Cúpula histórica: Kim Jong-un chega em um trem blindado a Vladivostok para conhecer Vladimir Putin pela primeira vez




O líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou à Rússia em seu trem blindado para se encontrar pela primeira vez com seu colega russo, Vladimir Putin. Na praça da estação, a delegação norte-coreana foi saudada por uma orquestra militar da guarda de honra que realizou os hinos da Coreia do Norte e da Rússia.

É a primeira reunião entre os dois líderes e a primeira visita estrangeira de Kim Jong-un desde a sua reeleição, em 11 de abril, como presidente do Conselho de Estado norte-coreano.

 Após a cerimônia de boas-vindas, as limusines da delegação norte-coreana partiram para a ilha vizinha de Russki, onde está localizado o campus da Universidade Federal do Extremo Oriente, onde o líder norte-coreano se encontra com Vladimir Putin.

 Sobre o que os líderes falarão?

O foco das negociações será a busca de uma solução pacífica para a questão nuclear na Península Coreana, de acordo com o assistente disse terça-feira o presidente russo, Yuri Ushakov.

Ushakov disse que esta visita é considerada "um evento-chave nos últimos anos," será importante "para facilitar a resolução política e diplomática dos problemas da península coreana e garantir a segurança do nordeste da Ásia em geral."
Veja a galeria completa

"Não há dúvida de que a Rússia está pronta para fazer todo o possível para contribuir, com o melhor de suas habilidades, o processo de desnuclearização da península coreana", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, chamando a atenção para o fato que estes são dois países com uma fronteira comum bastante grande.


.
O analista político Javier Martínez destaca a importância do encontro entre Putin e Kim para conseguir a desnuclearização da península coreana, porque a Rússia está disposta a discutir com respeito e não unilateralismo, o que poderia tornar o resultado bem sucedido.

0 comentários:

Postar um comentário