A PÁSCOA DE MINHA INFÂNCIA


O significado da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Fonte:
http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink…


Devido a deturpação do significado da Páscoa, ela hoje é associada a coelho, ovo de chocolate, banquete etc. Mas quando Deus a instituiu, o seu significado, seus elementos e o seu propósito era bem diferente de tudo isso que vemos hoje, sendo chamado de festa da páscoa. Vamos aprender um pouco mais sobre a verdadeira páscoa.

Êxodo 12:1-14
I – A PÁSCOA, UMA FESTA DE LIBERTAÇÃO

A Páscoa é a comemoração da libertação do povo de Deus da escravidão egípcia. Deus ouviu o clamor e viu o sofrimento, opressão e a aflição do seu povo, que era explorado como escravo no Egito há cerca de 400 anos e decidiu libertá-lo (Êxodo 3:7-8). Deus sempre nos ouve quando clamamos por Ele!

Observamos a pressa que o povo tinha em sair do Egito, antes que o faraó mudasse de ideia, como fez anteriormente pelo menos por 10 vezes e sofreu 10 pragas para poder permitir que o povo saísse. Daí a orientação de celebrar a Páscoa preparando-o para a fuga, apressadamente (EX 12:11).
Quem vive em opressão e escravidão tem pressa em ser liberto.
Jesus tomou o lugar do “cordeiro da páscoa”, sendo imolado na cruz e o seu sangue derramado por nós, a fim de nos libertar da escravidão do pecado e da opressão do Inimigo. Ele mesmo disse, que “quem comete pecado é escravo do pecado”, mas se “O Filho de Deus nos libertar, verdadeiramente seremos livres” (João 8: 34 e 36).
Você está precisando de libertação em alguma área da sua vida? Você se sente oprimido? Convide Jesus, o Cordeiro da Páscoa, para entrar em seu coração e te trazer libertação, paz, alegria e felicidade!

II- A PÁSCOA, UMA FESTA DE SALVAÇÃO

Faraó enfrentou 10 pragas terríveis, cada uma pior do que a outra, para que permitisse a saída dos seus escravos. Mas a décima e última praga era a praga que iria provocar o maior sofrimento para ele e para todo o Egito, era a “praga da morte dos primogênitos”. Essa praga viria sobre toda família no Egito. A única forma de se livrar dessa praga e assim salvar a vida dos primogênitos era colocar o sangue do cordeiro da Páscoa na porta de cada casa (Ex 12:22-23). A família que estivesse marcada com o sangue do cordeiro, assim como Deus tinha ordenado, “o destruidor não entraria nela para a ferir”.
Vemos hoje tantas famílias sofrendo com a “entrada do destruidor” que provoca a separação conjugal, a discórdia, contenda, intriga, a pobreza e miséria. Tantas famílias que vivem sofrendo e até que são destruídas pela investida do Diabo, mas não sabem que existe salvação para elas, não sabem como se defender do Diabo.

A marca do sangue do Cordeiro da Páscoa que é Jesus, colocada sobre a família, traz proteção, livramento e salvação. E essa marca hoje é o selo do Espírito Santo de Deus (Efésios 1:13) que Deus imprime em todo aquele que crê em Jesus como seu Senhor e Salvador. Decida hoje crer em Jesus como seu Salvador e receba livramento e salvação de Deus para a sua vida!

CONCLUSÃO: A verdadeira Páscoa instituída por Deus não tem coelho, ovo de chocolate, bebedeiras ou pecado, mas tem o Cordeiro de Deus e a presença daquele que pode gerar a união das famílias, libertação e salvação para você e toda a sua família. Celebre a sua Páscoa com Jesus no coração e tenha uma feliz Páscoa!

http://www.icdlondrina.com.br/icdl/index…

http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/pa

Páscoa em Portugal

É nesta altura em que se limpam muito bem as casas, se pintam (ou caiam, nas zonas em que isso é habitual) e se arranjam pois irá passar o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar (e benzer) aquele lar e os que ali vivem.
É claro que esta tradição do compasso é mais enraizada nas aldeias e o padre, o coroínha e seus acompanhantes, são "obrigados" a beber o vinho, quase sempre feito nos quintais das casas que visitam. Lá pelas tantas é comum a todos atropelarem o próprio passo...

Tudo isto ligado à Ressurreição de Cristo e à celebração da Vida.

Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas).

Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).

Estes doces também estão em cada casa para receber o Compasso.
É um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes (que, para não ficarem embuchados, têm também à disposição um copinho de licor ou um cálice de vinho do Porto).

Os folares, como sabem, têm um ou mais ovos dentro - e lá voltamos aos símbolos da Páscoa.

Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe (bem, na verdade, não deve é ser carne) por respeito, pois foi na sexta-feira que Jesus foi crucificado e morreu.

Mas como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição (voltar à vida, ressuscitar), volta a comer-se carne: cabrito ou borrego, como se fazia nos tempos antigos. E os doces, claro, que incluem todos os tradicionais e os folares, como dissemos.

Só mais uma coisa.

Também acontece em muitas localidades celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, ou representações teatrais (populares) desses acontecimentos.

Páscoa no Brasil

24 de abril de 2011

Depois do Carnaval e dos 40 dias da Quaresma, chega ao calendário litúrgico, a Páscoa. Entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Ressureição, o Cristianismo celebra a semana mais importante do ano: a Semana Santa, que comemora a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

No Brasil, um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte) e o Domingo de Páscoa (ressurreição) são as data mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.

A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados à mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pela coelhinha da Páscoa. O coelho é um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, o que simboliza a vocação da Igreja em produzir novos discípulos. Mas para os pequenos, a imagem está relacionada com diversão. Os ovos são deixados em "ninhos" ou cestos, e a busca desse "tesouro" é uma verdadeira festa.

Além da troca de ovos de Páscoa, as famílias se reúnem no domingo para celebrar um almoço, com direito a pratos especiais, mensagens de Páscoa e inclusive, músicas de Páscoa.

Data da Páscoa

A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na epoca de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.

O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março , data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Para calcular a data da Páscoa para qualquer ano no calendário Gregoriano (o calendário civil no Brasil), usa-se a seguinte fórmula, com todas as variáveis e operações inteiras, com os restos das divisões ignorados. Usa-se a para ano, m para mês, e d para dia.

c = a/100
n = a - [19×(a/19)]
k = (c - 17)/25
i = c - c/4 - [(c-k)/3] +(19×n) + 15
i = i - [30×(i/30)]
i = i - {(i/28)×[1-(i/28)]×[29/(i+1)]×[(21-n)/11]}
j = a + a/4 + i + 2 -c + c/4
j = j - [7×(j/7)]
l = i - j
m = 3 + [(l+40)/44]
d = l + 28 - [31×(m/4)]

Por exemplo, para o ano de 2000,

a=2000
c=2000/100=20
n=2000-19×(2000/19)=2000-19×105=5
k=(20-17)/25=0
i=20-(20/4)-[(20-0)/3]+(19×5)+15=20-5-6+95+15=119
i=119-30×(119/30)=119-(30×3)=29
i=29-{(29/28)×[1-(29/28)]×(29/30)×[(21-5)/11]}=29-{1×0×0×1}=29
j=2000+500+29+2-20+5=2516
j=2516-[7×(2516/7)]=2516-[7×359]=3
l=29-3=26
m=3+[(26+40)/44]=3+1=4
d=26+28-(31×1)=23

com a páscoa em 23 de abril de 2000. Este algoritmo é de J.-M. Oudin (1940) e impresso no Explanatory Supplement to the Astronomical Almanac, ed. P.K. Seidelmann (1992).

0 comentários:

Postar um comentário