Pudim, uma sobremesa de origem portuguesa
São infinitas as receitas de pudim: de leite, claras, pão, tapioca, queijo, coco, mandioca, milho, chocolate… E a maioria dessas variações não passa de pudim acompanhado de uma “sobra”, como aquele pão amanhecido, ou as claras que sobraram da receita de quindim.O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.
Entretanto, o abade jamais revelava suas receitas. Os ingredientes de seu pudim são conhecidos graças a uma competição pública. Para provar que ninguém conseguia reproduzir suas criações com tamanha perfeição, o abade desafiou um confeiteiro profissional para um duelo de pudins. A vitória, obviamente, coube ao pároco. Porém, seu caderno de receitas sumiu sem deixar rastros após a sua morte.
O pudim é uma das sobremesas mais básicas da gastronomia no mundo todo, e que serve para todas as horas. Cremosos, refrescantes e super fáceis de preparar.
Fonte: mrbey
Pudim de leite condensado
- Tempo de preparo 50min
- Rendimento 10 porções
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 medida da lata de leite condensado, de leite
- 3 colheres de açúcar
Modo de Preparo
- Ligue o forno para aquecer por 10 minutos em fogo baixo
- Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e o leite por 3 minutos
- Faça uma calda com o açúcar, deixe esfriar um pouco
- Coloque a calda numa forma com furo no meio, coloque o pudim sobre a calda
- Leve ao forno, não precisa ser em banho-maria, espere ficar moreninho em cima, em torno de 40 minutos
- Aguarde esfriar e leve à geladeira
- É bom fazer de um dia para o outro
0 comentários:
Postar um comentário