E SE O PRESIDENTE DO BRASIL FOSSE FERNANDO HENRIQUE? TERÍAMOS ESSES PROTESTOS?


Numa resposta curta e objetiva, afirmo com toda a certeza, que não!!!
Esses protestos ocorrem de fora para dentro e não acontecem somente no Brasil. Acontecem em todos os países onde os políticos, que gostam de seu povo, tentam fazer algo por ele. Acontecem na Venezuela, na Argentina, na Bolívia, Equador, Síria, enfim, em qualquer lugar do mundo onde os interesses econômicos dos grandes grupos internacionais estão ameaçados.  

Todos sabemos que o futebol sempre foi o ópio do povo, afastando a atenção deste, de seus problemas reais, que são o desemprego, a fome ou sub-nutrição,  a falta de saúde, de educação, de salário dígno, etc., etc.
Mas, isso sempre foi assim durante séculos e séculos, mesmo antes do famoso circo de Roma, onde por ainda não existir futebol, se distraía o povo com lutas de gladiadores, corridas e encenações, onde a coragem, a honra e a força eram virtudes admiradas pelos romanos, enfim, era a política do Pão e do Circo.    
Mas sendo o futebol um esporte tão popular, devido à sua prática ser possível a baixo custo, pois basta um par de meias velhas enchido de pano para as pessoas correrem atrás, se divertirem  e esquecerem seus problemas reais
 é que o futebol veio substituir aquela política dos Césares de Roma, pois pão e circo em nossos dias não distraem ninguém, devido seu alto preço!  Para os Césares de hoje, a bola, agora de couro e colorida  fica mais barata e ainda lhes dá lucro, pois lota hotéis, aviões, ônibus, etc., e ainda sobra um pouquinho para o povão assalariado, que vibra nas ruas com a vitória do Brasil! Sem falar no comércio, que fatura com a venda de camisetas, bandeirinhas, botons, etc., etc.. para o povo comemorar nas ruas a vitória de "seu país". 
Sempre foi assim em todas as copas do mundo! É verdade que gastar tanto dinheiro na construção de estádios, principalmente num país onde a saúde e o ensino sempre foram tão desprezados, é um absurdo, se não um crime!!!   
Acontece porém, que não foi o governo de Dilma que assinou a autorização para a realização da copa de 2014 no Brasil. Mas, pelo contrário, foi Dilma, que pediu ao Congresso Nacional e não foi atendida, a maior verba para a educação em todos os tempos no Brasil, ou seja 100% dos royalties do petroleo  do pré-sal, que iria colocar todas as crianças em tempo integral nas escolas do Brasil.
E por quê estes movimentos, que hoje tanto enfatizam a saúde e a educação em seus protestos, naquela altura não foram para as ruas protestar contra o Congresso Nacional, que vetou este projeto da Presidente!!!
A verdade simples e direta é que estes movimentos, inspirados por governos e grupos privados estrangeiros com grande respaldo do grande capital nacional e parte da classe média, não toleram o atual governo brasileiro, simplesmente por este estar seguindo uma linha nacionalista e tentando governar para o povo. Ao contrário do governo Fernando Henrique, que além de entregar nossas rentosas estatais ao capital estrangeiro ainda deixou uma dívida externa de mais de 120 bilhões de dólares, que acabou sendo paga pelo governo Lula com o suor de todos os brasileiros.
Portanto, os violentos protestos contra a copa do mundo no Brasil não partem da classe trabalhadora brasileira, que em verdade está mais preocupada é com o sustento de sua família e sem tempo para essas manifestações de rua provocadas por pessoas bem vestidas e nutridas!

Por quê não protestam contra essas corridas de fórmula 1, que além da poluição ambiental que provocam, com excessivo consumo de combustível ainda incentivam os jovens à alta velocidade e suas graves consequências nas estradas?   
Por quê não protestam contra o carnaval que deixa o país parado por mais de uma semana, sem nenhum recompensa para o povo?
Por quê não reclamam da remessa de lucros para o exterior, que com certeza é muito mais prejudicial à Economia Nacional que os gastos com a copa?
Enfim, a copa representa um perigo para estes Césares de nosso tempo, pois se o Brasil for campeão do mundo, fica bem mais difícil impedir a vitória da Presidente Dilma. 
Com a derrota da seleção canarinha e com os sucessivos aumentos dos alimentos e outros produtos domésticos, provocados pelas classes produtoras até 05 de outubro, a tarefa fica mais facilitada para esta gente, que nasce aqui, vive aqui,  mas tem o coração bem longe daqui e não tolera um país do presente, um país desenvolvido e  para todos! Para eles o Brasil tem que ser sempre o país do futuro!!!  Os estádios estão lotados deste tipo de gente, pois o povo em sua grande maioria não teve acesso aos mesmos, devido ao alto preço dos bilhetes. Daí as vaias contra a Presidente, com grande ressonância na mídia "brasileira" e internacional. Mas, resta o consolo de que este ópio, sempre tão usado contra este bom e  domesticado povo brasileiro, o futebol, num dia bem próximo possa ajudar a libertá-lo!!!    

JPL



 
    

0 comentários:

Postar um comentário