PRESIDENTE DO IRÃ DISSE HOJE QUE SEU PAÍS" DERROTARÁ COM ORGULHO" AS SANÇÕES AMERICANAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Hassan Rouhani.jpg
Hassan Rouhani
O segundo pacote das sansões entram hoje em vigor contra o Irã, penalizando a venda de petróleo e as transações financeiras iranianas com o Banco Central.
Numa reunião com funcionários do Ministério da Economia o presidente Rouhani assumiu um discurso  desafiador para com os EUA. O Presidente garantiu que, apesar dos Estados Unidos quererem reduzir as exportações de petróleo a zero, o país “"continuará a vendendo" o seu petróleo.
Depois de abandonar o pacto nuclear, em maio passado, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos iriam mais uma vez impor sanções ao Irão de forma unilateral. A Presidente Rouhani Administração iraniana deveria também submter seu programa nuclear à fiscalização das Nações Unidas e parar com a política de apoio a grupos extremistas.  

O acordo de 2015 previa o levantamento de maior parte das sanções econômicas e financeiras aplicadas ao Irão, em troca da abertura do programa nuclear do Irã à  fiscalização das Nações Unidas. As políticas do Irã na região, especialmente o apoio dado a grupos extremistas e o programa de mísseis balísticos também deveriam parar.
O Irã garante que tem cumprido com o acordo nuclear que estabeleceu com os Estados Unidos no mandato de Barack Obama, e apela à Agência Internacional de Energia Atômica para confirmar o seu compromisso.

No entanto, os outros países signatários - Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha - estão tentando combater as sanções. Washngton já anunciou que isentará temporariamente oito países da proibição da compra de petróleo iraniano.
Rouhani advoga que os EUA hoje estão “isolados”, já que a maioria dos países do Mundo rejeita sanções e apoia o acordo nuclear de 2015. Qualificou a atual situação como uma "guerra econômica" e denunciou as políticas dos EUA, sublinhando que procuram "simplesmente pressionar a população".
"Não somos os únicos que estão zangados com as políticas dos EUA, até empresas e governos europeus estão com raiva deles", acrescentou.
No encontro, Rouhani disse que "entre os setores econômicos do país, o Ministério da Economia está na vanguarda dessa resistência e luta contra as conspirações dos Estados Unidos".
"Com a ajuda e a unidade do povo, devemos fazer os americanos entenderem que não podem falar com a grande nação iraniana com a linguagem de pressão e sanções, eles têm que ser punidos pela história", afirmou.

 IRÃ EM EXERCÍCIOS MILITARES

O Irã está pronto para a guerra e responde com exercícios militares às novas sanções dos EUA

O Irã iniciou esta segunda-feira exercícios militares de defesa aérea. A televisão estatal iraniana transmitiu imagens de sistemas de defesa e baterias antiaéreas durante manobras militares que vão se prolongar até terça-feira, numa vasta região do norte do país.
O general iraniano Habibillah Sayyari disse que tanto o exército nacional como a Guarda Revolucionária estão participando dos exercícios e que toda a munição usada é produzida no Irã.

Milhares de iranianos concentraram-se neste domingo  em Teerã para festejar mais um aniversário da tomada da embaixada dos Estados Unidos, no auge da Revolução Islâmica de 1979. A manifestação, que reeditou o grito de “morte à América”, teve sobretudo por alvo as sanções ressuscitadas pela Administração Trump. A televisão estatal Hispantv afirmou...Continue lendo...

0 comentários:

Postar um comentário