CIDADE DE JUIZ DE FORA
Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida. Com cerca de 500 mil habitantes, o município conta com o trabalho da administração pública para superar as dificuldades financeiras com criatividade, determinação e vontade política.
A cidade tem um PIB per capita de R$ 6,2 mil e uma das mais altas expectativas de vida do Brasil. Estrategicamente, localizada entre os maiores mercados consumidores do País, é dotada de toda a infra-estrutura exigida para modernos empreendimentos.
Ocupando lugar de destaque em Minas em qualidade de vida e investimentos, Juiz de Fora também se destaca no ranking de desenvolvimento humano da Organização das
Nações Unidas - ONU.
Para consolidar a posição no mapa dos grandes investimentos nacionais e internacionais, sem descuidar da melhoria das condições de vida de nossos cidadãos, o governo municipal desenvolve uma série de ações, maximizando as potencialidades e recursos.
União Indústria (final do século XIX)
Como é lógico supor, Juiz de Fora no início era só mato, uma quase tapera (lugar abandonado, em tupi-guarani). Foi na Tapera Baixa, aliás, onde estão hoje os bairros Santa Terezinha e Bonfim, que nasceu a cidade. O local serviu para a fundação do povoado da Rocinha pelo bandeirante Garcia Rodrigues Paes.
Garcia era filho de Fernão Dias, o célebre desbravador das terras mineiras, e chegou ao lado esquerdo do Paraibuna na primeira metade do século XVIII. Lá foi construída mais tarde a Fazenda do Alcaide-mor, Thomé Corrêa Vasques, genro de Garcia. Depois de abandonada a fazenda passou a se chamar Tapera. Uma parte dela existe até hoje e é considerada a construção mais antiga de Juiz de Fora (rua Alencar Tristão). Em 1820 era criado o povoado de Santo Antônio do Paraibuna. Trinta anos depois a Vila passou à cidade e em 1865 recebeu o nome definitivo de Juiz de Fora. Segundo o ex-professor Wilson de Lima Bastos (já falecido), o nome da cidade é uma menção à casa do Juiz de Fora, o qual supõe-se seria Bustamante de Sá. O título é de origem portuguesa e remonta à época do rei D. Fernando. Para ele a designação "de fora" vem de "fórum" e não de "fora", como acreditam alguns. Mesmo assim o termo guarda alguma relação; os juízes eram estrangeiros e nomeados pela Coroa, o que garantia uma suposta isenção nas deliberações. A casa do Juiz de Fora foi demolida em meados do séc. XX. Juiz de Fora, cortada pelo rio Paraibuna Campus da UFJF Rio Paraibuna Construção da Usina de Marmelos, no rio Paraibuna (segunda metade do séc. XIX) Os caminhos se cruzaram e desenharam a história e o destino de Juiz de Fora. Tudo começou com o Caminho Novo, que tornou mais rápida a comunicação entre as minas de ouro e o porto do Rio de Janeiro. Em 1835 um engenheiro alemão, Henrique Halfeld, construiu a Estrada do Paraibuna, que fazia parte de um projeto muito mais amplo que pretendia ligar Vila Rica (atual Ouro Preto) ao Rio de Janeiro. Esta estrada desempenhou um importante papel no desenvolvimento da cidade. Por ela passa hoje a Avenida Rio Branco, a principal de Juiz de Fora. Halfeld é considerado, por estes e outros feitos, um de seus fundadores. Vista das montanhas de Juiz de Fora (Mirante na BR040) Em 1861 é inaugurada, com a presença do Imperador D. Pedro II, a estrada União e Indústria, considerada uma das mais modernas do mundo na época. O percurso, de 144 Km, ligava Juiz de Fora a Petrópolis e servia para escoar a produção de café. Foi o café aliás que patrocinou muito do pioneirismo dos homens de Juiz de Fora. De pequena a cidade foi conduzida ao título de mais importante do estado, condição que ostentou por uns 40 anos. Atualmente a rodovia BR040 faz de Juiz de Fora uma das grandes porteiras de Minas. Esta bela cidade, quase na fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, é por si só uma excelente saudação a todos aqueles que procuram a aventura que é conhecer Minas Gerais.
Garcia era filho de Fernão Dias, o célebre desbravador das terras mineiras, e chegou ao lado esquerdo do Paraibuna na primeira metade do século XVIII. Lá foi construída mais tarde a Fazenda do Alcaide-mor, Thomé Corrêa Vasques, genro de Garcia. Depois de abandonada a fazenda passou a se chamar Tapera. Uma parte dela existe até hoje e é considerada a construção mais antiga de Juiz de Fora (rua Alencar Tristão). Em 1820 era criado o povoado de Santo Antônio do Paraibuna. Trinta anos depois a Vila passou à cidade e em 1865 recebeu o nome definitivo de Juiz de Fora. Segundo o ex-professor Wilson de Lima Bastos (já falecido), o nome da cidade é uma menção à casa do Juiz de Fora, o qual supõe-se seria Bustamante de Sá. O título é de origem portuguesa e remonta à época do rei D. Fernando. Para ele a designação "de fora" vem de "fórum" e não de "fora", como acreditam alguns. Mesmo assim o termo guarda alguma relação; os juízes eram estrangeiros e nomeados pela Coroa, o que garantia uma suposta isenção nas deliberações. A casa do Juiz de Fora foi demolida em meados do séc. XX. Juiz de Fora, cortada pelo rio Paraibuna Campus da UFJF Rio Paraibuna Construção da Usina de Marmelos, no rio Paraibuna (segunda metade do séc. XIX) Os caminhos se cruzaram e desenharam a história e o destino de Juiz de Fora. Tudo começou com o Caminho Novo, que tornou mais rápida a comunicação entre as minas de ouro e o porto do Rio de Janeiro. Em 1835 um engenheiro alemão, Henrique Halfeld, construiu a Estrada do Paraibuna, que fazia parte de um projeto muito mais amplo que pretendia ligar Vila Rica (atual Ouro Preto) ao Rio de Janeiro. Esta estrada desempenhou um importante papel no desenvolvimento da cidade. Por ela passa hoje a Avenida Rio Branco, a principal de Juiz de Fora. Halfeld é considerado, por estes e outros feitos, um de seus fundadores. Vista das montanhas de Juiz de Fora (Mirante na BR040) Em 1861 é inaugurada, com a presença do Imperador D. Pedro II, a estrada União e Indústria, considerada uma das mais modernas do mundo na época. O percurso, de 144 Km, ligava Juiz de Fora a Petrópolis e servia para escoar a produção de café. Foi o café aliás que patrocinou muito do pioneirismo dos homens de Juiz de Fora. De pequena a cidade foi conduzida ao título de mais importante do estado, condição que ostentou por uns 40 anos. Atualmente a rodovia BR040 faz de Juiz de Fora uma das grandes porteiras de Minas. Esta bela cidade, quase na fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, é por si só uma excelente saudação a todos aqueles que procuram a aventura que é conhecer Minas Gerais.
Juiz de Fora
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Juiz de Fora | |||||
"Manchester Mineira" "JF (jota-éfe)" "Atenas de Minas" |
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Acima, à esquerda, vista aérea do município; à direita a Rua Halfeld cruzando com a Avenida Rio Branco; abaixo, à esquerda, a estátua do Cristo no topo do Morro do Imperador; e à direita o Museu Mariano Procópio. |
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Fundação | 31 de maio de 1850 (162 anos) | ||||
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Gentílico | juiz-forano | ||||
Lema | "Pro Patria et Urbe" Pela pátria e pela cidade |
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Prefeito(a) | Custódio Mattos (PSDB) (2009–2012) |
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Localização | |||||
Unidade federativa | Minas Gerais | ||||
Mesorregião | Zona da Mata IBGE/2008 | ||||
Microrregião | Juiz de Fora IBGE/2008 | ||||
Municípios limítrofes | Norte: Santos Dumont e Ewbank da Câmara; Nordeste: Piau e Coronel Pacheco; Leste: Chácara, Bicas e Pequeri; Sudeste: Santana do Deserto; Sul: Matias Barbosa e Belmiro Braga; Sudoeste: Santa Bárbara do Monte Verde; Oeste: Lima Duarte e Pedro Teixeira; Noroeste: Bias Fortes. | ||||
Distância até a capital | 283 km | ||||
Características geográficas | |||||
Área | 1 436,850 km² | ||||
População | 517 872 hab. (MG: 4º) – censo IBGE/2010 | ||||
Densidade | 360,42 hab./km² | ||||
Altitude | 715 m | ||||
Clima | tropical de altitude Cwa | ||||
Fuso horário | UTC−3 | ||||
Indicadores | |||||
IDH | 0,828 elevado PNUD/2000 | ||||
PIB | R$ 7 140 251,434 mil (BR: 54º) – IBGE/2008 | ||||
PIB per capita | R$ 13 715,11 IBGE/2008 |
Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 283 km. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 517 872 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil. Ocupa uma área de 1 429,875 km², sendo que apenas 317,740 km² estão em perímetro urbano.
A sede tem uma temperatura média anual de 19,25°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 152 509 veículos. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,828, considerando como elevado em relação ao estado. A cidade faz parte do eixo industrial das cidades próximas à BR 040 e das próximas à BR 116.
A cidade de Juiz de Fora foi emancipada de Barbacena na década de 1850. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa
para atuar onde não havia juiz de direito, que hospedou-se por pouco
tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. Hoje é formada pela cidade de Juiz de Fora além dos distritos de Rosário de Minas, Torreões e Sarandira, subdivididos ainda em 111 bairros. Passou a ser conhecida como "Manchester Mineira" à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo e Juiz de Fora só conheceu novo período de desenvolvimento a partir da década de 1960. Sua área de influência estende-se por toda a Zona da Mata, uma pequena parte do Sul de Minas e também do Centro Fluminense.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai
desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu
principal e mais tradicional clube de futebol é o Tupi Football Club, fundado em maio de 1912.
Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos
culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Museu Mariano Procópio, o Cine-Theatro Central e o Parque da Lajinha. Um dos principais eventos é o Carnaval de Juiz de Fora, que teve suas origens na época de emancipação do município. No final da década de 1930, até a década de 1960, o auge do Carnaval mudou de foco e a festa nos clubes pairou sobre Juiz de Fora.
História
Origens
Vista panorâmica da cidade em 1893. Ao fundo, a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e à direita, em primeiro plano, a antiga cadeia, atual Escola Normal |
As origens de Juiz de Fora remontam a época do Ciclo do Ouro, portanto confundem-se com a história de Minas Gerais. Devido à dificuldade de acesso à região do atual município, o lugar permaneceu praticamente intocado até o século XIX. A Zona da Mata, então habitada apenas pelos índios puris e coroados, foi desbravada com a abertura do Caminho Novo, estrada construída em 1707 para o transporte do ouro da região de Vila Rica (Ouro Preto) até o porto do Rio de Janeiro.
Diversos povoados surgiram às margens do Caminho Novo estimulados pelo
movimento das tropas que ali transitavam, entre eles, o arraial de Santo
Antônio do Paraibuna povoado por volta de 1713.
A vila de Santo Antônio do Paraibuna surgiu no início do século XIX
devido à ocupação por famílias de fazendeiros e colonos vindas da região
aurífera (Ouro Preto e Mariana), e posteriormente da região das
Vertentes (Barbacena e São João Del Rey). O município de Santo Antônio do Paraibuna desmembrou-se de Barbacena em 31 de maio de 1850, e elevado a Cidade do Paraibuna em 1856.
Em 1865 a Cidade do Paraibuna passa a se chamar Juiz de Fora. O curioso nome de Juiz de Fora gera muitas dúvidas quanto à sua origem. O juiz de fora era um magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz
de direito. A versão mais aceita pela historiografia admite que um
desses magistrados hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região,
passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. Mais
tarde, próximo a ela, surgiria o povoado. A identidade exata e a atuação
desse personagem na história local ainda são polêmicas.
Um personagem de grande importância no município foi o engenheiro alemão Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld
(Henrique Guilherme Fernando Halfeld), que empresta seu nome a uma das
principais ruas do comércio local e ao parque situado no centro da
cidade, no cruzamento da mesma rua Halfeld e a Avenida Barão do Rio Branco, entre o prédio da Prefeitura Municipal,
a Câmara dos Vereadores e o Fórum da Comarca. Halfeld, após realizar
uma série de obras a serviço do Estado Imperial Brasileiro, acaba por
fixar residência na cidade, envolve-se na vida política, constrói a
Estrada do Paraibuna e promove diversas atividades no município, sendo
considerado um de seus fundadores.
Cafeicultura, imigração e comércio escravista
Na década de 1840, começa a crescer a plantação de café, devido ao
aumento do consumo de café na Europa e Estados Unidos e ao esgotamento
dos solos do Vale do Paraíba contrastante com as terras disponíveis na Zona da Mata. Durante o século XIX o município tornou-se um dinâmico centro econômico, político, social e cultural. Aos poucos, suas funções se ampliaram, ganhando ares de município moderno, ponto de confluência da população circunvizinha.[carece de fontes] No ano de 1889 foi inaugurada no município a primeira usina hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos, importante marco do setor elétrico do Brasil e grande impulsionadora da indústria municipal.
A partir de 1889, a cidade ganhou iluminação pública elétrica, telefone
e linhas de bonde, contando ainda com telégrafo e imprensa.
De 1850 a 1870, Juiz de Fora vivenciou expansão da economia cafeeira,
juntamente com a tendência regional, tornando-se o principal produtor
de café da Zona da Mata mineira em torno de 1855, posto que abandonou
somente nas primeiras décadas do século XX. Assim, ao logo do século XIX, a cidade que era ponto de parada de tropeiros transformou-se em grande centro cafeeiro.
A mão-de-obra destas lavouras foi composta predominantemente por
escravos crioulos, ( filhos de europeus ou africanos nascidos na América) fazendo a população apresentar alta concentração de
cativos durante a segunda metade do século XIX, como, por exemplo,
62,25% da população composta por escravos em 1853.
Assim, a cidade tornou-se também um importante centro escravista,
destacando-se na Zona da Mata e possuindo um contingente escravo que
equilibrou-se com o da província do Espírito Santo nos anos 50, 60 e 70 do século XIX.
Após esta expansão, houve coexistência de fazendas cafeeiras de grande
porte escravocratas, predominantes, com outras de pequeno e médio
portes, o que criava uma hierarquia econômica e social intensa.
O progresso do capital cafeeiro tornou a cidade em uma cidade de barões
do Império, tendo sido visitada 12 vezes pelo imperador. Em 1850 a
Câmara Municipal é fundada.
Ao mesmo tempo, a cidade passou por diversos problemas no período, como
alastramento de epidemias, baixo número de casas populares e alto de
cortiços, aumento do custo de vida, entre outros.
Muitas famílias de outras regiões de Minas e do país chegam à cidade a
partir de meados do século XIX, ampliando as redes de negócio, o fluxo
comercial e o comércio escravista. Também chegam os imigrantes alemães, italianos, portugueses, espanhóis, sírios-libaneses e algumas famílias inglesas. As primeiras famílias alemãs começam a se mudar para a cidade em 1856, e desde o início ocupam diversas profissões.
O fim do tráfico de escravos na década de 1850 gerou valorização da
mão-de-obra escrava, elevando os preços e dificultando seriamente a
sobrevivência de uma economia baseada unicamente em relações de produção
escravistas.
Com a crescente necessidade de mão-de-obra para as lavouras cafeeiras,
adotou-se o tráfico intra e interprovincial como medida provisória, e em
seguida uma política imigrantista, no Brasil. Estas condições é que levaram à inserção das famílias imigrantes alemãs na área urbana da cidade.
Juiz de Fora, na segunda metade do século XIX, foi um importante
entreposto comercial para a mercadoria escrava, tanto pelo estado
desenvolvido de suas lavouras cafeeiras quanto por sua posição
geográfica privilegiada na Zona da Mata e seus vínculos com o Rio de
Janeiro, do qual dista aprox. 180km.
Mesmo muito tempo depois do fim do tráfico internacional de escravos em 1850, por pressão da Inglaterra, não por razões éticas, sentimentais ou religiosas, mas por interesse econômico, qual seja substituir a mão de obra escrava, por suas máquinas, fruto da sua revolução industrial . O
comércio de escravos de Juiz de Fora tinha forte vinculação com o Rio
de Janeiro.
Companhia União e Indústria
Na década de 1850 é fundada por Mariano Procópio Ferreira Lage a Companhia União e Indústria, que iniciou a construção da Estrada União e Indústria,
com o intuito de reduzir o tempo de viagem entre a Corte a província de
Minas Gerais, acelerando o escoamento da produção cafeeira.
Em 1858, a cidade recebeu a primeira leva de imigrantes europeus: 1162
colonos alemães foram contratados para trabalhar na Companhia, entre
arquitetos, engenheiros, artífices, agricultores e outros. A maioria destes morava na colônia D. Pedro II. A cidade continuou recebendo imigrantes nos anos seguintes, aumentando consideravelmente a população livre. A construção desta rodovia tornou a cidade o maior entreposto comercial da Zona da Mata.
Entretanto, o sucesso da Estrada União Indústria foi comprometido
pela concorrência com duas estradas de ferro construídas na mesma época
com a mesma finalidade de escoamento da produção cafeeira: a Estrada de Ferro D. Pedro II e a Estrada de Ferro Leopoldina.
Urbanização e comércio urbano
O povoado iniciou o desenvolvimento de atividades urbanas na década
de 1840, quando surgem investimentos no setor de construção e planos de
cafeicultores para a construção da Igreja Matriz e da Santa Casa de Misericórida.
Porém, é dez anos após a construção da Estrada União e Indústria que
foi criado um plano de demarcação e nivelamento da cidade, calçamento
das ruas centrais e construção do matadouro municipal, intensificando o
comércio com a instalação de diversas vendas e armazéns. Em 1870 instalam-se um telégrafo, um fórum da justiça, um banco e outros serviços. No mesmo ano também é instalada a primeira tipografia da cidade, pertencente ao jornal O Pharol. Ou seja, a cidade passou a ser o principal centro urbano e comercial da Zona da Mata, com interesse tanto da aristocracia cafeeira quanto dos comerciantes.
Ao longo da década de 1860 e 1870 surgiram diversos estabelecimentos comerciais e fabris pertencentes aos imigrantes.
A ascensão econômica de alguns destes ocorreu no momento de inversão do
capital agrário nos setores industriais, financeiros e comerciais da
cidade. A reprodução da economia local na década de 1880 inegavelmente teve participação dos imigrantes e fazendeiros.
Em 1880 foi organizado um sistema de transporte urbano na cidade, com
o contrato para a instalação da linha ferro-carril para fluxo interno
de cargas e viajantes.
A partir de 1890 os comerciantes, industriais e cafeicultores investem
em eletrificação, transporte, comunicação e no sistema bancário,
buscando desenvolver a infra-estrutura adequada ao crescimento
industrial.
Industrialização
Um incipiente setor urbano-industrial começa a se desenvolver na cidade a partir de 1880.
A indústria desenvolve-se melhor no período, fazendo a cidade tornar-se
o principal centro industrial do estado, deixando-o de ser apenas no
fim da década de 1930.
O processo que levou-a a este posto gerou várias companhias anônimas
que ampliaram seu tipo de operação para além do industrial,
estendendo-se para outros setores da economia. Este tipo de empresa de ações já vinha sendo utilizado na cidade desde o meio do século XIX, tendo como exemplo a Companhia União e Indústria. A partir de 1890 instalam-se fábricas de maior porte e a população operária aumenta significativamente.
Forma-se um segmento financeiro-bancário dentro da economia regional,
sendo este de fundamental importância para a industrialização da
cidade. Em 1887 é fundado o Banco Territorial e Mercantil de Minas por Bernardo Mascarenhas em conjunto com Francisco Batista de Oliveira e Marcelino de Brito Ferreira de Andrade,
que dá autonomia ao capital agrário em relação ao capital do Rio de
Janeiro, permitindo que este invista na reprodução ampliada da economia
local. Entretanto, este vai à falência em 1892 pelo impacto do encilhamento. Em 1889 foi criado o Banco de Crédito Real de Minas Gerais,
a instituição bancária mais importante da região, que até o início da
década de 1920 atuou como o único banco da Zona da Mata e possibilitou
que o ramo financeiro fosse o elo principal do sistema financeiro
regional.
Surgiu como um empreendimento financiado majoritariamente pelo capital
agrário local, com a liderança de fazendeiros importantes da região. O Credireal, além de financiar o setor agrário, estimulou a abertura de novas firmas na área urbana.
O apoio deste banco ao setor ferroviário o tornou responsável direto
pelo afastamento do comissário de café fluminense dos assuntos
agroexportadores locais, que reduzia o lucro dos cafeicultores ao atuar
como entreposto entre os produtores locais e as firmas exportadoras do
Rio de Janeiro. Em 1891 assume funções de "banco misto", reunindo na mesma instituição operações de longo e curto prazo.
O Estado assume o controle acionário do Credireal em 1911, e em 1919
realiza sua encampação de fato, tornando-o uma instituição oficial.
Assim, em Minas o Estado representou o papel do capital comercial,
apropriando, centralizando e diversificando o capital cafeeiro, além de
amparar diversas atividades agrícolas, por meio dos Bancos de Crédito
Real e Agrícola de Minas Gerais.
Tendo novos estímulos, capitais e investimentos, a circulação
comercial na cidade cresceu em conjunto com o mercado consumidor e de
trabalho, ganhando novos serviços urbanos como agências bancárias,
telefones e energia elétrica.
Neste ambiente favorável, sua industrialização avançou com o
aparecimento de diversas unidades fabris e com o crescimento global de
sua economia. A chegada dos italianos ajudou a ampliar o mercado de trabalho e o aparecimento de novos empreendimentos. A presença alemã se envolveu neste contexto e assumiu novas funções. Um empreendimento de imigrantes alemães e descendentes era o Curtume Krambeck.
Surgiram desordenadamente diversas manufaturas, que transformaram-se em
fábricas mecanizadas, mas coexistiam com outras manuais e domésticas,
como estava ocorrendo no país.
No início do século XX os principais setores da indústria eram o
têxtil e o de alimentos, com maior quantia de operários, investimentos e
força motriz. As indústrias têxteis já não eram artesanais e manufatureiras, enquanto as de alimentos eram, em sua maioria, de pequeno porte. Entretanto, nas décadas seguintes uma crise estrutural emperra o crescimento industrial de Juiz de Fora.
A própria arquitetura reflete a prosperidade econômica e cultural,
por meio do estilo eclético das construções, com diferentes
manifestações do passado: o gótico, o grego e com a introdução, neste
século, do Art Nouveau e Art Déco. Mais tarde, na década de 1950 do nosso século, encontramos construções com concepções modernas, como as obras de Oscar Niemeyer e os painéis de Di Cavalcanti e Cândido Portinari.
Durante todo o século XX,
Juiz de Fora destacou-se nos grandes momentos históricos do País. E,
após viver um período de relativa decadência industrial a partir dos anos quarenta,
passou a destacar-se pelo crescimento dos setores comercial, industrial
e de prestação de serviços, o que a coloca como a terceira cidade de
Minas Gerais e a capital da Zona da Mata Mineira. Também com o crescimento de Juiz de Fora e cidades próximas, foi criada a Microrregião de Juiz de Fora, reunindo além do município, outras 33 cidades, como Santos Dumont, São João Nepomuceno, Lima Duarte, Bicas e Matias Barbosa. Em 2006 sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em cerca de 760 767 habitantes em uma área total de 8 923,426 km². Seu Índice de desenvolvimento humano (IDH) era de 0,805 e o PIB per capita de R$ 6 693,58 em 2003. Localiza-se na Mesorregião da Zona da Mata.
Reindustrialização
Período | Taxa |
---|---|
1985~96 | 2,5% |
1996~99 | 12,9% |
A economia de Juiz de Fora estava decadente até que a construção na
cidade da primeira unidade da Mercedes-Benz fora da Alemanha, a Mercedes-Benz Juiz de Fora, com um grande investimento de US$ 850 milhões, iniciou um processo de transformação econômica do município.
Sendo uma das mais importantes do mercado automotivo mundial, a empresa
acarreta uma melhoria da qualidade dos produtos e serviços de seus
fornecedores, que acabam gerando uma melhoria em cadeia na cidade.
Os benefícios para a cidade com a instalação da Mercedes-Benz são
enormes, pois isto atrai novas indústrias, aumenta o recolhimento do ICMS, gera empregos e amplia a renda. Também, outros investimentos começaram a ser atraídos para a cidade. Por exemplo, foi construída a Usina Termelétrica de Juiz de Fora como diretriz de política pública do PMDI 2005.
A cidade não estava preparada para receber uma empresa deste porte, e
por isto este novo processo de industrialização na cidade exigiu dos
cursos técnicos profissionalizantes uma revisão completa de seus planos,
para adequar a mão-de-obra às indústrias alemãs que chegaram.
Geografia
Vista da cidade: seu contorno é predominantemente montanhoso. |
A área do município é de 1 429,875 km², representando 0,245% do território mineiro, 0,1554% da área da região Sudeste do Brasil e 0,0169% de todo o território brasileiro. Desse total 317,74 km² estão em perímetro urbano. É ainda o município mais extenso da Zona da Mata.
Juiz de Fora está localizada na Mesorregião da Zona da Mata e Microrregião de Juiz de Fora. O município limita-se ao norte com Santos Dumont e Ewbank da Câmara; a nordeste, com Piau e Coronel Pacheco; a leste, com Chácara e Bicas, Pequeri; a Sudeste, com Santana do Deserto; ao sul com Matias Barbosa e Belmiro Braga; a sudoeste, com Santa Bárbara do Monte Verde; a oeste, com Lima Duarte e Pedro Teixeira e a noroeste com Bias Fortes. A cidade está a aproximadamente 310 quilômetros de Belo Horizonte, a capital mineira.
Relevo e hidrografia
O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado, correspondendo
geomorfologicamente à Unidade Serrana da Zona da Mata, pertencente à
Região Mantiqueira Setentrional. A altitude máxima é de 998 m. nas
proximidades da serra dos Cocais e a mínima fica em 470 m no Rio Santo
Antônio. A sede está em uma altitude de 677,2 m. Cerca de 2% do território juiz-forano é plano, 15% das terras são mares de morros e montanhas os 83% restantes o terreno é plano.
O município de Juiz de Fora está localizado na bacia do Médio Paraibuna, pertencente à bacia do rio Paraíba do Sul, e seu perímetro urbano é drenado por 156 sub-bacias de diversas dimensões. Os principais rios que banham o município são o Paraibuna, seus afluentes rio Cágado e rio do Peixe, e os rios Monte Verde e Grão-Mogol, afluentes do rio do Peixe. O Rio Paraibuna recebe o lançamento in natura de esgotos domésticos e de efluentes industriais produzidos na cidade.
A bacia do Médio Paraibuna possui tributários com perfis
longitudinais relativamente acentuados, que desembocam no rio principal
com gradiente um pouco baixo. O rio Paraibuna possui declividade
média bastante diferenciada ao longo de seu curso, sendo que no trecho
urbano de Juiz de Fora é bastante moderada, da ordem de 1,0m/km. A
última retificação de aproximadamente 30 km, na região do Distrito
Industrial I, foi dimensionada de modo a compatibilizar a função
regularizadora da barragem Chapéu D’Uvas, recentemente concluída. A
barragem foi construída com o objetivo de amortizar enchentes e ampliar o
potencial de abastecimento de água para a cidade.
Clima
Gráfico climático para Juiz de Fora | |||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
299
26
18
|
195
27
18
|
182
26
17
|
90
24
16
|
51
23
15
|
24
21
13
|
19
21
12
|
21
22
12
|
74
21
13
|
128
23
15
|
190
24
16
|
264
25
17
|
Temperaturas em °C • Precipitações em mm Fonte: Weather Channel (temperaturas) e Cesama (precipitações). |
O clima de Juiz de Fora é caracterizado tropical de altitude (tipo Cwa segundo Köppen), com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 19,25°C, tendo invernos secos e frios, com ocorrências de geadas em pontos isolados, e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. O mês mais quente, fevereiro, têm temperatura média de 23°C e o mês mais frio, julho, de 17°C. outono e primavera são estações de transição.
A precipitação média anual é de 1 536 mm, sendo julho o mês mais seco, quando ocorrem apenas 18,8 mm. Em janeiro, o mês mais chuvoso, a média fica em 298,6mm.
Nos últimos anos, entretanto, os dias quentes e secos durante o inverno
têm sido cada vez mais frequentes, não raro ultrapassando a marca dos
28°C especialmente entre os meses de agosto e setembro. Durante a época
das secas e em longos veranicos em pleno período chuvoso, também são comuns registros de fumaça de queimadas em morros e matagais, principalmente na zona rural da cidade. Em julho de 2008 a precipitação de chuva não passou dos 0 mm.
A temperatura mínima oficial registrada na cidade foi de 3,1 °C em junho de 1985. Porém algumas áreas da cidade teriam observado temperatura de 0,8 °C em 26 de junho de 1918. A máxima registrada foi de 36,2 °C, no dia 17 de fevereiro de 1969. Oficialmente o maior índice pluviométrico em menos de 24 horas já observado na cidade foi de 137,2 mm registrados em 1977. Mas em 1º de novembro de 2006 alguns pontos da cidade registraram acumulados superiores a 140 mm. Outros grandes volumes de precipitação registrados foram de 129,3 mm em 25 de janeiro de 1985 e 108 mm em 20 de outubro de 2009. Tempestades de granizo também não são comuns na cidade, mas algumas das mais recentes ocorreram em 17 de dezembro de 2009, 13 de janeiro de 2010 e em 1º de outubro de 2010.
Ecologia e meio ambiente
Parque do Museu Mariano Procópio. |
A vegetação nativa do município pertence ao domínio florestal Atlântico (Mata Atlântica), onde destacam-se diversas espécies da fauna e flora.
Em Juiz de Fora existem unidades de conservação ambiental. As
principais são a Reserva Biológica Municipal do Poço D'Anta (com 277
hectares, entre os bairros São Benedito, Bom Retiro e Linhares); Reserva
Biológica Municipal Santa Cândida (133 hectares, bairros Monte Castelo,
São Pedro e Carlos Chagas); Parque da Lajinha (45,5 hectares, bairros
Aeroporto e Teixeiras); Área de Proteção Ambiental do Krambeck (291
hectares, bairros Eldorado e Remontas) e Área de Preservação Permanente
Bosque do Bairu (0,5 hectares, bairro Bairu). De acordo com a lei 9605
de 1998,
mananciais, encostas e áreas de matas nativas são protegidas pela
prefeitura. Outras áreas de preservação, como o Parque do Museu Mariano
Procópio, possuem legislações próprias, por serem de menor porte. Outra importante unidade de conservação é o Sítio Malícia, que pertencente à maior floresta de mata atlântica urbana do país, com mais de 3,7 milhões de metros quadrados.
- Poluição atmosférica
Desde o começo da década de 1990 vários pontos do município, em especial a área central, vêm sofrendo com a fumaça e a poluição proveniente da grande quantidade de veículos que circulam na região e das indústrias. Desde 1993 estudos que estão sendo realizados comprovam que o nível de monóxido de carbono
é elevado. Somente na Avenida Rio Branco, a principal da cidade, em
1998 já circulavam 40 mil veículos diariamente, sendo que a frota
municipal naquele ano era de 115 mil veículos.
Demografia
Até o ano de 1960 o número de habitantes teve um crescimento considerável, acima de 4% por ano. A partir da década de 1960 o ritmo do crescimento populacional sofreu uma reversão e passa a ser declinante. No recenseamento do ano de 1991, o município registrou um total de 385 966
habitantes, resultando em densidade demográfica de 271 habitantes por
km². Desse índice populacional, 98,51% habitavam áreas urbanas e 1,49%
em áreas rurais.
Em 2010 a população do município foi contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 517 872 habitantes, sendo o quarto mais populoso do estado e apresentando uma densidade populacional de 360,42 habitantes por km². Segundo este mesmo censo, 47,30% da população eram homens (244 932 habitantes), 52,70% (272 940 habitantes) mulheres, 98,86% (511 973 habitantes) vivia na zona urbana e 1,14% (5 879 habitantes) na zona rural. De acordo com o IBGE, Juiz de Fora possuía 354 929 eleitores em 2004.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Juiz de Fora é considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu valor é de 0,828, sendo o nono maior de todo estado de Minas Gerais (em 853), o quadragésimo nono de toda a Região Sudeste do Brasil (em 1666 municípios) e o 145° de todo o Brasil (entre 5 507 municípios). Considerando apenas a educação o valor do índice é de 0,920, enquanto o do Brasil é 0,849. O índice da longevidade é de 0,784 (o brasileiro é 0,638) e o de renda é de 0,781 (o do Brasil é 0,723). A cidade possui a maioria dos indicadores elevados e todos acima da média nacional segundo o PNUD. A renda per capita é de 13 715,11 reais, a taxa de alfabetização adulta é 95,30% e a expectativa de vida é de 72,03 anos. O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade social é de 0,41, sendo que 1,00 é o pior número e 0,00 é o melhor.
A incidência da pobreza, medida pelo IBGE, é de 12,86%, o limite
inferior da incidência de pobreza é de 5,82%, o superior é de 19,91% e a
incidência da pobreza subjetiva é de 9,45%.
No ano de 2000, a população juiz-forana era composta por 273 787 brancos (64,91%); 92 179 pardos (21,86%); 51 808 pretos (12,28%); 1 198 indígenas (0,28%); 695 amarelos (0,16%); além dos 2 103 sem declaração (0,50%).
A partir do final do século XIX, árabes instalaram-se na cidade,
principalmente os sírios e libaneses, em busca de melhores condições de
vida. De início foram mascates, e conforme conseguiam mais recursos tornavam-se comerciantes, principalmente de tecidos. Chamam atenção atualmente as lojas de tecidos, os restaurantes típicos e as várias malharias de proprietários árabes. Até hoje, muitas lojas de tecido da Rua Marechal Deodoro pertencem a sírios e libaneses.
Na década de 1970 mais árabes chegaram em busca de melhores condições
de vida, atraídos pela boa adaptação econômica de seus predecessores.
Religião
Juiz de Fora é uma cidade de tradição cristã, mas com grande diversidade de crenças, assim como no resto do país. As crenças convivem bem. O campo religioso da cidade é composto majoritariamente pelo catolicismo, seguido do protestantismo. Há também um forte movimento espírita-kardecista, tal como diversas religiões afro-brasileiras. Recentemente, houve o surgimento do new age, de grupos orientais e dos muçulmanos. Mais afastados da cidade, há também grupos como o do Santo Daime e do Vale do Amanhecer.
Esta grande diversidade é atribuída à proximidade da cidade em relação a
grandes centros urbanos, o que fortalece a circulação de ideias,
costumes e crenças.
História
Durante a segunda metade do século XIX, a cidade apresentou grande
diversificação das religiões presentes, devido principalmente às
imigrações alemães e italianas, que trouxeram o protestantismo, o
metodismo e o espiritismo. Como integrantes desta religião estavam sendo sepultados em locais não considerados sagrados, a Companhia União e Indústria cedeu uma área para que um cemitério fosse instalado. Este cemitério foi consagrado em 1860 com o nome de Cemitério de Nossa Senhora da Glória e doado aos cultos católicos e evangélicos. Os habitantes da Colônia de Cima, atual bairro São Pedro, também desejaram um cemitério próprio, devido à distância do Cemitério Municipal de Juiz de Fora e às constantes proibições por parte do padre Tiago Mendes Ribeiro. Entretanto, a Companhia negou o pedido, e o Cemitério de São Pedro e sua capela foram inaugurados somente em janeiro de 1886, graças à doação de um terreno por um colono.
No final do século XIX e início do XX chegaram na cidade os árabes cristãos católicos. Os sírios praticavam o Rito Bizantino e fundaram em 1958 a Paróquia Melquita Católica de São Jorge, que ficou pronta em 1965, e também a Sociedade Beneficente Melquita de São Jorge, em 1957. Já os libaneses, em sua maioria praticavam o Rito Maronita. Na década de 1970 chegaram os árabes islâmicos.
Islamismo
“Para as mulheres o véu é obrigatório. Pelo Alcorão todas as mulheres têm que se tapar. Não é um costume ou uma tradição. A mulher dentro do Islão é colocada com muito respeito. Quanto mais ela se tapar, maior o seu valor, mais modesta.” |
|
Atualmente há em torno de 60 fiéis muçulmanos na cidade, dos quais 15, em média, comparecem nas orações de sexta-feira da Mesquita de Juiz de Fora. Dos 60 fiéis, 25 são do sexo feminino, e destas, somente oito usam o véu em todo o lugar. Os véus começaram a ser utilizados na cidade em 2002.
Apesar do šayh considerar que o véu é símbolo de modéstia e recato,
esta vestimenta vem sendo utilizada na cidade para embelezamento,
principalmente pelas adolescentes.
A Mesquita de Juiz de Fora se diferencia da maioria das mesquitas por
não ser um local com poder exercido apenas por homens: uma mulher
participava ativamente das atividades, pagando as despesas mais
vultosas, inclusive todas as que garantem que haja um šayh presidindo o
local. Também, esta libanesa é quem doou as lojas onde a Mesquita funciona. A maioria dos árabes da SBMJF têm situação financeira melhor que a dos convertidos.
O Islã em Juiz de Fora, como no resto do Brasil, deixou de lado sua
identificação étnica para assumir uma identidade mais estrita à
religião, buscando se apresentar como mais uma opção para os habitantes,
no mercado religioso.
Em 2005, foi realizada uma manifestação no Parque Halfeld e uma passeata para a libertação de João Vasconcellos, um engenheiro juizforano sequestrado no Iraque por um grupo Mujahidin. A passeata foi liderada por uma libanesa da SBMJF.
Política
Paço Municipal, na esquina da Rua Halfeld com a Av. Rio Branco, 1928 |
Atual sede da prefeitura, no centro da cidade. À esquerda, do outro lado da linha férrea, localiza-se a Praça Doutor João Penido. |
A partir de 1850, a elite agrária da cidade estabeleceu seu centro de
poder no centro da cidade, agrupando em torno da Praça Central as
Repartições Públicas e a Igreja. Entretanto, a cadeia, mesmo fazendo parte do centro, não estava neste núcleo.
De acordo com a Constituição de 1988, Juiz de Fora está localizada em uma república federativa presidencialista. Foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica do Direito positivo. A administração municipal se dá pelo poder executivo e pelo poder legislativo.
Antes de 1930 os municípios eram dirigidos pelos presidentes das câmaras municipais, também chamados de agentes executivos. Somente após a Revolução de 1930 é que foram separados os poderes municipais em executivo e legislativo. O primeiro representante do poder executivo e prefeito do município foi Pedro Marques de Almeida (1888-1934). Em vinte e nove mandatos, onze prefeitos passaram pela prefeitura de Juiz de Fora. Em 2009 o prefeito eleito nas Eleições municipais no Brasil foi Custódio Antônio de Mattos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 51,82% dos votos válidos (148 137 votos). Por ter mais de 200 mil eleitores o município teve segundo turno.
Adicionar legendaCâmara Municipal em 2011. |
Câmara Municipal em 1907. |
O Poder legislativo é constituído pela câmara, composta por 19 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição) e está composta da seguinte forma: três cadeiras do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); três cadeiras do Partido dos Trabalhadores (PT); duas do Partido Progressista (PP); duas do Partido Social Cristão (PSC); duas do Partido Trabalhista Cristão (PTC); duas do Partido Democrático Trabalhista (PTB); duas do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); uma do Democratas (DEM); uma do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e uma do Partido da Mobilização Nacional
(PMN). Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e
ao Executivo, especialmente o orçamento participativo (Lei de
Diretrizes Orçamentárias). O município de Juiz de Fora se rege por leis orgânicas. A cidade é ainda a sede de uma Comarca. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), o município possuía em 2006 354 929 eleitores.
Câmara Municipal
A Câmara Municipal, na época após a fundação da cidade, era composta
majoritariamente por donos de fazendas, profissionais liberais e
comerciantes.
Havia muitas ocorrências de parentesco e compadrio entre vereadores, o
que causava permanência constante das famílias mais influentes da região
no poder.
De 1860 a 1880, quase todas as sessões da Câmara Municipal tiveram por
objetivo decisões relativas a obras de urbanização, fazendo a maior
parte do dinheiro gasto pela cidade neste período ser usado nestas
obras.
Sete anos após a emancipação do município, em 1857, foi aprovada na
Câmara Municipal a primeira edição do Código de Posturas Municipaes, com
o objetivo de ordenar o desenvolvimento d acidade. O Código estabeleceu normas de organização social, urbanização e embelezamento do município.
Subdivisões
Juiz de Fora está oficialmente subdividida em quatro distritos, sendo eles Juiz de Fora, Rosário de Minas, Torreões e Sarandira. Os limites das áreas urbanas nos distritos, os chamados núcleos urbanos, também definidos pela Lei 6 910 de 1986, poderão ser revistos em função da necessidade de atendimento ao crescimento de sua população.
A cidade foi originalmente subdividida ainda em 81 regiões urbanas. Porém, de acordo com o plano diretor municipal, foram adotados 111 bairros,
cuja divisão é a unidade territorial que o habitante da cidade tem mais
facilidade de reconhecer. Outra subdivisão oficial criada pela
prefeitura é as Regiões de Planejamento.
O município está dividido em doze regiões. São elas: Barreira, Benfica,
Cascatinha, Centro, Grama, Igrejinha, Linhares, Lourdes, Santa Cândida,
Santa Luzia, São Pedro e Represa. No interior de cada Região de Planejamento existem áreas de distintas conformações topográficas
e configurações quanto ao tipo e densidade de ocupação, facilidades de
infraestrutura, traçado dos lotes e características arquitetônicas das
construções. Por esta razão, cada região de planejamento foi considerada
como sendo composta de um número variável de unidades de planejamento,
definidas por uma condição de homogeneidade relativa das tipologias
referidas.
Ao longo dos anos após a criação, o município foi ganhado novos distritos. Em 1911
a cidade possuía quinze: Juiz de Fora (sede), Água Limpa, Paula Lima,
Rosário, São Francisco de Paula, Pôrto das Flores, São José do Rio
Prêto, Vargem Grande, Matias Barbosa, São Pedro de Alcântara (atual
município de Simão Pereira),
Chácara, Sarandi, Santana do Deserto, Benfica e Mariano Procópio.
Porém, com o passar dos anos, muitos foram sendo elevados à cidades. Em
última alteração distrital, feita pela lei estadual nº 6769 de 13 de maio de 1976,
o distrito de Paula Lima foi extinto passando seu território a
pertencer ao quarto subdistrito do distrito Sede de Juiz de Fora. Em
divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979,
o município era constituído de quatro distritos: Juiz de Fora, Rosário
de Minas, Sarandira e Torreões. Assim permanecendo atualmente.
Economia
Nos dados do IBGE de 2005 o município possuía R$ 7 140 251,434 mil no seu Produto Interno Bruto. Desse total 883 208 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O PIB per capita é de R$ 13 715,11. Dos 5 565 municípios brasileiros, Juiz de Fora ocupa a 19ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A..
Produto | Área colhida (Hectares) |
Produção (Toneladas) |
---|---|---|
Milho | 720 | 2592 |
Feijão | 410 | 233 |
Adicionar legendaInterior do Independência Shopping. O setor terciário é a maior fonte geradora do PIB da cidade, movimentando, anualmente, valores que ultrapassam os três milhões. |
- Setor primário
A agricultura não possui tanta relevância em Juiz de Fora. De todo o PIB da cidade 40 493 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária. Segundo o IBGE em 2008 o município possuía um rebanho de 46 499 bovinos, 46 400 suínos, 470 equinos, 140 mulas, 80 caprinos, 70 búfalos, 25 asnos, 20 ovelhas e 808 000 aves, dentre estas 2 000 galinhas, 800 000 galos, frangos e pintinhos e 6 000 codornas. Em 2008 a cidade produziu 164 mil litros de leite de 156 vacas. Foram produzidos 28 mil dúzias de ovos de galinha e 14 850 quilos de mel-de-abelha. Na lavoura temporária são produzidos principalmente a cana-de-açúcar (7 750 toneladas), o milho (2 800 toneladas) e o feijão (195 toneladas).
- Setor secundário
A indústria atualmente é o segundo setor mais relevante para a economia juiz-forana. 1 619 725
reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria
(setor secundário). A cidade conta com um Distrito Industrial em
operação sob administração da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
(CODEMIG). As principais atividades industriais do município são a
fabricação de alimentos e bebidas, produtos têxteis, artigos de
vestuário, produtos de metal, metalurgia, mobiliário, montagem de
veículos e outros.
- Setor terciário
3 961 065 milhões reais do PIB municipal são de prestações de serviços (terciário). A economia da cidade é voltada basicamente para o setor de serviços. De acordo com o IBGE a cidade possuía no ano de 2008 20 658 estabelecimentos comerciais e 36 602 trabalhadores, sendo 19 724 pessoal ocupado total e 145 581 ocupado assalariado. Salários juntamente com outras remunerações somavam 1 668 024 reais e o salário médio mensal de todo município era de 2,7 salários mínimos.
Um dos principais centros comerciais de Juiz de Fora e também um dos
mais movimentados da região é o Independência Shopping, inaugurado em 22 de abril de 2008.
Além de grandes lojas o shopping possui pequenas e médias empresas com
sede no próprio município ou na região. Assim como no resto do país o
maior período de vendas é o Natal.
Estrutura urbana
Vista aérea de parte da Avenida Barão do Rio Branco, no centro urbano da cidade. |
No ano de 2000, a cidade possuía 132 465 domicílios, entre apartamentos, casas, e cômodos. Desse total, 93 824 eram imóveis próprios, sendo 86 719 próprios já quitados (65,47%), 7 105 próprios em aquisição (5,36%), 29 357 eram alugados (22,16%), 8 639 imóveis foram cedidos sendo que 1 649 haviam sido cedidos por empregador (1,24%), 6 990 foram cedidos de outra maneira (5,28%) e 645 eram de outra forma (0,49%).
O município conta com água tratada, energia elétrica, esgoto, limpeza urbana, telefonia fixa e telefonia celular. Em 2000, 95,30% dos domicílios eram atendidos pela rede geral de abastecimento de água, 97,05% das moradias possuíam coleta de lixo e 93,69% das residências possuíam escoadouro sanitário. Seu Índice de Gini é de 0,41.
Saúde
Vista parcial do estacionamento do HGeJF. |
Na cidade existem doze hospitais gerais, sendo três públicos, três filantrópicos
e seis privados. Um destes públicos é um hospital militar, o Hospital
Geral de Juiz de Fora (HGeJF), vinculado ao Ministério da Defesa. Juiz de Fora conta ainda com 1 426 técnicos de enfermagem, 1 206 auxiliares de enfermagem, 938 clínicos gerais, 592 enfermeiros, 551 pediatras e 2 931 distribuídos em outras categorias, totalizando 7 644 profissionais de saúde. No ano de 2008 foram registrados 6 158
de nascidos vivos, sendo que 10,3% nasceram prematuros, 58,7% foram de
partos cesáreos e 15,1% foram de mães entre 10 e 19 anos (0,5% entre 10 e
14 anos). A Taxa Bruta de Natalidade é de 11,8.
Um dos principais hospitais da cidade é o Monte Sinal. Localizado no bairro Dom Bosco, foi inaugurado em 1994.
Possui o maior centro de medicina diagnóstica da região e recentemente
passou por um processo de reforma e reestruturação. Com 16 mil m² de
área construída, possui aproximadamente 735 médicos em seu corpo
clínico. Sua Unidade de terapia intensiva (UTI) adulta conta com trinta leitos e a neonatal e infantil possui 25 leitos.
Há também o Hospital Regional João Penido, que recebeu este nome em homenagem a um médico muito importante politicamente na cidade, no século XIX.
Houve epidemias de varíola nos períodos de 1873 a 1874 e 1886 a 1887. Os atestados de óbito do período de 1864 a 1890 mostram a varíola como causa mortis em 6,15% dos documentos, sendo a maior parte destas mortes advindas da primeira epidemia.
Educação
2005 | 2004 | |
---|---|---|
Escolas | 11 | 13 |
Matrículas | 31396 | 28237 |
Docentes | 1759 | 1534 |
Localiza-se na cidade a Universidade Federal de Juiz de Fora, fundada em 1960. A cidade também é atendida por outras instituições de ensino superiores tais como o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF, Faculdade Católica), Universidade Estácio de Sá, Instituto Vianna Júnior, Faculdade Doctum, Faculdade Machado Sobrinho, Universidade Presidente Antônio Carlos, Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM), Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), entre outras.
Em 2000 cerca de 367 844 habitantes (95,6% da população) eram alfabetizados.
História
A primeira instituição de ensino da cidade foi o colégio do Cônego Roussin, fundado em 1860. Entretanto, houve uma escola criada antes do estabelecimento do município, a escola do Prof. Sampaio, dirigida pelo Prof. José Anacleto Sampaio, pessoa importante na sociedade e que foi vereador municipal.
Em 1869 é instituída a Escola Agrícola, que recebia filhos dos
imigrantes alemães para educação popular através de ensino
profissionalizante. Houve pouca procura, e portanto a experiência foi de curta duração. Houve influência da concepção comum em culturas anglo-saxãs de ensino voltado para o preparo do ofício, entretanto, o que predominou foi a ideologia ibérica de valorização do ensino propedêutico, preparando para profissões com importante papel da retórica, o que faz com que as camadas dirigentes ou em ascensão demonstrem preferência especial pelas faculdades de Direito.
“A instrucção quer pública quer particular, está sendo fartamente distribuída por uma série de esplêndidos estabelecimentos. Desde remotos tempos que Juiz de Fora possue bons institutos de ensino e se esmera na da mocidade.” |
|
Nos anos seguintes, várias instituições de ensino básico e médio, em
sua maioria particulares, são criadas na cidade, exceto alguns poucos
grupos escolares públicos. Estas instituições tiveram alto prestígio e tinham muito cuidado com a instrução, de acordo com relatos da época.
Até 1890 a cidade reproduz o perfil de educação corrente do Império,
onde predominava o ensino particular expandido pela ação do clero em
seminários e escolas confessionais e sua tradição católica conservadora,
mas havia confronto com a intenção de um Estado laico que afastasse da
religião a educação e a cultura e com os intelectuais da ilustração
brasileira, de ideário liberal ou cientificista.
Duas escolas fundadas no período se destacam, representando a ação das
elites locais em relação à nova ordem competitiva, atribuindo um novo
perfil à educação primária, secundária e superior: o Granbery, fundado em 1890, e a Academia de Comércio, fundada em 1894.
Aos pobres, era possível escolher entre alguns poucos mestres-escolas
que acolhiam os alunos em casa para trabalho meritório e missionário.
O Colégio Americano Granbery é fundado por missionários estadunidenses do sul da Igreja Metodista Episcopal
em 1890, sendo um importante marco para a introdução do metodismo na
região da mata mineira tanto como concepção educacional, como concepção
de mundo, como prática religiosa. O colégio recebeu o nome em homenagem a John Cowper Granbery,
bispo que estava à frente das incursões de representantes da Igreja
Metodista estadunidense em território brasileiro nos últimos anos do Império do Brasil.
República e Reforma Educacional
“Effectua-se hoje as 11horas a solenidade da instalação do !o Grupo Escolar desta cidade. A esse acto poderão comparecer todos quantos se interessem pelos assumptos que dizem respeito à instrucção, pois não há convites especiais, conforme nos informa o respectivo director nosso colega José Rangel.” |
|
Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, como passou a se chamar, desde 1965, a Escola Normal Oficial de Juiz de Fora fundada em 1928. Em 1990 o prédio foi tombado como patrimônio histórico da cidade. |
Nos primeiros anos da República, no governo de Afonso Pena,
ocorreu a Reforma Educacional do Estado de Minas, objetivando a
melhoria da qualidade de ensino elementar e a formação dos professores.
Um decreto em 1893 cria uma nova estrutura para a escola normal, com o
intuito de melhorar a formação dos professores através de cursos
intensivos. Assim, em 1894, foi criada a Escola Normal de Juiz de Fora, que funcionava no prédio que anteriormente havia sido o mercado da cidade, e que posteriormente foi transferido para o Palacete Santa Mafalda. A situação da educação na cidade era um caos.
O despreparo profissional, o desestímulo originado nos baixos salários e
a precariedade das condições físicas impediam a efetividade das
soluções.
Em 1907, época em que se organizava o Estado federativo e republicano
brasileiro, foram implementados na cidade os Grupos Escolares,
constituindo um novo espaço escolar de Juiz de Fora, conforme proposto
pela Reforma Educacional para Minas Gerais em 1906.
Os Grupos Escolares estaduais eram locais de educação para os filhos da
classe pobre, e vieram complementar o projeto educacional da cidade,
que não garantia educação aos que não fossem filhos da elite industrial.
Assim, o município foi pioneiro na instalação de um ensino
sistematizado, normatizando os conteúdos disciplinares e os métodos
pedagógicos com o objetivo de acabar com as escolas isoladas e obter
mais controle sobre a educação infantil.
Juiz de Fora contrastava com as demais cidades mineiras coloniais,
que apresentavam igrejas e marcas da extração de ouro, com suas
indústrias, seu capitalismo e seus estudantes.
Foi bem-vinda para a cidade a proposta de uma sociedade baseada em
trabalho livre e capacitação, do projeto modernizador de,
principalmente, João Pinheiro.
Esta proposta acarretava a substituição do conceito de trabalho servil
pelo de mão de obra qualificada, tendo como principal característica a
educação.
Assim, o governo da cidade interpretou as escolas como sendo mais do
quê um local de racionalização do conhecimento, sendo também um
instrumento de mudanças.
Em 4 de fevereiro de 1907 foi instalado o Primeiro Grupo Escolar da cidade e do estado, com 407 alunos e José Rangel como diretor.
Em 23 de março do mesmo ano, no mesmo prédio, foi inaugurado o Segundo
Grupo Escolar, com 396 alunos e o diretor José Rangel, o porteiro e o
servente do Primeiro como administradores, e funcionando no período
noturno. Em 1915 os grupos foram renomeados para Grupo José Rangel e Grupo Delfim Moreira, respectivamente. Estes situavam-se no Palacete Santa Mafalda,
edifício oferecido a D. Pedro II mas recusado, que abrigara
anteriormente a Escola Normal onde José Rangel havia lecionado, e que
ficou conhecido então como Grupos Centrais devido à sua localização, de
frente para a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, em um trecho nobre da cidade do século XX. Somente o Grupo Delfim Moreira está no prédio atualmente.
O Grupo Escolar surgiu com o propósito de tornar os alunos bons
trabalhadores e bons cidadãos, e por isto o discurso liberal era
ofuscado pelos mecanismos disciplinadores, para que se formassem
cidadãos submissos à classe dominante.
Em 1928, é criada a Escola Normal Oficial de Juiz de Fora,
que existe até hoje, com o objetivo de formar professores para o ensino
primário, sendo a única opção oficialmente reconhecida para tal. A cidade havia abrigado outra Escola Normal anteriormente, no período de 1894 até aproximadamente 1907.
A escola, destinada somente para moças, teve suas matrículas encerradas
em 4 de abril de 1928, tendo então 220 alunas entre os cursos de
Adaptação, Preparatório e Aplicação. A escola passou a admitir alunos homens somente em 1948.
Transportes
Ônibus da Viação Norte adaptado para cadeirantes no bairro Fábrica. Observe no vidro o adesivo que alerta sobre a inversão de fluxo. |
Entrada do Aeroporto de Juiz de Fora. |
Por não possuir rios em abundância, o município não possui muita
tradição no transporte hidroviário. Juiz de Fora é cortada em seu centro
pela ferrovia MRS Logística, antiga SR-3 da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Desde 1997 não há transporte ferroviário de passageiros.
Automóveis
O município possui fácil acesso à BR-040 para Brasília e Rio de Janeiro; BR-267 para Porto Murtinho; MG-353 para Rio Preto e Piraúba; e MG-133 para Rio Pomba e Coronel Pacheco.
Além disso, tem acesso às rodovias de importância estadual e até
nacional através de rodovias vicinais pavimentadas e com pista dupla.
A frota municipal no ano de 2009 era de 152 509 veículos, sendo 115 828 automóveis, 4 671 caminhões, 936 caminhões trator, 8 407 caminhonete, 548 micro-ônibus, 20 584 motocicletas, 2 206 motonetas, 1 329 ônibus e dez tratores de roda. Em agosto de 2010 eram 188211 veículos, e em 2001 eram 103459. As avenidas duplicadas e pavimentadas e diversos semáforos facilitam o trânsito
da cidade, mas o crescimento no número de veículos nos últimos dez anos
está gerando um tráfego cada vez mais lento de carros, principalmente
na Sede do município. Além disso, tem se tornado difícil encontrar vagas
para estacionar no centro comercial da cidade, o que vem gerando alguns
prejuízos ao comércio.
O transporte público em Juiz de Fora é administrado pela Astransp
(Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de
Juiz de Fora), fundada em 1970.
Sete empresas de transporte coletivo compõem a Astransp, transportando
aproximadamente oito milhões de passageiros por mês. A associação
emprega aproximadamente três mil trabalhadores entre motoristas,
cobradores, mecânicos, pessoal de escritório e encarregado.
No município também está localizado o Terminal Rodoviário Miguel Mansur, que conta com vinte e uma empresas de ônibus interurbanos e interestaduais.
Aeroportos
A cidade conta com 2 aeroportos:
Aeroporto Francisco Álvares de Assis (IATA: JDF, ICAO: SBJF). Conhecido também por Aeroporto da Serrinha, foi inaugurado em 1958. Possui capacidade para 37 000 passageiros e desde 2007 é administrado pela Sinart. Está a 7 km do centro da cidade.
Aeroporto Regional da Zona da Mata Atualmente Aeroporto Presidente Itamar Franco (IATA: IZA, ICAO: SBZM). Atende principalmente à cidade de Juiz de Fora,
situado a 35 quilômetros do centro. Iniciou suas operações de voos
comerciais de passageiros em agosto de 2011 e hoje conta com 3 saidas
diárias para Campinas
no Aeroporto Internacional de ViraCopos. Foi construído com o objetivo
de atender as microrregiões exportadoras da Zona da Mata, como Juiz de Fora,
Ubá, Muriaé, Barbacena, São João del-Rei e Viçosa, além de servir como
terminal comercial de passageiros em substituição ao Aeroporto Francisco
de Assis (Serrinha), em Juiz de Fora.
Segurança pública
Brasão da Polícia Militar de Minas Gerais. |
O índice de óbitos por arma de fogo, após apresentar um grande aumento de 2002 para 2003, apresentou queda entre os anos de 2004, 2005 e 2006, sendo de 3,4 neste ano. Entretanto estudos mais recentes revelam que a criminalidade na cidade vem diminuindo.
Em 2006 foram registradas 892 ocorrências graves e em 2009 esse número
já era de 47, o menor índice nos últimos dez anos no município.
Um estudo revelou que grande parte dos registros acontecem entre 8
horas da noite e 2 horas da madrugada. Segundo estudiosos essas
melhorias são consequências de diversas ações de prevenção tomadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A taxa de óbitos por acidentes de trânsito, que era de 15,5 em 2002, cresceu para 17,2 em 2006.
Em 2008 eram considerados como os bairros mais violentos de Juiz de Fora o São Mateus, Dom Bosco, Alto dos Passos e Mariano Procópio. A frequência das ocorrências é maior no grande centro. Eram considerados alguns dos mais seguros Santa Catarina, Mundo Novo, Vila Ozanan e Vila Furtado de Menezes.
Um diagnóstico também revelou que o perfil dos criminosos municipais
também seguem a normalidade brasileira, que são homens, entre 16 e 30
anos.
Serviços e comunicações
O abastecimento de água e a coleta de esgoto são realizadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), instituída em 1990, em substituição ao DAE (Departamento de Água e Esgoto). No município, assim como em todo o estado de Minas Gerais, o serviço de abastecimento de energia elétrica é feito pela Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig. No ano de 2003 existiam 193 355 consumidores e foram consumidos 1 411 021 528 KWh de energia. Ainda há serviços de internet discada e banda larga (ADSL) sendo oferecidos por diversos provedores de acesso gratuitos e pagos. O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido por diversas operadoras. Existe ainda acesso 3G. O código de área (DDD) de Juiz de Fora é 32 e o Código de Endereçamento Postal (CEP) da cidade é 36000-000. No dia 3 de novembro de 2008 o município passou a ser servido pela portabilidade, juntamente com toda a Zona da Mata, Campo das Vertentes e outras cidades de DDD 28 (ES), 32 (MG) e 68 (AC). A portabilidade é um serviço que possibilita a troca da operadora sem a necessidade de se trocar o número do aparelho.
O município conta ainda com jornais em circulação. No ano de 2004 eram sete no total. Os principais são o Tribuna de Minas, o Diário Regional e o JF Hoje. Em 2001 existiam nove emissoras de rádio, de acordo com a Associação Mineira de Rádio e TV e a Telecomunicações de Minas Gerais S.A. Porém esse número aumentou ao longo dos anos. Atualmente são Globo AM 910 kHz, a Itatiaia FM 105,3 MHz, e a Universitária 104,9 MHz.
Cultura e lazer
A cultura da cidade é constituída por uma mistura das culturas de
diferentes povos que vieram compor a população, como os portugueses, os
negros, os imigrantes alemães, italianos, sírios e libaneses. A cidade foi o centro cultural do estado até a década de 1920.
Turismo
Aeroclube de Juiz de Fora. |
O município possui diversas atrações turísticas. Entre os pontos mais visitados estão seus museus, como o Museu Mariano Procópio e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. De acordo com a prefeitura, existem na cidade 41 pontos turísticos (como fazendas, trilhas, cachoeiras); 10 museus; sete teatros e três cinemas.
Entre as principais atrações turísticas da cidade estão:
- Rua Halfeld: A principal rua da cidade, com cafés, cinemas, galerias e lojas. Nela se localizam o painel "Cavalinhos", de Portinari, no Edifício Clube Juiz de Fora, o Parque Halfeld, com coreto, parque infantil e árvores centenárias, a Câmara Municipal e o Cine-Theatro Central.
- Cine-Theatro Central: Inaugurado em 30 de março de 1929, é um dos mais importantes teatros mineiros. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, foi restaurado e reinaugurado em 1996.
- Parque da Lajinha: Área verde de 140 mil metros quadrados, possui trilhas para caminhada e mountain bike, lago e amplo espaço aberto. Localiza-se a sudoeste do Centro da cidade.
- Morro do Imperador: Conhecido também como Morro do Cristo ou Morro da Liberdade, o Morro do Imperador, a 923 m do nível do mar, é um dos pontos mais altos de Juiz de Fora. Além de um mirante e uma capela centenária, lá encontra-se também uma torre helicoidal, primeira do tipo na América do Sul, que serviu à TV Industrial, emissora pioneira em geração de imagens no interior brasileiro.
- Usina de Marmelos Zero: Construída pelo industrial Bernardo Mascarenhas e inaugurada em 1889, trata-se da primeira usina hidrelétrica da América do Sul.
- Aeroclube de Juiz de Fora: Inaugurado em 5 de março de 1938, oferece voos panorâmicos sobre a cidade e atividades aerodesportivas.
- Igreja Melquita de São Jorge: Localizada no bairro Santa Helena, a Igreja projetada por Jorge Staico é referência em arquitetura por todo o Brasil, além de ser uma das poucas igrejas orientais no país.
Costumes, artes e eventos
Espaço Cultural Correios. |
Uma das principais manifestações culturais de Juiz de Fora, assim como no Brasil, é o Carnaval. O evento teve seus primórdios na época da emancipação da cidade. Ao final da década de 1930, até a década de 1960,
o auge do Carnaval mudou de foco e a festa nos clubes pairou sobre Juiz
de Fora. Além dos tradicionais Club Juiz de Fora, Sport, Clube Bom
Pastor e Dom Pedro II, os bailes carnavalescos se expandiam para todo o
lado, incluindo o Clube dos Planetas, dos Grafos, do Elite, Tupynambás,
Tupi, Associação do Empregados do Comércio e o Círculo Militar.
Paisagem com casa em vilarejo, por Hipólito Boaventura Caron, integrante do acervo do Museu Mariano Procópio. |
O teatro e o cinema também possuem relevância no município. Como já
dito acima, Juiz de Fora possui sete teatros e três cinemas. Conta
também com trinta bandas e/ou corais; dezoito orquestras; treze
entidades e Centros Culturais; seis grupos de capoeira
e seis grupos de teatro. São algumas das mais importantes entidades com
sede na cidade: Academia de Poetas e Prosadores de Minas Gerais; Centro
Cultural Bernardo Mascarenhas; Sociedade de Belas Artes Antônio
Parreiras; Espaço Cultural Banco do Brasil; Centro Musical Sustenidos
& Bemóis e Corporação Musical Artistas Amadores da Sociedade
Filarmônica de Juiz de Fora. O Museu Mariano Procópio, construído em 1915 por Alfredo Ferreira Lage,
abriga um dos principais acervos do país, com aproximadamente 50 mil
peças, que refletem em quase toda sua totalidade as influências
culturais do século XIX e princípio do século XX.
O município possui também uma razoável tradição em seu artesanato e na culinária. Normalmente pratos regionais - que vão desde tortas e bombons até pequenas refeições caseiras, como arroz e feijão
- e peças artesanais são vendidas em barracas e feiras da cidade ou em
eventos recorrentes ao longo do ano. Na cidade existe a Associação de
Artesão de Juiz de Fora, inaugurada em julho de 1997 com objetivo de dar condições de trabalho aos artesãos da cidade e região. Em maio de 1998
foi criada pela associação a Feira Permanente de Artesanato do bairro
São Mateus. A feira dispõe, atualmente, de cerca de quarenta barracas.
Juiz de Fora não possui um artesanato típico regional mas essa é
considerada a principal característica do trabalho feito na cidade: uma
diversidade de técnicas, de materiais utilizados que permitem ao artesão local expandir e representar sua arte.
Há um Espaço Cultural Correios na cidade, localizado na Rua Marechal Deodoro, no Centro. O edifício sede dos correios foi construído em 1935 e tombado pelo patrimônio histórico municipal. Tornou-se Espaço Cultural em 2007.
Esportes
A secretaria municipal de esporte e lazer realiza em parceria com a
prefeitura diversos projetos estimulando a prática de esportes,
especialmente nas escolas das periferias ou áreas mais pobres. Os principais são: o Projeto Nadar, que oferece às comunidades atividades de natação e hidroginástica; Projeto Caminhada Orientada, que envolvem principalmente adultos e idosos que são orientados na prática de caminhada,
atendendo principalmente a grupos de hipertensos, diabéticos e obesos;
Projeto Esporte Adaptado, que oferece esportes para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental,
sendo oferecidas atividades de natação, hidroginástica, futsal,
basquete, vôlei, goalball, atletismo, dança e ginástica; e o Projeto
Dança e Ginástica, que estimula a prática da ginástica (aeróbica, localizada, postural) e dança como uma atividade física.
Assim como na maioria das cidades do país o esporte mais conhecido e praticado no município é o futebol. O principal clube de futebol no município é o Tupi Football Club, que foi fundado em 26 de maio de 1912. Disputa seus jogos no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, conhecido apenas por Mario Helênio, o principal estádio da cidade. Foi inaugurado em 30 de outubro do ano de 1988 e atualmente conta com capacidade para 40 000 pessoas. O estádio não foi construído na orientação norte-sul , como recomenda a Fifa. Desse modo, nos jogos realizados durante o dia, os jogadores ficam desprotegidos do ofuscamento produzido pelos raios solares.
Feriados
Em Juiz de Fora há, oficialmente, apenas um feriado municipal e onze feriados nacionais, além dos pontos facultativos. O feriado municipal, definido pela lei nº 8 733 de 21 de setembro de 1995, é o do dia de Santo Antônio, padroeiro municipal, que é comemorado dia 13 de junho. De acordo com a lei Nº 9 093 de 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais, já incluída a Sexta-Feira Santa.
MATÉRIA EM CONSTRUÇÃO...
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