Gente ácida e alcalina

Cuiabá, Quarta-feira 08/04/2020


Facebook Print google plus
 
O sangue humano acometido por acidose possui pouca alcalinidade,isso é sintoma de doença. Trata-se de uma condição que pode desencadear uma série de problemas e desajustes no corpo. Também, atitudes de velhice é acidez enquanto juventude é alcalinidade. Há pessoas que mesmo com pouca idade, são velhas em atitudes, ácidas, possuem pensamentos enrijecidos, poucos flexíveis.Os ácidos são substâncias que tem sabor azedo. Contudo, há pessoas na melhor idade que são alcalinizadas, de bem com a vida, simpáticas, saudáveis, e vivem bem por isso.

Substâncias ácidas são aquelas que dissolvidas em água liberam um tipo de sabor azedo que lembra limão, vinagre, e alguns tipos de frutas.Já as substâncias alcalinas quando dissolvidas em água, liberam um sabor adstringente, lembrando o creme dental e algumas frutas como o caqui verde.Tem pessoas que passam pela vida na via da acidez, são as que reclamam, agem com ingratidão, revoltam-se, por isso tornam-se apáticas, pouco amáveis e doentias.
 
Substância alcalina é composta por moléculas com excesso de elétrons, enquanto os ácidos são todos os compostos com excesso de prótons. Para que o equilíbrio ideal do sangue no organismo se mantenha, é necessário adotar uma nutrição com pelo menos, cerca de no mínimo setenta por cento de alimentos que alcalinizam, e o restante de alimentos acidificantes, recomendam profissionais da área da saúde. Dependendo do organismo de cada um, a proporção de alcalinidade pode subir para até cem por cento, reduzindo quase totalmente os efeitos acidificantes. Basicamente,um sangue alcalino fortalece todo o sistema imunológico, o que previne muitas doenças, mantêm o ânimo e a disposição no cotidiano.
 
Uma alimentação com predominância de alimentos crus, composta por frutas, hortaliças, castanhas e sementes, evita o processo de acidificação do sangue e provoca aumento da eficiência do sistema imunológico. Analogamente, uma pessoa que vive com naturalidade, que expressa simplicidade e se alimenta constantemente de pensamentos saudáveis, emoções positivas, provoca aumento da produção de substâncias químicas benéficas ao organismo ocasionando aumento da defesa imunológica, isso é o que atestam os cientistas.
 
O que não combina é alimentar-se transitoriamente de frutas ou quaisquer outros alimentos que combatam alta oxidação e manter pensamentos de acidez permanente nas atitudes. As emoções negativas são ácidas, enfraquecem o corpo e bloqueiam até mesmo a capacidade do organismo absorver determinadas substâncias dos alimentos na totalidade.A hiperacidez é proveniente de um estilo de vida desarmonioso.
 
No entanto, há ocasiões em que aquilo que é originalmente ácido pode se tornar alcalino; é quando o ser humano vive em equilíbrio. A exemplo do limão e da laranja que mesmo sendo ácidos, quando ingeridos geram resíduos alcalinizantes pelo processo da digestão.Analogamente, na vida, o processo de mudança de atitude pode transformar um ambiente íngreme em fácil local de convivência, dependendo da maneira como as pessoas vivem.
 
Há pessoas que tentam manter aparência de ‘boazinhas‘, contudo, internamente são ácidas com maquiagens alcalinas, elas agem por puro interesse, sem alcalinidade altruística alguma. A colunista americana Abigail Van Buren dizia que o melhor indicador do caráter de uma pessoa é como ela trata as pessoas que não lhe podem trazer nenhum benefício. Portanto, se uma pessoa trata-lhe muito bem, mas não trata bem o garçom, então esta não deve ser uma boa pessoa. E você, qual tem sido o nível de alcalinidade na sua vida?

Jair Donato é jornalista em Cuiabá, escritor, consultor de desenvolvimento de pessoas, professor universitário, escritor, especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. E-mail: jair@domnato.com.br

0 comentários:

Postar um comentário