TUNA LUSO BRASILEIRA



Tuna Luso Brasileira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nome: Tuna Luso Brasileira
Alcunhas: Cruz de Malta, Águia do Souza, Águia Guerreira, Elite do Norte
Torcedor: Tunante, Cruzmaltino, Luso
Mascote: Águia
Fundação: 1º de janeiro de 1903 (108 anos)
Estádio: Francisco Vasques
Capacidade: 5.760
Localização: Belém, PA
Presidente: Fabiano Bastos
Treinador: Flávio Goiano
Patrocinador: Microlins, Unimed, SPA Amazônia e Globo Esporte
Material esportivo: Dittz
Competição: Campeonato Paraense
Ranking nacional: 53º lugar, 357 pontos

Tuna Luso Brasileira (conhecida por Tuna Luso ou apenas Tuna) é uma agremiação esportiva da cidade de Belém, capital do Estado do Pará, fundada a 1º de janeiro de 1903.

História

Criada por vinte e um portugueses, radicados em Belém, com o objetivo de difundir e perpetuar a cultura musical portuguesa, foi inicialmente chamada de Tuna Luso Caixeiral, pelos seus fundadores portugueses, que tinham como ocupação vendedores viajantes (caixeiros). Posteriormente, em 1926, foi denominada de Tuna Luso Comercial e por fim, em 1968, como Tuna Luso Brasileira.

Sua primeira conquista foi em 5 de outubro de 1915, na partida contra o Grêmio Luzitanio, para os festejos da data, na colônia portuguesa.

Em 1937, a Tuna Luso conquista o primeiro campeonato paraense de forma invícta. O time base era: Licínio, Setenta, Cinco, Aldomário, Pellado, Setenta e Sete, Lulu, Conega, Jango, Pitota e Patesko.

Um grande momento para a Tuna foi a década de 80, quando, além de dois campeonatos estaduais (1983 e 1988), sagrou-se campeã do Brasileiro da Segunda Divisão, em 1985.

Desde 1988, a equipe não adicionou mais nenhum título estadual à sua coleção de troféus - nesse período, foi vice-campeã em cinco ocasiões, acumulando assim dez campeonatos e 18 vice-campeonatos paraenses, e confirmando ser um dos grandes do futebol estadual.

Além disso, em 1992, conseguiu outro importante título nacional, o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão.

Mais recentemente, na mesma Série C, em 2006, terminou na 11º posição.

No Campeonato Paraense de 2007, a Tuna venceu o primeiro turno, mas foi derrotada pelo Remo nas finais do campeonato, sagrando-se vice-campeã e credenciando-se a participar da Série C 2007.

No dia 2 de novembro de 2008, a Tuna Luso sagrou-se campeã da Copa dos Clubes Campeões do Centenário, competição promovida pela FPF, em comemoração aos 100 anos de disputa do campeonato paraense. Os clubes participantes foram: Paysandu, Remo, Tuna Luso e União Esportiva (clube extinto, mas representado pelo Ananindeua).

Remo e Paysandu desistiram da competição logo após o Remo perder por 3 a 1 para a Tuna e o Paysandu perder por 2 a 1 para o União Esportiva, alegando prejuizos financeiros com a manutenção dos elencos, devido ao fato de o torneio ter sido realizado no final da temporada 2008. Com a desistência dos dois grandes clubes do futebol paraense, a final foi entre a Tuna e a União Esportiva. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, a equipe alviverde foi para a final com vantagem, tendo empatado por 0 a 0 e ficado com a taça.

Em 2007, a agremiação se recuperou dos vexames protagonizados nos Campeonatos Paraenses de 2005 e 2006, quando a Tuna ficou em 11º e 10º. Começou bem 2007, sendo campeão da Taça Cidade de Belém, equivalente ao 1º Turno, assegurando uma vaga para a Copa do Brasil e para a disputa da 3ª divisão.

Mas a equipe despencou no segundo turno, e na decisão, perdeu para o seu rival Remo, ficando com o vice campeonato. No Campeonato Brasileiro, a Águia do Souza fez uma bela campanha, mas foi eliminada na 3ª Fase e não se classificou no octagonal final, terminando a competição na 14º colocação com 18 pontos. Os Cruzmaltinos perderam mais terreno em 2008, fez uma péssima campanha e terminou na penúltima posição dos dez participantes da Elite do Campeonato Paraense.

Na Copa do Brasil, a Lusa foi eliminada pelo Coritiba na primeira fase em dois jogos (0x0) e (6x0).

A Tuna não conseguiu a classificação para a disputa da Elite do Campeonato Estadual, ficando a dois pontos do São Raimundo. Na 1ª Fase do Estadual, a Águia mais uma vez ficou sem disputar a Fase Principal do certame paraense, distante da vaga por apenas um ponto, perdendo a classificação para o estreante time do Cametá.

Retorno à elite

A Lusa montou um time modesto, mas competitivo em 2011. Começou de forma razoável, vencendo uma das duas partidas, mas o Sport Belém complicou a Águia, causando a demissão do técnico Carlos Lucena, que comandava a Tuna desde 2007, e com a chegada de Éverton Goiano, a Lusa venceu três partidas seguidas, entretanto, no último jogo, precisava de uma combinação de resultados para se classificar para a elite do Campeonato Paraense. Em um jogo emocionante, a Tuna venceu o Santa Rosa, em Mãe do Rio, e contou com o empate de Ananideua e Castanhal, fazendo com que a Tuna se consagrasse campeã da 1ª Fase e após mais de dois anos, voltasse a disputar a Fase Principal.

Símbolos e torcida

Bandeira da Tuna Luso.

A Tuna Luso têm como símbolo uma águia. Sua torcida é chamada de cruzmaltina.

Em 1 de junho de 2006, um grupo de quatro amigos, levados pela idéia de construir um movimento de apoio à Tuna Luso nas arquibancadas, fundou a torcida organizada Movimento Uniformizado Cruzmaltino, mais conhecida como MUC. O projeto cresceu e hoje tem cerca de 315 membros associados, com simpatizantes por todo o Brasil e no mundo (por exemplo, Japão).

Ainda em 2006 um outro grupo de torcedores da Tuna Luso formou uma associação, a Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna (ATAT), com o objetivo de colaborar ativamente com o clube. A associação tem participado em diversas atividades administrativas e financeiras da Tuna.

Estádio

O estádio próprio da Tuna Luso chama-se Francisco Vasques, popularmente conhecido como "Souza", com capacidade para 5.000 torcedores. Contudo, os jogos de maior porte da equipe são disputados no Estádio Olímpico do Pará, com capacidade para 46.000 pessoas.

Títulos

Nacionais

* Campeonato Brasileiro Série B: 1985
* Campeonato Brasileiro Série C: 1992

Estaduais

* Campeonato Paraense: 10

(1937, 1938, 1941, 1948, 1951, 1955, 1958, 1970, 1983 e 1988).

* Copa do Centenário do Campeonato Paraense: 1

(2008).

* 1ª Fase do Campeonato Paraense 1

(2011).

Interestaduais

* Torneio Quadrangular de Belém: 1

(1964).

* Torneio Pará-Goiás: 1

(1973).

Campanhas em Destaque

* Vice-Campeonato Paraense: 18

(1931, 1934, 1940, 1943, 1945, 1950, 1953, 1962/1963/1964, 1976, 1984, 1986, 1991, 1996, 2002, 2003 e 2007).

Elenco atual

Goleiros: Adriano, Kleber, Rafael do Ó

Defensores:
Jogador -- Pos.
Bruno Prado Z
Cristovan Capitão. Z
Bruno Oliveira Z
Max Z
Hugo Deleon LD
Leandro LD
Victor Castro LD
Carlinhos Marahu LE
Leo LE

Meio-campistas
Jogador Pos.
Dudu V
Japonês V
Pitbul V
Alexandre Pinho V
André Barata M
Negreti M
Alexandre Chaves M
Welthon M
Brasil Pituta M
Atacantes
Jogador
Felipe Mamão
Adriano Miranda
Fabinho
Zazá
Elias
Kanu

Comissão técnica
Nome Pos.
Flávio Goiano T

Comissão técnica

Treinador: Flávio Goiano
Mazinho: Auxiliar Técnico
Carlos Trindade: Preparador Físico
Lubrax: Preparador de Goleiros
Elysson: Fisiologista
Hamilton: Massagista

Ranking da CBF

* Posição: 53º
* Pontuação: 357 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Em conjunto, Tuna e Cepe apresentaram, no domingo, as suas respectivas "Garotas Verão", em bela domingueira na sede da Tuna, tendo como anfitriões os presidentes Fabiano Bastos e Jessione Oliveira, na promoção das ORM que tem o patrocínio de Carmem Academia e apoio dos refrigerantes Fly e Escola de Danças Clara Pinto. O comando foi do colunista e Clara Pinto.



Sugestão do Centro Cultural Luso Brasileiro:


Fazer congressos periódicos entre os clubes de expressão lusófona no sentido de uma estreita cooperação, cultural, técnica e financeira recíproca.


Clique aqui para ver a  história da cidade onde seu clube de coração nasceu...

1 comentários:

Anônimo disse...

APRECIAMOS MUITO SEU BLOG.
RUTE UBAGAI

Postar um comentário