Fatos importantes sobre a guerra no Iêmen

A guerra em andamento no Iêmen, que deslocou milhões de pessoas, é muito mais complexa do que um conflito entre sunitas e xiitas.

Por três anos, o Iêmen, o país mais pobre do mundo árabe, foi destruído por uma sangrenta guerra entre os rebeldes houthi e apoiadores do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen.

Os houthis e o governo iemenita têm lutado desde 2004, mas grande parte dos combates se limitou à fortaleza dos houthis, a empobrecida província de Saada, no norte do Iêmen.

Em setembro de 2014, os houthis assumiram o controle da capital do Iêmen, Sanaa, e seguiram em direção ao sul, em direção à segunda maior cidade do país, Aden. Em resposta aos avanços dos Houthis, uma coalizão de estados árabes lançou uma campanha militar em 2015 para derrotar os houthis e restaurar o governo do Iêmen.

Uma mulher iemenita carrega seu filho enquanto aguarda 
para receber uma ração fornecida por um grupo de assistência 
local em Sanaa [EPA]

Em 26 de março de 2018, pelo menos 10.000 iemenitas haviam sido mortos pelos combates, com mais de 40.000 baixas no total.

Obter informações precisas sobre o número de mortos é difícil, mas a Save The Children estimou que pelo menos 50.000 crianças morreram em 2017, uma média de 130 por dia.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, estima que os ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita causaram quase dois terços das mortes de civis, enquanto os Houthis foram acusados ​​de causar baixas civis em massa devido ao cerco de Taiz, a terceira maior do Iêmen. cidade.
Milhões de iemenitas foram deslocados.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima...Continue lendo...

0 comentários:

Postar um comentário