MELGAÇO DO BRASIL

Melgaço (Pará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Melgaço do Pará
Bandeira de Melgaço
Brasão desconhecido
Bandeira de Melgaço Brasão desconhecido


 Hino de Melgaço
Aniversário 30 de dezembro
Fundação 1961
Gentílico melgacense
Prefeito(a) Adiel Moura de Sousa (PP)
(2013–2016)
Localização
Localização de Melgaço
Localização de Melgaço no Pará
Melgaço está localizado em: Brasil
Melgaço
Localização de Melgaço do Pará no Brasil
01° 48' 21.44" S 50° 43' 0.00" O
Unidade federativa  Pará
Mesorregião Marajó IBGE/2008 
Microrregião Portel IBGE/2008 
Municípios limítrofes Breves, Portel, Bagre, Gurupá e Porto de Moz
Distância até à capital Belém 290 km
Características geográficas
Área 6 774 km² 
População 24 808 hab. IBGE/2010
Densidade 3,66 hab./km²
Altitude 12 m
Clima equatorial
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,418 (PA: 144º) – muito baixo PNUD/2010
PIB R$ 46 682,827 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 2 595,08 IBGE/2008
Página oficial

Melgaço é um município situado do estado do Pará, especificamente no Arquipélago do Marajó a uma latitude 01º48'16" sul e a uma longitude 50º42'44" oeste, estando a uma altitude de 12 metros em relação ao nível do mar, possui uma área de aproximadamente 6774 km² e uma população estimada em 2010 de 24.808 habitantes, segundo o IBGE. Está oficialmente localizado na Amazônia Legal. 
Cidade de Melgaço (Pará)
Melgaço, no Pará, a cidade menos desenvolvida do país, é a mais populosa delas.

 

 

 

 


 

 

 

 

Geografia

Melgaço está localizada a 290 km, em linha reta, da capital do estado, Belém e possui acesso aéreo e fluvial, aproximadamente de 20 a 30 minutos de helicóptero, 6 a 8 horas de lancha e 12 a 16 horas de navio partindo da capital do estado.
Possui inúmeras ilhas com praias de água doce banhadas pelos rios Amazonas, Tajapuru, Laguna, Anapu, dentre outros em toda a sua extensão rural e urbana. Balneário da magnífica Baía de Melgaço, além da estupenda e vasta Floresta Nacional de Caxiuanã, a mais antiga da Amazônia Legal, onde se fundou a Reserva Nacional de Caxiuanã em 1961e onde foi instalada a Estação Científica Ferreira Pena e o Museu de história Emílio Goeldi, que foi inaugurado em 1993 com intuito de apoiar pesquisas regionais de interesse nacional e internacional. Devido à grande variedade de espécimes da fauna e flora amazônica de interesse social, científico e cultural acolhe turistas e pesquisadores dos quatro cantos do mundo o ano todo. Por isso, o município de Melgaço, possui parte de sua área enquadrada como unidade de conservação de uso sustentável pela Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço e pela Floresta Nacional de Caxiuanã.
  

Melgaço, município do Pará

Thumb
Melgaço
ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS HISTÓRICO 

A origem do município de Melgaço está relacionada com a fundação da aldeia de Maricuru, também chamada Guaricuru e Aricuru, pelo Padre Antônio Vieira, em data posterior a 1653. Em 1758, após a expulsão dos jesuítas, o governador Francisco Xavier de Mendonça, obedecendo a política adotada pelo Marquês de Pombal, que expulsava todos os jesuítas de Portugal e de suas colônias, e em cumprimento a uma determinação REAL, deixou Belém em direção ao rio Negro, para acertar os limites das terras dos reinos de Portugal e Espanha. E também cumprindo outra determinação, de 6 de junho de 1755, para que elevasse a Vilas todas as povoações que julgasse merecer essa elevação. Assim, deu à aldeia dos Guaricuru o predicamento de Vila, com a denominação de Melgaço. Deu-lhe o nome português de Melgaço, dentro da política de substituir as denominações indígenas por topônimos de Portugal. Com a divisão da Província do Pará, em Termos e Comarcas, nas sessões do Conselho do Governo, de 10 a 17 de maio de 1833, a vila de Melgaço constitui Termo de mesmo nome, ficando a lhe pertencer os territórios da vila de Portel, rebaixada para freguesia e aumentando, dessa forma, a jurisdição e a extensão do Município. Nessa ocasião, Melgaço era formado por áreas hoje pertencentes ao município de Breves. Em 1843, ocasião em que Portel foi restaurado como vila, pela Lei nº 110, de 25 de setembro, Melgaço perdeu o território daquele Município. Com a Resolução nº 200, de 25 de outubro de 1851, perdeu o predicamento de vila e passou a fazer parte da freguesia dos Breves, que havia recebido categoria de vila. Porém, o município não foi extinto de fato, o que somente aconteceu com a suspensão da Comarca, em 1852. Até a restauração do Município, em 1856, através da Lei nº 280, de 29 de agosto, Melgaço permaneceu como capela da freguesia dos Breves, sendo instalado em 12 de outubro de 1857. O Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, incorporou Melgaço aos territórios de Curralinho e Breves. Já pelo Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930, Melgaço foi incorporado a Portel. O Município restabeleceu sua autonomia pela Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961. Além do distrito-sede, o Município possui o distrito de Areias.



 CULTURA

A festividade de São Miguel Arcanjo, padroeiro do município, e a de São Francisco de Assis são as que mais se destacam em Melgaço. Nessas ocasiões, ocorrem festas dançantes, arraiais, procissões e feiras de artesanato e de comidas típicas. Nos meses de junho e julho, ocorre, com mais freqüência, a exibição de grupos de danças típicas, como bois-bumbás, quadrilhas e de "Dança do Japim". São realizados, ainda, o Festival do Peixe, no segundo domingo de julho, e o Festival da Mandioca. A igreja de São Miguel é considerada patrimônio de Melgaço. Apenas uma Biblioteca Pública funciona como equipamento cultural na cidade.

ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS 

LOCALIZAÇÃO

O município de Melgaço pertence à mesorregião de Marajó e a microrregião de Portel. A sede Municipal, apresenta AS seguintes coordenadas: 01º 48' 30" S e 50º 42' 45" W Gr. LIMITES Ao Norte - Municípios de Gurupá e Breves A Leste - Municípios de Breves e Bagre Ao Sul - Município de Portel A Oeste - Municípios de Porto de Moz e Gurupá

SOLOS

 
Os solos do Município são representados pelo Latossolo Amarelo distrófico textura média e Gley Pouco Húmico distrófico textura argilosa; Gleys eutrófico argilosa e aluviais eutróficos e distróficos textura indiscriminada; Areia Quartzosa distrófica e plintossolo distrófico textura indiscriminada.




VEGETAÇÃO 

A cobertura é representada pela Floresta Densa dos baixos platôs e pela Floresta Densa Aluvial com elevada presença de palmáceas, principalmente de açaí. Nas áreas deprimidas, com cotas mais baixas, encontram-se campos naturais e, ao longo das margens dos cursos d'água, domina a vegetação arbustiva das formações aluviais mais recentes.

PATRIMÔNIO NATURAL 

A alteração da cobertura vegetal observada em imagens LANDSAT-TM, no ano de 1986, era de 1,94%. Divide com o município de Portel, a Floresta Nacional de Caxiunã, oficialmente com 200.000 há (2.000 km²) TOPOGRAFIA A topografia de Melgaço se caracteriza por uma altimetria de cotas baixas e de variação inexpressiva, sendo na sede municipal, de aproximadamente 10 metros.

GEOLOGIA E RELEVO

 A estrutura geológica de Melgaço é bem simples, considerando-se que é constituída por sedimentos do Quaternário Antigo, e do Quaternário Recente representado pelos sedimentos aluviais. O relevo, consoante a geologia, é inexpressiva, por apresentar terraços altos e várzeas, inserindo-se no Planalto Rebaixado da Amazônia (do Baixo Amazonas), como unidade morfoestrutural.  

HIDROGRAFIA


Crianças manuseiam ostras na praia do Jambeiro, principal centro de entretenimento e atividades de lazer em Melgaço (a cerca de 300 km de Belém), a cidade com pior IDH do país
Alex Almeida/UOL

 A hidrografia do município de Melgaço é representada, ao Norte, pelo furo Tajapuru, que toma a direção NW-SE, indo interligar-se com uma série de furos que se dirigem, ora pela baía de Melgaço, ora para a baía das Bocas. O furo Tajapuru serve de limite Noroeste/Sudeste entre Melgaço e Breves e recebe como afluentes: os rios Preto e da Laguna, sendo esse o maior de todos. Ao Sul, o rio Anapu, limite com Portel, interliga a Baía do Pacajá com a Baía de Melgaço. A Sudoeste do Município, o rio Caxiuanã, que segue a direção Oeste-Leste, deságua na baía de Caxiuanã, sendo que, para esta, convergem outros menores, tais como o furo de Laguna e rio Pracupijó.

CLIMA 

Fazendo parte do clima equatorial úmido, o clima do Município apresenta todas as características inerentes a esse clima: amplitude térmica mínima, temperatura média em torno de 27o C, mínima superior a 18o C e máxima de 36o C, umidade elevada e alta pluviosidade nos seis primeiros meses do ano. Nesses meses mais chuvosos, ocorrem as menores temperaturas, enquanto, nos últimos seis meses, são registradas as temperaturas mais elevadas. Fonte: SEPOF-PA Portal Amazônia 06/02/2007 - KR


Maria Lucileine, 22 anos, com os filhos Leandro, 7, Isaqueu (5) e Vitória (1) em sua casa. Moradora do bairro do Tucumã, ela é assistida pelo programa do governo federal Bolsa Família. A família vive com água sem tratamento e usa eletricidade improvisada por "rabichos"  Alex Almeida/UOL


Crianças fazem lição deitadas em sala de aula do 4º ano do ensino fundamental, na escola José Maria Rodrigues Viegas Júnior, em Melgaço (a cerca de 300 km de Belém). Indagada pela reportagem do UOL se faltam cadeiras, uma funcionária da escola alegou que deitados os alunos não passariam tanto calor. O município possui ainda mais três escolas na área urbana, além de outras espalhadas em áreas rurais

Matéria em construção...

0 comentários:

Postar um comentário