SESIMBRA

Sesimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sesimbra
Brasão de SesimbraBandeira de Sesimbra
BrasãoBandeira
Sesimbra vista geral.JPG
Sesimbra vista geral
Localização de Sesimbra
GentílicoSesimbrense
Área195,01 km²
População49 500 hab. (2011)
Densidade populacional253,83 hab./km²
N.º de freguesias3
Presidente da
Câmara Municipal
Augusto Pólvora (PCP)
Fundação do município
(ou foral)
1201
Região (NUTS II)Lisboa
Sub-região (NUTS III)Península de Setúbal
DistritoSetúbal
Antiga provínciaAlentejo
OragoNossa Senhora da Consolação e Santiago
Feriado municipal4 de Maio
Código postal2970
Sítio oficialwww.cm-sesimbra.pt




Sesimbra é uma Vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região da Estremadura e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 23 800 habitantes (2011). É sede do município com o mesmo nome com 195,01 km² de área e 49 500 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias: Castelo, Santiago e Quinta do Conde. O município é limitado a norte pelos municípios de Almada e do Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. A foz do rio Sado, a serra da Arrábida,o cabo Espichel e lagoa de Albufeira fazem parte da paisagem natural de Sesimbra. A terceira freguesia do municipio, designada por Quinta do Conde, tem igualmente o estatuto de Vila (homónima).

Freguesias

As freguesias de Sesimbra são as seguintes:
  • Castelo
  • Quinta do Conde
  • Santiago
História




Existem vestígios da presença humana em Sesimbra desde o período do calcolítico (3000 a.C.). Na Idade do Ferro (VIII-II) foi habitada pelos cempsos que estão na origem do nome da vila.
Em , 15 de Agosto de 1201 foi concedido aos habitantes de Sesimbra a Carta de Foral, documento régio que aplica os direitos e deveres.
Foi no reinado de D. Dinis, sexto rei de Portugal, que se criou a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar.
A aldeia cresceu muito e tornou-se vila à época dos Descobrimentos.
Sesimbra passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações.

Demografia

População do concelho de Sesimbra
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2011
3 920 4 695 9 047 13 276 16 837 23 103 27 246 37 567 49 500

Património

Histórico

  • Conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, Cruzeiro, Casa da Água e Aqueduto no Cabo Espichel. Todo este conjunto na freguesia do Castelo.
  • Castelo de Sesimbra na freguesia do Castelo.
  • Igreja de Nossa Senhora do Castelo na freguesia do Castelo.
  • Forte de Santiago de Sesimbra ou Fortaleza de Santiago na freguesia de Santiago, junta à praia.
  • Capela do Espírito Santo dos Mareantes na freguesia de Santiago.
  • Hospital do Espírito Santo dos Mareantes na freguesia de Santiago.
  • Casa do Bispo na freguesia de Santiago, na rua Antero de Quental.
  • Igreja Matriz de Santiago na freguesia de Santiago.
  • Museu do Mar, criado em 1987, localizado no Largo Luís de Camões, na freguesia de Santiago.
  • Museu Municipal na freguesia de Santiago.
  • A Cruz do Calvário
  • Pelourinho de Sesimbra na freguesia de Santiago.
  • Capela da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra
  • Estação arqueológica da Lapa do Fumo ou Lapa do Fumo, na freguesia do Castelo.
  • Monumento megalítico da Roça do Casal do Meio, na freguesia do Castelo.

Natural

  • Gruta do Zambujal
 Gruta do Zambujal
Porque está a ser destruída?


[revista Forum Ambiente nº 11, Fevereiro 1995 ● Texto: António Martins, Fotografia: Francisco Rasteiro]

Descoberta em 1979, a Gruta do Zambujal foi, na altura, protegida com o estatuto de Sítio Classificado e lentamente votada ao esquecimento. Até que a exploração de uma pedreira começou a pôr em risco um património raro. As inúmeras entidades envolvidas mostram-se preocupadas mas, à falta de medidas, formações calcárias únicas vão desabando e abatendo todos os dias. Agora.
Gruta do Zambujal (Arrábida) © Francisco Rasteiro (1995)

Dezasseis anos após a sua descoberta acidental, a Gruta do Zambujal está em risco de desaparecer. Embora declarada oficialmente Sítio Classificado e detentora de um património geológico de raro interesse científico e estético, a laboração de uma pedreira vizinha ameaça a integridade das formações do seu interior. Neste momento, poucas semanas depois de terem sido tiradas estas fotografias, muitas destas delicadas esculturas naturais já não existem. Será ainda possível salvar a Gruta do Zambujal? Responder a esta pergunta é questionar a indústria de extracção de rocha calcária no complexo da Serra da Arrábida, desde Setúbal ao Cabo Espichel. Nesta zona, os problemas relacionados com a compatibilização desta actividade industrial com a gestão do património natural têm-se vindo a acentuar, particularmente na área do Parque Natural da Arrábida, onde laboram pedreiras cujas concessões de exploração são anteriores à criação da área protegida. Embora não se situando no interior do território do Parque Natural da Arrábida, a Gruta do Zambujal, como Sítio Classificado que é, deu azo, há cerca de dois anos, a uma intervenção do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais, quando foi proibida a utilização de detonadores micro-retardados na pedreira vizinha, concessionada ao industrial sesimbrense José Marques Galo. Em causa estavam os danos que as explosões provocadas por este tipo de detonadores causavam no interior da Gruta do Zambujal. Agora, quando a frente de extracção se aproxima do limite entre a área concessionada e o território do Sítio Classificado, a própria laboração com camiões e retro-escavadopras provoca vibrações incomportáveis para a resistência das formações calcárias da Gruta do Zambujal, desaparecendo, cada dia que passa, um valiosíssimo e desconhecido património.
Largas secções do tecto das salas mais superficiais têm abatido nas últimas semanas, alterando a ainda inexplorada topografia interna da gruta e levando, na sua derrocada, estalactites e estalagmites. As frágeis extremidades destas formações encontram-se, na sua maioria, fracturadas e truncadas e, nos locais de maior devastação, é possível ver estalagmites tombadas com mais de dois metros de altura e com um diâmetro de muitos decímetros - fruto de um lento trabalho, gota-a-gota, de várias dezenas de milénios.
Nem sempre foi assim, porém. Ironicamente, a Gruta do Zambujal foi descoberta durante uma exploração mineira, em 1978. Alertadas as autoridades, a concessão foi extinta e a empresa concessionária, a Tecnobrita, foi compensada com um terreno equivalente na Serra da Achada.
Medida similar poderia agora salvar de novo a Gruta do Zambujal, com uma acção conjunta do Instituto Geológico e Mineiro (organismo estatal dependente do Ministério da Indústria e Energia, que atribui as concessões mineiras) e o Instituto de Conservação da Natureza (dependente do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais que coordena a gestão das Áreas Protegidas). São processos morosos, mas a potência das máquinas e a fragilidade da gruta exigem uma acção imediata!
Da parte da população local, há uma consciência generalizada da existência e do valor da Gruta do Zambujal, fomentada talvez pelo seu (apenas imaginado) potencial para o turismo. Após a descoberta, chegou a planear-se um aproveitamento deste género, mas cedo esse projecto foi abandonado, alegadamente por não existirem condições para o efeito pretendido - o que não deixa de ser estranho, uma vez que se trata da maior gruta a sul do Tejo - e de cujo magnífico interior, estas fotografias, se não se agir a tempo, serão um dos últimos testemunhos.
Gruta do Zambujal (Arrábida) © Francisco Rasteiro (1995)


Gruta do Zambujal (Arrábida) © Francisco Rasteiro (1995)


  • Praia das Bicas (Meco)

  • Praia do Moinho de Baixo (Meco)
  • Praia da Foz (Meco)
  • Lagoa de Albufeira (Praia da)
  • Praia da Califórnia (Sesimbra)
  • Praia do Ouro (Sesimbra)

Festas e romarias

Feriado municipal - quatro de maio

No dia 4 de Maio, feriado municipal, realizam-se as festas em Honra do Nosso Senhor Jesus das Chagas.
No ano de 1534 a esposa de Henrique VIII, Rainha de Inglaterra, deu ordem para serem deitadas ao mar todas as imagens sagradas, devido às lutas religiosas entre católicos e protestantes.
Julga-se que terá sido este o início da lenda e da crença no Senhor Jesus das Chagas. Mas o mar tem das suas e, a imagem de Jesus crucificado, apareceu na praia de Sesimbra.
O povo desde logo apadrinhou O Senhor Jesus das Chagas, como padroeiro dos pescadores e do povo de Sesimbra.
Esta devoção está bem viva há mais de 500 anos, e os sesimbrenses prestam assim homenagem ao seu protector todos os anos a 4 de Maio.

Outros

A 31 de Maio, comemora-se o Dia do Pescador. Este evento festivo prolonga-se por vários dias com diversas iniciativas. Ver ainda o Monumento ao Pescador.  Sesimbra, pode ainda ser chamada de Cesimbra, Cezimbra, Sezimbra, Zimbra e Chesimbra.


Personalidades Ilustres

  • Flávio Paixão, (futebolista) que joga actualmente na Liga Escocesa de Futebol.
  • Helena Laureano, (actriz)
  • Marco Paixão, (futebolista) que tal como o irmão Flávio, joga na Liga Escocesa de Futebol.
  • Pedro Gil-Pedro, (escritor)
  • Sebastião Rodrigues Soromenho, (explorador português do século XVI) que foi designado pelo Rei Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha) para navegar ao longo das costas da Califórnia, nos anos de 1595 e 1596.

Saúde

Centos de saúde - (Estado)
  • SAP Sesimbra
  • Unidade de saúde familiar do Castelo
  • Extensão de saúde da Quinta do Conde
Saúde privada
  • No sector privado, existe uma ampla oferta de empresas, que prestam cuidados de saúde.
Farmácias
  • O concelho de Sesimbra tem 8 (oito) farmácias. Três localizam-se na Quinta do Conde e efectuam serviços permanentes.
As restantes prestam serviços de disponibilidade e encontram-se: Sesimbra (duas), na Cotovia (uma), em Santana (uma) e por último, em Alfarim (uma).
A informação de saúde acima referida, tem por fonte a Janela da Saúde

Imagens

 





0 comentários:

Postar um comentário