Portugal acaba de se tornar o1º país da zona do euro a emitir títulos em moeda chinesa

Sputnik/Brasil
Bandeira portuguesa perto da Câmara Municipal de Lisboa, 8 de novembro de 2013 (imagem de arquivo)

© AP Photo / Armando Franca
Economia

Portugal acaba de ultrapassar a Áustria e a Itália na corrida para se tornar o primeiro país da zona do euro a vender títulos em moeda chinesa.

Lisboa emitiu os chamados Panda Bonds no valor de 2 bilhões de yuanes (R$ 1,1 bilhão) com vencimento de três anos e taxa de juro entre 3,9% e 4,5%, através da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública de Portugal (IGCP).

"Esta é a primeira emissão de Panda Bonds por um país da zona euro e o terceiro país europeu a aceder ao mercado onshore da China", disse a IGCP em comunicado emitido na quinta-feira 30/05/19
Nota de cinco dólares em chamas
CC BY 2.0 / Mike Poresky / Fogo

China realiza venda massiva de títulos do Tesouro dos EUA em meio à guerra comercial
O documento destaca que os títulos tiveram uma forte demanda por parte dos investidores, que ultrapassou 3,16 vezes a oferta, permitindo reduzir a taxa marginal inicial de 4,35% para 4,09%.

A oferta faz parte do programa de títulos Panda de 5 bilhões de iuanes de Portugal - um dos países europeus com maior nível de investimento chinês. A operação é coordenada pelo Banco da China e HSBC Holdings. Itália e Áustria já haviam manifestado interesse em vender esse tipo de títulos de dívida.

O ministro português das Finanças, Mário Centeno, disse que esta questão é um "passo positivo na gestão da dívida externa do país a médio prazo" e que esta operação permitirá a Lisboa expandir a sua base de investidores, de acordo com o canal norte-americano CNBC.

Recentemente, a agência de classificação de risco de crédito Fitch atualizou o status de Portugal de "estável" para "positivo", abrindo a porta a uma melhoria dos ratings até o final deste ano.

Por que Portugal atrai cada vez mais brasileiros ricos?
Vila portuguesa de Sintra, no distrito e área metropolitana de Lisboa, Portugal
Vista de Sintra no distrito de Lisboa© Foto: Sergio Stakhnyk  

No início deste ano, o vice-governador do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, comunicou que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento dos mercados financeiros da China, que já há muito promete abrir seu mercado de títulos para investidores estrangeiros. O primeiro emissor soberano da União Europeia a vender títulos Panda foi a Polônia em 2016, seguida pela oferta da Hungria, um ano depois.

Lembrando que Títulos da dívida pública são papéis emitidos pelo governo e vendidos em Bolsa de Valores a investidores no sentido de captar dinheiro para obras públicas.  


0 comentários:

Postar um comentário