VOCÊ SABIA?




VOCÊ SABIA?

... Que o primeiro voo da travessia do Atlântico sul, foi realizado por dois aviadores portugueses, chamados, Gago Coutinho e Sacadura Cabral?

... Que esse voo foi realizado entre 30 de março e 17 de junho de 1922?

 
... Que durante esse voo, eles sobrevoaram o navio, que trazia de volta da França para o Brasil, seu grande amigo Alberto Santos Dumont?

....Que a mãe de Alberto Santos Dumond, o pai da aviação, era portuguesa e faleceu na cidade do Porto aos 67 anos de idade?

.. Que o primeiro fazendeiro brasileiro foi Garcia D'avila e que chegou ao Brasil em 29 de março de 1549 na esquadra de Tomé de Sousa com o primeiro gado comprado na Ilha de Cabo Verde, que seria distribuído pelas margens do rio São Francisco, por isso batizado como "Rio dos Currais"?

 ...Que Garcia de Sousa d'Ávila (São Pedro de Rates, 1528 – Salvador, 20 de maio de 1609) era filho de Tomé de Sousa e fundador do maior latifúndio das Américas, a Casa da Torre.
... Que nos primeiros 49 anos a colonização do Brasil teve muita influência dos judeus cristãos novos? 

... Que D.Diniz foi o sexto rei de Portugal?

... Que ele era filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela? E que a doença de seu pai preparou-o bem cedo para governar?

... Que foi aclamado rei em Lisboa em 1279, para iniciar um longo reinado de 46 anos? Sendo um rei inteligente e progressivo, que fundou o famoso pinheiral de Leiria, que forneceu a madeira para construção das caravelas, que a partir de 1400 iriam iniciar as grandes navegações? Que lutou contra os privilégios que limitavam a sua autoridade?
... Que nasceu em 9 de Outubro de 1261, e morreu em Santarém a 7 de Janeiro de 1325?

... Que se casou em 1288 com D. Isabel (nascida em Saragoça, 1270), filha de Pedro III e de D. Constança, reis de Aragão?
...Que Brasil e Portugal irão construir um avião de carga, o KC-390, pra substituir o cagueiro C-130, o famoso Hércules, ainda usado pelos dois países?

...Que o protestantismo conta hoje com aproximadamente 30.000 denominações em todo o mundo?... Leia mais em "O homem e as religiões" .

...Que o Brasil é o país mais rico do mundo em água?

...Que a Irmandade das Santa Casa de Misericórdia foi fundada em Portugal em 1498 pela Igreja Católica Portuguesa?
...Que esta mesma Santa Casa chegou ao Brasil em 1543, à Vila de Santos na Capitania de São Vicente?

...E que em 1560 facilitaria a criação da Confraria da Misericórdia de São Paulo dos Campos de Piratininga?

...Que o nome da moeda americana dólar,(us$) provém da palavra alemã thaler?

...Que a moeda equatoriana até ao ano 2000 foi o dólar e que a partir daí passou a ser o sucre?

...Que ao descer uma ladeira nunca se deve pisar continuadamente no freio,(travão) pois pode haver um super-aquecimento no sistema e acontecer um acidente? Deve-se usar mais o freio motor e pisar no pedal de freio alternadamente!

...Que os luso - brasileiros para defenderem o Brasil da pirataria e do Calvinismo holandês e francês, só nos primeiros duzentos anos, construíram mais de 350 fortes na sua costa e interior?

...Que o longa metragem Tabu do cineasta português Miguel Gomes, foi o grande vencedor do festival de Berlim de 2012, terminado em 18/02?

...Que segundo a revista New Yorker, há três filmes portugueses na lista dos melhores do ano(2012)? São eles - Estranho caso de Angélica do cineasta Manoel de Oliveira, que surge em 8º lugar.
Meu querido mês de agosto, de Miguel Gomes, que surge em 10º lugar.
Ne Change Rien, de Pedro Costa, que surge em 11º lugar.

...Que a partir de 1763 a capital do Brasil passou a ser o Rio de Janeiro?
...Que Salvador ocupou essa missão desde 1549 até essa data, 1763?

 ...Que o Brasil pelo último Censo do IBGE, já ultrapassou 194.000.000 de habitantes?

...Que nos seus 8.514.215,3 km quadrados, existem 5565 municípios?

...Que, entre os 27 estados do Brasil, Minas Gerais possui o maior número deles, 853, ou seja 15.5% desse total?!

...Que alguns sobrenomes como Ferreira, Pereira, Oliveira, Souza, etc., etc., podem não ser sobrenomes de origem lusófila, mas também de origem judaica (cristãos novos)? Devido à perseguição religiosa da Inquisição no Brasil e em Portugal?

...Que a cidade mais fria do mundo se chama Yakutsk na Sibéria e sua temperatura média anual é de -25°C ?

 ...Que desembargador é o nome que se dá a alguns juízes do Brasil e de Portugal com competência para entre outros casos, rever as decisões proferidas pelos juízes de primeira instância? Estes tribunais designam-se respectivamente tribunais de justiça e tribunais de relação.



...Que em 1609 foi criado o tribunal de relação da Bahia, à semelhança do já existente em Goa criado em 1554?

...Que Paco Bandeira foi soldado em Angola e se rebelou contra a guerra colonial, passando a partir daí a compor canções contra a mesma e a favor da independência dos teritórios ultramarinos?






VOCÊ SABIA?

Que o Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social? E que a origem do termo "surrealismo" ocorreu em 1917, através de G. Apollinaire, sendo uma palavra com o significado de "o que está acima do realismo"? E que apesar disso, enquanto movimento artístico e literário, só surgiu em França na década de 1920?

Matéria em construção...




0 comentários:

Postar um comentário