Joia portuguesa volta à moda e é usada por estrelas de Hollywood


Joia chamada filigrana é feita de forma artesanal em Portugal.

André Luiz Azevedo 




O ouro levado do Brasil Colônia ajudou a produzir muitas joias portuguesas na antiga metrópole. Agora, uma dessas joias, chamada de filigrana, voltou à moda usada por estrelas de Hollywood. Por isso, os correspondentes André Luiz Azevedo e Eduardo Torres foram até o norte de Portugal conhecer pequenas oficinas artesanais que trabalham da mesma forma há séculos.
"Parece cena do século XVIIII. Senhorinhas portuguesas passeando na beira do Rio Douro. Vestidas a caráter, sombrinha e tudo, mas é claro que o que chama a atenção aqui são as joias. Ouro, muito ouro. Correntes, colares, broches, penduricalhos mil. Tudo reluzindo como só o ouro é capaz. Essa apresentação, feita especialmente para o Jornal Hoje, acontece na cidade de Gondomar, no extremo norte de Portugal. A capital da filigrana portuguesa.
Porque é aqui que estão concentradas as pequenas oficinas artesanais que ainda produzem da mesma forma há séculos. Dona Olga Bandeira é uma dessas artesãs.
- Há quanto tempo que a senhora trabalha com a filigrana?
- Há 43 anos.
- E aprendeu com quem?
- Com a minha mãe.
- E sua mãe aprendeu com quem?
- Com uma vizinha, um vizinho.
- É sempre uma coisa familiar?
- Exato, exato.

São ferramentas simples, pinça e tesourinha para enrolar fio a fio. Os fios formam caracóis que se transformam numa renda, que preenche todos os espaços e criam obras de arte. O museu da cidade tem peças valiosas. Caixas, bolsas, caravelas e, claro, brincos e corações… Aqui tudo é em ouro de verdade.

A filigrana é usada também em outros países, no Oriente principalmente, de onde veio a influência quando Portugal foi ocupado pelos árabes há mais de mil anos. São influências islâmicas que foram deixadas na Península Ibérica a partir do ano de 711.

As contas de ouro são típicas da região. O cordão era uma forma de poupança e as mulheres exibiam as joias para demonstrar a riqueza das famílias.
Só que agora o fio usado não é mais de ouro. É de prata folheada a ouro. Mais barata, mas com a mesma beleza. Porque o coração de ouro de verdade pode custar 20 vezes mais do que de prata folheada.  Mas nós ainda não falamos em detalhes sobre a joia mais famosa: o coração de filigrana. Ele tem inspiração religiosa. Uma homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.
A joia voltou a ficar na moda. A revista com a foto da atriz americana Sharon Stone usando o coração de filigrana está em destaque na oficina do casal Antonio e Rosa Cardoso. Eles fizeram a joia que a atriz ganhou de presente. É porque o trabalho é todo artesanal.  O fio é enrolado um a um, soldado até ganhar forma. Atualmente restam poucas oficinas que ainda trabalham assim.
Um coração virado para o lado esquerdo, o lado do coração. Só mesmo dando os parabéns para tanta beleza."

0 comentários:

Postar um comentário