ARROZ DE SARRABULHO

Arroz de Sarrabulho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arroz de sarrabulho acompanhado por rojões à moda do Minho

O Arroz de sarrabulho é um prato de cozinha tipicamente português, da região do Minho. É confeccionado com diversos tipos de carne (porco, vaca e galinha), sangue de porco e diversas especiarias. É servido com algumas carnes desfiadas, ainda "malandrinho", ou seja, com o molho da cozedura ainda muito líquido. É frequentemente acompanhado por Rojões à moda do Minho.

Em 2006, foi criada a confraria do arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, como forma de divulgar e realçar o valor gastronómico e histórico deste prato.

RECEITA

VIANA DO CASTELO

Ingredientes:
Para 15 pessoas

* 1250 kg de arroz ;
* 350 g de carne de vaca ;
* meia galinha ;
* 500 g de costela de porco (entrecosto) ;
* 2 ossos frescos da suã (espinhaço) ;
* 500 g de carnes ensanguentadas pertencentes à colada do porco ;
* 1 lombelo (lombo escuro) ;
* 1 chouriço de carne ;
* 2,5 dl de sangue de porco ;
* 1 ramo de salsa ;
* 1 casco de cebola ;
* um quarto de folha de louro ;
* 2 cebolas ;
* 3 dl de azeite ;
* sal ;
* pimenta

Confecção:

Cozem-se as carnes em água abundante com a salsa, o casco de cebola, o louro e o sal.
À parte, prepara-se um refogado pouco puxado com a cebola picada, o azeite, salsa e louro. Rega-se com um pouco da água em que as carnes cozeram e deixa-se ferver.
Quando a calda estiver bem apurada e temperada, introduz-se o arroz. A calda deve ter cerca de três vezes o volume do arroz. Reserva-se a restante para acrescentar se for necessário.
A meio da cozedura do arroz, junta-se o sangue e as carnes, que entretanto se desfiaram (com excepção das da colada). Mexe-se muito bem e deixa-se acabar de cozer.
Serve-se o arroz assim que estiver pronto, enfeitado com as carnes da colada cortadas em bocados e algumas carnes desfiadas que se reservaram para o efeito.

Fonte: Editorial Verbo

0 comentários:

Postar um comentário