...E ASSIM NASCEU PENICHE

Peniche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 




Coordenadas: 39° 21' N 09° 22' O
Peniche
Brasão de Peniche Bandeira de Peniche
Brasão Bandeira
Vista de Peniche.JPG
Vista de Peniche
Localização de Peniche
Gentílico Penicheiro, Penichense
Área 77,55 km²
População 27 753 hab. (2011)
Densidade populacional 357,87 hab./km²
N.º de freguesias 6
Presidente da
Câmara Municipal
António José Correia
Fundação do município
(ou foral)
1609
Região (NUTS II) Centro
Sub-região (NUTS III) Oeste
Distrito Leiria
Antiga província Estremadura
Orago São Pedro Gonçalves Telmo
Feriado municipal Segunda-feira após o primeiro Domingo de Agosto
Código postal 2520 Peniche
Endereço dos
Paços do Concelho
Largo do Município
2524-909 Peniche
Sítio oficial www.cm-peniche.pt
Endereço de
correio electrónico
cmpeniche@cm-peniche.pt
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg



Peniche é uma cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 14 700 habitantes (Censo de 2011).
É sede de município com o mesmo nome que tem 77,55 km² de área e 27 753 habitantes (2011), subdividido em 6 freguesias: Ajuda, Conceição e São Pedro (freguesias em que se divide a cidade) e Ferrel, Atouguia da Baleia e Serra d'El Rei, na zona mais rural.
O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã e limitado a Oeste e a Norte pelo Oceano Atlântico.
A povoação foi elevada a vila em 1609 e a cidade a 1 de Fevereiro de 1988.



Caracterização

Doca de Peniche
A cidade de Peniche está implantada numa península com cerca de dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo. O extremo ocidental da península é o Cabo Carvoeiro. A costa, que tem aspectos surpreendentes e deslumbrantes, é formada por imponentes rochedos, extensas e belas praias de banhos. A oeste da península de Peniche, no meio do Atlântico, ergue-se o arquipélago da Berlenga.



História

Muralha de Peniche
O concelho de Peniche possui uma longa e rica História. Foi sucessivamente ocupado por populações que, ontem como hoje, fizeram da pesca e da agricultura as suas principais actividades económicas.
A sua especificidade geo-morfológica, insular/peninsular, parece ter moldado e condicionado, de um ponto de vista sócio-económico e cultural, as populações que ao longo dos tempos ocuparam este território, permitindo simultaneamente que o concelho de Peniche fosse palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional.



Arqueologia

Cruz dos Remédios, ao fundo as Berlengas
O concelho de Peniche e faixa marítima adjacente têm sido palco, particularmente na última década, de inúmeros projectos de investigação no campo da arqueologia, com trabalhos em que se tem lentamente reconstituído a longa História desta terra e das suas gentes.
A arqueologia dá-nos hoje a conhecer o retrato de um território que à época romana assumia uma posição de charneira no contexto de uma navegação comercial inter-regional e acolhia, nos seus fundeadouros e estruturas portuárias, embarcações, algumas de grande tonelagem (como parece estar comprovado pela descoberta na Berlenga de dois cepos de âncora em chumbo com cerca de 2,55 e 2,63 m. de 423 e 422 kg. respectivamente), transportando ânforas com vinho andaluz ou conservas de peixe lusitanas.
A integração deste território nesta rede comercial de longo alcance terá favorecido seguramente a implantação de uma unidade fabril produtora de preparados piscícolas, apoiada por um precoce complexo oleiro, situado no Morraçal da Ajuda, onde se fabricavam ânforas destinadas ao transporte da sua produção conserveira, realidade que perpetua a memória de uma actividade piscatória e industrial que ainda hoje, cerca de dois milénios depois, continua a pautar a vivência económica e social da gentes de Peniche.
Geografia

Supertubos
Peniche tem praias que chegam a atingir vários quilómetros. O seu ponto mais ocidental é o Cabo Carvoeiro. A oeste do Cabo Carvoeiro, a cerca de 11 milhas, situa-se o arquipélago das Berlengas. Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes.


Demografia

População do concelho de Peniche (1801 – 2011)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2011
2 460 5 953 8 199 16 019 22 200 25 627 25 880 27 315 27 753

Freguesias

As Freguesias de Peniche são:
  • Ajuda
  • Atouguia da Baleia
  • Ferrel
  • São Pedro
  • Serra d'El-Rei
  • Conceição
Economia

Durante muitos anos, a principal actividade económica deste concelho foi a pesca. O Porto de Peniche, que se encontra situado na costa sul da península, é um dos principais portos de pesca portugueses.
Encontra-se actualmente em estudo a hipótese de existirem fontes de energia não renovável nas águas de Peniche, sendo provável a exploração de petróleo dentro de poucos anos ao largo da costa.
Em 2009, segundo dados do INE, o poder de compra, per capita, no concelho de Peniche esteve 13,92% abaixo da média nacional e representou 0,232% do poder de compra português. Só não é mais baixo, segundo o mesmo estudo, devido a fluxos populacionais induzidos pela atividade turística associados à dinâmica comercial (Fator Dinamismo Relativo é positivo: 0,215).
Para isto contribui a realização anual, desde 2009, de uma das 10 etapas do Circuito Mundial de Surf. Segundo um estudo realizado pelo Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) do Instituto Politécnico de Leiria, a edição de 2012 do Rip Curl Pro Portugal gerou um lucro de 7,9 milhões de euros, um impacto fiscal de 926 529 euros e um retorno mediático de 18 milhões de euros (quase mais 10 milhões do que em 2009). O facto de ser uma das duas provas realizadas em solo europeu, juntamente com o Quicksilver Pro France, faz com que cerca de 1/3 dos 130 mil espectadores sejam estrangeiros, provenientes maioritariamente de Espanha, Reino Unido, Alemanha e França. De 2009 a 2012, o evento já teve um impacto económico acumulado de 26 milhões de euros.
Património
  • Forte de Peniche
  • Igreja de São Pedro
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Peniche
  • Igreja da Misericórdia de Peniche
  • Capela de Nossa Senhora dos Remédios
  • Gruta da Furninha
  • Igreja de São Leonardo, em Atouguia da Baleia
  • Fonte gótica de Atouguia da Baleia
  • Pelourinho de Atouguia da Baleia
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Atouguia da Baleia
  • Praça-forte de Peniche - No lado sul, junto ao mar, fica a fortaleza do século XVI, usada como prisão durante o regime de Salazar. Ficou famosa pela fuga do líder comunista Álvaro Cunhal.
  • Muralha de Peniche - A cidade de Peniche está em parte rodeada de muralhas do século XVI.
  • Farol do Cabo Carvoeiro
  • Cabo Carvoeiro
  • Grutas dos Bôlhos
Etnografia

Neste território estremenho, a Natureza parece ter moldado uma vivência marcada pela dicotomia entre a actividade marítima e piscatória na península de Peniche, associada à exploração, transformação e comercialização dos recursos marinhos, e um mundo eminentemente agrícola, no interior do concelho, onde predomina o amanho da terra, que outras vivências criou. Assim, na etnografia local pontificam por um lado tradições, usos e costumes associados à faina da pesca e indústrias adjacentes e, por outro, ao cultivo dos campos e à produção de rendas de bilros. A memória de naufrágios, a arreigada religiosidade das gentes do mar e a típica gastronomia constituem importantes traços de um povo que projecta em gerações vindouras a herança de um longo passado colectivo. Percorrer o concelho de Peniche é pois embarcar numa peculiar viagem pela História.

Gastronomia

Amigo de Peniche, um bolo típico da cidade
  • Caldeirada de Peniche
  • Amigos de Peniche
  • Sequinho de peixe
  • Lagosta suada à moda de Peniche
  • Sardinha assada
  • Pastéis de Peniche
  • (( S`s de Peniche ))

 

 

Desporto

Peniche é conhecida internacionalmente pelas condições excepcionais que possui para a prática de desportos náuticos tais como Surf, Bodyboard ou o mergulho.
A praia dos Supertubos (médão grande), palco de inúmeros eventos internacionais relacionados com estas modalidades, é um ex-libris para surfistas de todo o mundo. As suas condições naturais criam ondas perfeitas para essas práticas, independentemente da direcção das ondas e ventos. Outras praias do concelho são, também elas, excelentes para os amantes destas modalidades. Também ela (Praia de Supertubos) palco de uma das etapas do maior evento de surf, em que constam os melhores surfistas do mundo.
Peniche tem ainda uma equipa de futebol, o Grupo Desportivo Peniche e um estádio (Estádio do Grupo Desportivo de Peniche).

Temas relacionados

Praça-forte de Peniche

Praça-forte de Peniche
Forte Peniche 04.JPG
Praça-forte de Peniche, Portugal.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png
Construção João III de Portugal (1557)
Estilo Abaluartado
Conservação Bom
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

Jardim junto à Praça-forte
A Praça-forte de Peniche localiza-se na cidade de mesmo nome, no distrito de Leiria, em Portugal.
Acredita-se que origem do topónimo Peniche possa derivar de Phenix, nome de uma antiga cidade na ilha de Creta, cuja configuração geográfica era semelhante à da primitiva ilha de Peniche. Vizinha ao cabo Carvoeiro, atualmente encontra-se a treze metros acima do nível do mar, ocupando uma península de 2.750 metros de comprimento, no sentido Oeste-Leste.



Bibliografia

  • Peniche na História e na Lenda – Mariano Calado, ed. autor, 1962
  • Referências em DocWeb

0 comentários:

Postar um comentário