A HISTÓRIA DO VITÓRIA FUTEBOL CLUBE



Vitória Futebol Clube
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vitória F.C
Nome: Vitória Futebol Clube
Alcunhas: Sadinos, Vitorianos, Senhor Vitória
Mascote: "Sadinho" Roaz Corvineiro (golfinho do Rio Sado)
Fundação: 20 de Novembro de 1910
Estádio: Estádio do Bonfim, Setúbal
Capacidade Total: 35.000 (Lugares disponiveis 18.694)
Presidente: Fernando Oliveira
Treinador: Manuel Fernandes
Patrocinador: Flexibom, Giovanni Gali, Esso, Tortas de Azeitão, Super Bock, Kia, Cabovisão, Jumbo
Material esportivo: Lacatoni
Competição: Primeira Liga - 2009/10 14.º lugar
2008/09 - 14.º lugar
2007/08 - 6.º lugar

Vitória Futebol Clube, também conhecido como Vitória de Setúbal, é um clube desportivo. A modalidade principal é o futebol, sendo que os principais feitos são 3 Taças de Portugal e 1 Taça da Liga conquistadas. Tem como lema: "O Vitória é enorme". Além do futebol, este clube distingue-se também em outras modalidades como Andebol, Judo, Ginástica, Kickboxing, Karaté, Ténis de Mesa, Atletismo, Dança, Rugby, Futsal e Futebol de Praia tendo sido Campeão Nacional de Futebol de Praia em 2007/2008 E 2009/2010. Tem 1.600 atletas em todas as modalidades.

Utiliza como cores principais o verde e branco e a sua mascote é um Roaz corvineiro (espécie de Golfinho que habita o Rio Sado). O símbolo inclui um castelo com três torres(representando os três castelos da região: Castelo de S. Filipe, Castelo de Palmela e Forte de Sesimbra), uma roda de bicicleta (uma das modalidades principais na génese do clube), um pergaminho com o local e data de fundação, um ramo de Oliveira representando a vitória e os valores de honra a ela associados de acordo com a mesma simbologia na Grécia Antiga, uma bola de futebol e um escudo verde e branco.

O nome de VIII Exército, claque do clube, vem do exército Inglês que no Norte de África derrotou o até então imbatível exército de Erwin Rommel durante a Segunda Guerra Mundial. VIII Exército era então uma claque espontânea, formada por todos os vitorianos que acompanhavam o seu clube. VIII Exército dá agora nome à claque organizada do Vitória FC, oficialmente reconhecida pelo clube acompanhar a equipa para todo o lado. Além disso, é um grupo de apoio reconhecido por encarar o desporto de uma forma sadia, prova nos inúmeros convívios que realiza com claques de outros clubes.

O Vitória Futebol Clube tem 20 892 sócios e cerca de 200 000 adeptos.

O ano de 2005 ficará na memória de todos os vitorianos pela reconquista da Taça de Portugal, 32 anos depois, ganhando ao Benfica por 2-1 golos de Manuel José e Meyong pelo Vitória, bem como pela conquista da Supertaça Ibérica frente ao Bétis de Sevilha em Ayamonte, com golos de Nandinho e Ricardo Chaves pelo Vitória. No ano de 2008 fez história ao conquistar a 1ª edição da Taça da Liga, batendo o Sporting Clube de Portugal por 3-2 após as grandes penalidades (0-0 no tempo regulamentar) defendendo o guarda-redes Eduardo 3 dessas penalidades.

o Vitória foi considerado pelo ranking iffhs como sendo o 4º maior clube Português do século XX, e o 110º Maior da Europa


0 comentários:

Postar um comentário