida se conserva até o neto do Marquês de Alorna. No Brasil tivemos Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, nascido a 17/10/l688, com 28 anos separou-se da família para vir ao Brasil, em 1717, como 3º governador da nova Capitania de São Paulo e Minas do Ouro. Tornou-se, em 1718, 2º Conde de Assumar, título herdado de seu pai e foi, mais tarde, Marquês de Alorna.
Geral
- Almeida Garrett, romancista, poeta e dramaturgo português. Foi também um político liberal
- Alfeu Adolfo Monjardim de Andrade e Almeida, político brasileiro
- António de Almeida Santos, político e estadista português
- António José de Almeida, estadista e político português
- Bruno de Almeida, músico e realizador norte-americano
- Clemente Manoel de Almeida, músico, compositor e político paulista
- Cristina Almeida, advogada e política espanhola
- Francisco António de Almeida, compositor e orgamista português
- Francisco de Almeida, nobre e estadista português, vice-rei da Índia Portuguesa
- Germano Almeida, advogado e autor cabo-verdiano
- Guilherme de Almeida, advogado, jornalista, "Príncipe dos poetas brasileiros".
- Helena Almeida pintora portuguesa
- Ibrahim de Almeida Nobre, jurista e grande orador brasileiro, herói e o "tribuno" da Revolução Constitucionalista de 1932
- João Ferreira de Almeida, pastor protestante português e tradutor da Bíblia
- Joaquim de Almeida, actor português
- José Américo de Almeida, escritor e político brasileiro
- José Ferraz de Almeida Júnior, pintor brasileiro
- José Sebastião de Almeida Neto, cardeal português e antigo patriarca de Lisboa
- Laurindo Almeida, guitarrista clássico brasileiro
- Leopoldo de Almeida, escultor português
- Lourenço de Almeida, nobre e explorador português
- Lúcia Machado de Almeida, escritor brasileiro
- Luciano Mendes de Almeida, bispo jesuíta brasileiro
- Luís de Almeida, diplomata angolano
- Luís de Almeida Portugal, 1.º conde de Avintes
- Manuel Antônio de Almeida, jornalista e escritor brasileiro
- Manuel de Almeida, padre e missionário jesuíta português
- Miguel Osório de Almeida, médico e cientista brasileiro
- Miguel Vale de Almeida, antropólogo português
- Nicolau Tolentino de Almeida, poeta satírico português
- Tácito de Almeida, advogado, escritor brasileiro
- Tancredo de Almeida Neves, estadista brasileiro
- Tomé Barbosa de Figueiredo Almeida Cardoso, diplomata português, poliglota e etimologista
- Vasco de Almeida e Costa, oficial naval português
- Vicente Almeida d'Eça, último governador português de Cabo Verde
- Helena Almeida, artista plástica portuguesa
Desportistas
- Alex Dias de Almeida, futebolista brasileiro.
- Antonio Gonzaga Almeida, known as Toninho Almeida, futebolista brasileiro.
- Daniel Moradei Almeida, futebolista brasileiro.
- Dermival Almeida Lima, futebolista brasileiro.
- Édson Andrade Almeida, futebolista brasileiro.
- Hugo Almeida, futebolista português.
- José Augusto de Almeida, futebolista português.
- José Carlos de Almeida, futebolista brasileiro.
- José Eduardo Bischofe de Almeida, futebolista brasileiro.
- Luciano Silva Almeida, futebolista brasileiro.
- Luís Carlos Almeida da Cunha, conhecido como Nani, futebolista português.
- Marcelo Luis de Almeida Carmo, futebolista brasileiro.
- Matías Almeyda, futebolista argentino.
- Paulo Almeida, futebolista brasileiro.
- Peter de Almeida, futebolista brasileiro.
- Robert da Silva Almeida, futebolista brasileiro.
- Rodrigo Juliano Lopes de Almeida, futebolista brasileiro.
- Vanderson Válter de Almeida, futebolista brasileiro.
Personagens fictícias
- Tony Almeida, personagem interpretado por Carlos Bernard na série televisiva norte-americana 24
Referências
- Notas
- Bliblioteca Nacional de Portugal
- Nobiliário de Famílias de Portugal, Índice H.G. 40102 V. II, Biblioteca Nacional de Portugal
- Bibliografia
3 comentários:
Eu também tenho o sobrenome Almeida
No dia de hoje me despertou uma curiosidade muito grande de saber a origem do sobrenome Almeida e estou muito orgulhosa de carregar esse sobrenome também!🥰❤️
Edionisoni de Almeida Vicente.
Pastor,Capelão, Músico.
Postar um comentário