Conheça os 5 benefícios da soja

A ingestão da leguminosa ajuda a combater o diabetes e até o câncer



benefícios da soja
Foto: Pixabay

O alimento é classificado como uma leguminosa e fornece uma grande quantidade de nutrientes e vantagens para a saúde. Além dos benefícios da soja ao organismo, ela pode ser utilizada em vários pratos como molho ou ingrediente principal.
A professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina Paula Macedo apresenta cinco benefícios da soja para o organismo. Confira a seguir!
benefícios da soja
Foto: Pixabay

Veja 5 benefícios da soja

Contém poucas calorias

A soja é uma rica fonte de energia e com pouquíssima calorias: 100 g do grão oferece aproximadamente 450 cal. No entanto, uma porção com essa quantidade é muito para o consumo diário. Sendo assim, duas colheres de sopa do grão são o suficiente para compor o seu cardápio. Além disso, a soja é rica em fibras, proteínas e gorduras do bem.

Ajuda a proteger o coração

A soja é bastante útil na redução dos níveis do LDL, conhecido também como “colesterol ruim”. O alimento também contém lecitina, que atua como um impulsionante de gordura natural, que reduz o acúmulo de triglicerídeos e colesterol LDL nas artérias sanguíneas. Além disso, a soja aumenta o colesterol HDL (considerado o “colesterol do bem”) no organismo. Sem falar que é rica em ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido linolênico, que ajudam no bom funcionamento dos músculos e regula a pressão arterial.
dieta vegana para ganhar massa
Foto: Getty Images
Ajuda no combate ao diabetes

A soja é útil contra diabetes tipo 2 (mais comum). Ela auxilia no aumento do metabolismo e da produção de insulina no fígado

A insulina ajuda na regulação da glicose no corpo, enquanto o equol e a dadzeína ajudam na sensibilização à insulina. Dessa forma, a adição de soja na dieta pode ser realmente útil para os pacientes diabéticos.

Faz bem para os ossos

A soja é uma rica fonte de cálcio: ajuda a fortalecer os ossos e aumenta a densidade óssea. As isoflavonas são encontrados em plantas como a soja que favorece na produção de massa óssea, sendo bastante útil para mulheres que tem problemas com a osteoporose.

Ajuda na prevenção contra o câncer

A soja é uma fonte de ácido fítico que atua como um antioxidante que, por sua vez, ajuda na luta contra o câncer, com fibras que ajudam na prevenção do câncer de cólon de intestino.

0 comentários:

Postar um comentário