Brasil sonha com 5G em meio a preocupações com soberania e serviços problemáticos

© AP Photo / Ng Han GuanExibição promovendo a tecnologia 5G da Huawei em Shenzhen, na província chinesa de Guangdong (Cantão), em 19 de agosto de 2019

 
#SputnikExplica

Em preparação para a adoção do 5G, o Brasil precisa lidar com alguns obstáculos a fim de garantir uma implementação plena dessa nova tecnologia. A Sputnik traz aqui algumas das principais discussões em torno desse tema.

Nesta semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil publicou uma portaria estabelecendo as diretrizes para o leilão das licenças do chamado 5G, tecnologia de quinta geração de telefonia móvel. A expectativa do governo é a de que os certames licitatórios das faixas de radiofrequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz aconteçam no segundo semestre deste ano.


Já disponível, em parte, em alguns países, o 5G deve chegar ao Brasil apenas em 2021, segundo as previsões mais otimistas. Sua diferença mais imediata será percebida na velocidade das tarefas realizadas na Internet, cerca de 20 vezes mais rápida do que o 4G. Mas vai muito mais além.


"Para assimilar isso, é preciso voltar no tempo e lembrar como o 2G, 3G e o 4G representaram enquanto avanços tecnológicos de grande impacto, principalmente relacionados aos smartphones.

 A segunda geração de celulares trouxe como grande diferencial o uso de SMS e envio de e-mails sem precisar usar um computador. Com o 3G, foi possível pela primeira vez enviar fotos e vídeos para outros aparelhos — saindo da era do texto como única forma de se comunicar entre celulares.

Em seguida, o 4G (que chegou por volta de 2010 e se mantém até hoje) possibilitou um ganho substancial em velocidade, permitindo baixar conteúdo, realizar transmissões online e fazer grande parte das tarefas com as quais estamos acostumados — como ouvir música, assistir séries etc", afirma, em nota enviada à Sputnik, Ricardo Bonora, head de Telecom e Mídia da Indra no Brasil, uma das principais companhias globais de consultoria e tecnologia. 


0 comentários:

Postar um comentário