A GRANDE CAMINHADA DA CHINA

A Longa Marcha: - tudo a ver com a China atual!




Durante este outubro de 2016, os líderes chineses têm comemorado muito o 80º aniversário do fim da Longa Marcha (1934-1936), acontecimento heroico que marcaria para sempre o destino da China e seu povo.
A Longa Marcha além de ter livrado o Partido Comunista Chinês (PCC) do aniquilamento, fez surgir um novo Exército, o Exército Vermelho, que deu a este, sob seu comando, uma nova estratégia e uma nova força. Este acontecimento foi determinante para a expulsão dos invasores japoneses, a unificação da nação e a proclamação, no dia primeiro de outubro de 1949, da República Popular da China, afastando definitivamente deste país, a influência inglesa e ocidental, que sob a conivência de Chiang Kai-Shek, amarfanhava a cultura e o progresso chinês. 
Os chineses reconhecem o papel do PCC, na formação da China atual, conforme diz o refrão de uma música bastante popular neste país: -  “Se não existisse o Partido Comunista então não existiria a Nova China” (Méiyǒu Gòngchǎndǎng jiù méiyǒu Xīn Zhōngguó). Uma canção patriótica, cantada por  quase todos os chineses e que foi composta por um jovem de 19 anos em 1943, chamado Cao Huoxing.
Assim, há que reconhecer... Continue Lendo...

0 comentários:

Postar um comentário