Quem foi Miguel Corte-Real?


A 10 de Março de 1502 larga para a Terra Verde,
América, Miguel Corte Real para procurar
seu irmão Gaspar Corte Real que rumara a
procurar as Regiões Árticas.
  Miguel Corte-Real foi um navegador português naufragado  na costa leste da Nova Inglaterra na América do Norte no ano de 1502. Seu desaparecimento deu origem a várias controversias, a mais discutida das quais é do seu naufrágio nas costas da Nova Inglaterra, onde teria mantido contato com as populações indígenas locais e gravado a conhecida epígrafe da Pedra de Dighton. 

   Miguel Corte-Real era filho de João Vaz Corte Real, capitão donatário na ilha Terceira, Açores, e irmão de Gaspar Corte-Real, que desapareceu numa numa viagem de exploração à Terra Nova em 1501, à época conhecida por Terra Nova dos Bacalhaus. No ano seguinte Miguel partiu numa expedição em direção ao noroeste do Atlântico em busca de seu irmão Gaspar, mas também acabou desaparecendo.


 A pedra de Dighton.
  O poeta italiano Giovanni Cataldo Parisio, também conhecido por Cataldo Sículo, que residiu algum tempo em Lisboa em fins do século XV, dedicou a Miguel Corte-Real um poema, que incluiu em  sua coletânea Poemata, publicada em Lisboa no ano de 1502. Através desse poema se pode entender que Miguel Corte-Real terá exercido as funções de porteiro-mor do rei D. Manuel I de Portugal e terá participado também de uma expedição militar ao norte de África antes ter viajado para a América do Norte.
Fotografia da Pedra de Dighton,
onde o Prof. Delbarre decifra
Miguel Cortereal
, a Cruz da Ordem
de Cristo e a data de 1511.

   Também se conclui, que Miguel Corte-Real não participou da expedição capitaneada por seu irmão em 1501, apesar de tê-la financiado em troca da partilha das terras que descobrisse. Só não foi na expedição de seu irmão porque, por ordens régias, teve que partir em auxílio dos venezianos nas suas lutas contra os turcos no Mediterrâneo oriental.
   Confirmado o desaparecimento de seu irmão Gaspar no inverno de 1502 organizou-se uma expedição...Continue lendo...

0 comentários:

Postar um comentário