FERNANDO TORDO



Fernando Travassos Tordo Nascimento 29 de março de 1948 (72 anos) Local de nascimento Lisboa, País Portugal Género(s) música popular portuguesa, fado, música de intervenção Instrumento(s) voz, guitarra Período em atividade 1964-actualmente Página oficial FernandoTordo.net Fernando Travassos Tordo (Anjos, Lisboa, 29 de Março de 1948) é um cantor e compositor português.
É desde 2003 Comendador da Ordem do Mérito, grau honorífico que lhe foi atribuído pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Compôs algumas das canções mais emblemáticas do cancioneiro da língua portuguesa, sendo considerado uma figura tutelar da música portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra. É um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal e, mais tarde, da música ligeira. Destaca-se a sua colaboração como compositor de poemas de José Carlos Ary dos Santos, entre elas "Tourada", "Estrela da Tarde", "Lisboa Menina e Moça", "Cavalo à Solta", "Balada para os Nossos Filhos", "O Amigo que eu canto", "Meu Corpo" ou "Novo Fado Alegre". Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira, Beatriz da Conceição, Ana Moura, António Zambujo, Ivan Lins e Dulce Pontes, entre outros. Enquanto intérprete venceu duas vezes o Festival RTP da Canção — em 1973 com "Tourada" e em 1977 com "Portugal no Coração".

0 comentários:

Postar um comentário