SOBRENOME SALGADO

Salgado

Engraçado, malicioso.

Significado, origem e curiosidades do nome

A origem do nome Salgado é Português. Engraçado, malicioso.

O que significa o nome Salgado na bíblia?

O nome Salgado é citado 9 vezes na Bíblia, em Josué, Deuteronômio, Salmos, Números no velho testamento.

Passagem mais relevante

"segue dali para o norte, ladeando Bete-Hogla; e os seus extremos chegam à baía setentrional do Mar Salgado, na extremidade meridional do Jordão. Esse é o termo do sul." (Josué - Capítulo 18, versículo 19)

Qual é a personalidade do nome Salgado?

Alegria e simpatia fazem com que as conquistas ocorram naturalmente. É conservadora ao extrema, idealista e romântica.

Como é a ambição?

Salgado, na maioria das vezes, tem apego as coisas materiais, o que não impede de zelar pelo amor e afeição. É organizado e controlador.

Como é a expressão?

Quem se chama Salgado, quase sempre usa a inteligência, raciocínIo e diálogo sempre que desafios aparecem para alcançar os seus objetivos.

Quais as vantagens do nome?

O aspecto positivo de quem é conhecido pelo nome Salgado é ser livre, curioso, flexível, versátil e inteligente

Quais as desvantagens do nome?

Salgado, em alguns momentos, aparenta ser ansioso, indisciplinado, instável e impulsivo

Origem do nome

A origem do nome Salgado é Português.

Família Salgado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

 

Família Salgado

Estou interessado em trocar informações sobre a família Salgado para fins de elaborar a árvore genealógica.

RE: Família Salgado

Descendo da Familia Salgado de Andrade,com origem em Carviçais,concelho de Moncorvo.
caso esteja interessado em mais informaçoes,aguardo o seu contacto.
Obrigada
Maria

RE: Família Salgado

Boa noite, Maria.

Antes de tudo, obrigado pelo contato.
Estou montando a Árvore Genealógica de minha família e tenho informações que meus antepassados foram de Espanha para Portugal, Açores e finalmente para Brasil.
Infelizmente, no Brasil, não existem muitas pessoas interessadas em Genealogia. As informações disponíveis são poucas porisso só conto com ajuda de alguns parentes e livros.
Em minha pesquisa, o primeiro registro do sobrenome é Manoel da Silva Salgado, nascido na cidade do Porto e casado com Maria Bicudo de Siqueira. Creio que se casaram no final do século XVI aqui no Brasil.
Agradeço, desde já, caso possua alguma informação que possa acrescentar e, caso possa ajudá-la por aqui, estou ao seu dispor.

Grato

Cícero

RE: Família Salgado

Olá, Cícero.
Td bem?
Eu pertenço à Família Salgado, daqui do Brasil e um parente nosso, há alguns anos, pesquisou e lançou um livro, sobre a Família Fontes de Faria Salgado, na qual pertenço. Não me recordo o nome do livro, mas vou dar uma olhada em casa e depois envio uma mensagem aqui no fórum, ok?
Segundo o livro, a Família Fontes de Faria Salgado é descendente do Barão de Abadia.
Espero que possa ajudá-lo em suas pesquisas.
Um abraço.
Jussara Salgado


RE: Família Salgado

Prezada Jussara,
Em boa hora encontrei sua mensagem. Como você, sou brasileira de Belém/Pa. Participo de alguns foros de genealogia, no Brasil mas ainda não encontrei dos meus "Salgados". Explico: descendo duplamente de Salgado, um ramo oriundo do nordeste, mas especificamente, de Pernambuco e outro do Norte do Brasil. A origem do ramo nordestino parece ser Amorim Salgado e a do ramo nortista, de Caetano Salgado. Do primeiro, preciso ainda esclarecer a forma como me encaixo dentro das muitas informações que existem na literatura à disposição, mas a origem da segunda nada tenho a não ser que meu bisavô paterno direito era JOÃO CAETANO SALGADO, de Parintins, estado do Amazonas, onde casou com Antonia Belém e tiveram mais de 20 filhos. Não sei precisar quantos. Será que de alguma forma poderiamos ter algum parentesco, ou ter você conhecimento desses nomes?
Um abraço,
Celina Cunha - Belém - Pará - Brasil


RE: Família Salgado em Portugal - Lisboa

Eu provenho, do lado materno, duma família Salgado que se fixou em Lisboa nos meados do século XIX, ou antes. Segundo o que me foi dito a minha família tinha o apelido de Salgado e também o de figueira, sendo que este era o último nome, apesar de ter desaparecido depois e o de Salgado ter se mantido na família.

Estes Salgados vieram, provavelmente, de Viana do Alentejo ou de Ferreira do Alentejo.

RE: Família Salgado em Portugal - Lisboa

Caro Confrade

Tenho um tetravô paterno Manoel Maria Salgado de Ferreira do Alentejo casado com Mariana do Rozário de São João de Negrilhos, foi ao que sei, proprietário da Herdade da Daroeira em Alvalade do Sado, entre outras, esta herdada pela minha trisavó Maria Manoel Espada.

Se tiver alguma coisa sobre este Salgado ou antepassados agradeço.

Luís Contreiras

RE: Família Salgado

Boa Tarde

Há " Salgados" tambem na freguesia de São Paio da Carvalheira, Terras de Bouro Braga.

Tenho cartas de um padre do sec. XVII e XVIII que era capelão num navio que foi para Pernambuco. O seu nome era António Dias Salgado, de Braga,S. Paio da Carvalheira. Também des familia é o Padre Martins Capela, grande conhecedor da Geira Romana.

A minha mulher descende desses Salgados. Só conheço até à quarta geração atrás.

O seu bisavô chamava-se António Manuel Dias Salgado Carneiro e foi Juiz em Moura e no Porto.

Cumprimentos

Ricardo Beça Teixeira

RE: Família Salgado

Oi também sou um Salgado , mas não sei nada da minha decendência ou origem do meu sobrenome. Herdei do meu pai que se chamava Cícero Salgado de Melo, meu pai herdou do pai dele. Eu me chamo Fábio Salgado de Melo qualquer dica, ajuda, enfim. Será bem interessante para mim. Obrigado.


RE: Família Salgado

Tenho informações concretas da proveniencia do apelido Salgado

Provem de França, com base do meu Apelido, através do Sr. Arnauld du Falgar ou Felgar, juntamente com outras linhagens e dinastias

jpfelgar@gmail.com

João Felgar

RE: Família Salgado


Tenho informações concretas da proveniencia do apelido Salgado

Provem de França, com base do meu Apelido, através do Sr. Arnauld du Falgar ou Felgar, juntamente com outras linhagens e dinastias

jpfelgar@gmail.com

João Felgar

RE: Família Salgado

#282178 | joaopedro1969 | 19 Jul 2011 09:30 | Em resposta a: #102011

Tenho informações concretas da proveniencia do apelido Salgado

Provem de França, com base do meu Apelido, através do Sr. Arnauld du Falgar ou Felgar, juntamente com outras linhagens e dinastias

jpfelgar@gmail.com

João Felgar

Família Salgado

Olá sou da família Salgado de Oliveira gostaria de descobrir também meus descendentes diretos e indiretos quem quiser me procurar anote meu contato: infobr2013@gmail.com
Estou esperando ansiosamente por alguém me contatar. Agradecido.

Família Salgado

Caros 'Salgados'

No Norte de Portugal, há muitos 'Salgados', a origem é difícil de definir, poderei dar alguns exemplos da freguesia da Se de Braga

- Manoel Fernandes, sigano (casou em 6.3.1623, com Joana Salgado, sigana, T. Jeronimo Pinto, familiar do sacristão da Se, Antonio de Azevedo, meu familiar, Pedro Francisco, rua do campo, Padre Manoel Vaz, abade)
- Pedro Fernandes, sigano (casou em 6.3.1623, com Ana Salgado, sigana, T. Jeronimo Pinto, familiar do sacristão da Se, Antonio de Azevedo, meu familiar, Pedro Francisco, rua do campo, Padre Manoel Vaz, abade)
- Francisco Alvares Salgado, filho de Francisco Fernandes e Paula Alvares, moradores Prado (casou em Merelim, S. Pedro, a 30.5.1636, com Madalena Caldeira, filha de João Afonso Caldeira e Ana Gonçalves Caldeira, rua dos biscainhos, Sé, Braga, ‘com autorização de ambos os párocos, nesta igreja, T. Diogo Dias, Francisco Carvalho, João de Prado, Padre João Barbosa, todos de Prado, abade S. Miguel de Entre Ambos os Rios e Domingos Dias, moradores nos biscainhos, João Machado, estudante, Prado, Sebastião Lopes e seu irmão morador em S. Lazaro, Geraldo Gonçalves, desta, Padre António Lopes, cura, celebrou o Padre António Alvares, abade de S. Maria de Azias, termo da Barca)
- João Marques Salgado (casou na ermida de S. Miguel o Anjo, anexa desta, em 2.11.1646, com Maria Gonçalves, T. Domingos Correia, estalajadeiro e Antonio da Silva, ambos da rua dos biscainhos, celebrou o Padre Domingos Ferreira, meu freguez, o Padre Jacome Ferreira, vigario)
- Domingos Ferreira, cabeiro, S. João de Souto (casou na ermida de S. Miguel o Anjo, em 27.9.1649, com Maria da Silva Salgado, Santiago da Se ‘com licença e despacho do juiz de casamentos’, T. Padre Domingos Ferreira, porta nova, Bernardo Gonçalves, sapateiro, Simão Correia, alfaiate, João Feio, Padre Jacome Ferreira, vigario)

- Baltazar Salgado, estudante, filho do Gago de Prado, morador na rua das conegas – f. 22.3.1646 – em casa do Padre Simão Dias ‘matou-o um estudante de Basto no postigo de S. Sebastião’ -
- Ana Gonçalves a caldeira, viuva – f. 26.5.1651 – em casa genro licenciado Francisco Alvares Salgado, rua de maximinos, nos claustros da Se
- Dr. Francisco Pereira Salgado, mestre escola desta Santa Se – f. 26.7.1653 – falecido na rua do anjo, nas casas que foram do licenciado João Dias Leite

Melhores cumprimentos

Nota: Encontramos muitas famílias de apelido Salgado em várias freguesias do distrito de Braga, como é natural em diferentes épocas.


Família Salgado

Olá a todos! Tenho dois ramos Salgado em Barcelos. Um deles, Faria Salgado, encaixa num ramo descrito nos Farias do Gayo. Se tiverem Salgados de Barcelos que nasceram antes de 1800, digam coisas por aqui. O meu último registo é da Bernarda Maria Faria Salgado, nascida em 10 de set de 1810 em BArcelos, filha de António José Faria Salgado e neta de Manuel José de Faria Salgado.

Cumprimentos,

JC

Família Salgado

Faço parte de uma família com o sobrenome Salgado! 2017!

Família Salgado

Olá todos! Aqui vai a informação que disponho sobre os meus Salgados. Este ramo está ligado a uma tetravó minha Bernarda Maria de Faria Salgado (dn 10/9/1811, Barcelinhos, Barcelos, Braga) filha de António José de Faria Salgado (Barcelos), por sua vez filho de Manuel José de Faria Salgado e de Paula da Silva (dn 20/2/1754). Todos de Barcelos.
Não sei se este ramo estará ligado a outros Salgados de Braga. Se conseguíssemos ligar estes ramos seria bem interessante.

Cumprimentos,

José Rocha

Família Salgado

Meu Nome é Paulo Salgado de Oliveira Salgado por parte de mãe, meu avô se chamava José Penha Salgado. Segundo o que minha mãe conta somos atrelados ao Militar Julho Marcondes Salgado o qual em São Paulo tem um viaduto com o nome dele em homenagem a segunda guerra mundial. De repente temos algo que ligue nossas famílias mas eu nem sei como procurar :) se eu puder ajudar em algo mais estarei aqui.

Família Salgado

Olá, seria excelente se conseguisses mais dados de gerações anteriores. Poderás começar coleccionando registos de nascimento dos teus pais, avós... Depois de teres dados de várias gerações (>5) poderás pedir testes genéticos para tentar encontrar ramos comuns.
Eu conhecei há pouco mais de dois anos e já tenho muitas centenas de antepassados. Ajuda muito a partilha de dados com primos já conhecidos.
Bom trabalho...

Família Salgado

Olá Paulo.

O General Júlio Marcondes Salgado foi meu conterrâneo e lutou na Revolução Paulista de 1932.
Tenho interesse em trocar informações sobre a família Salgado.
Para ver se existe alguma ligação entre nossos antepassados, é necessário pesquisar.
Tive a sorte de herdar muitas informações que meu pai possuía em anotações e livros. Penso que, se ele ainda fosse vivo, ficaria maravilhado com tantos recursos que temos na internet..
Com certeza, em Portugal, você terá muito mais fontes que no Brasil. Infelizmente no Brasil o interesse por genealogia é muito pequeno.
Procure obter informações com os parentes mais idosos e pesquise no site My Heritage.
Eu uso o software Legacy Family Tree onde tenho registrados mais de 6000 nomes.
É muito fácil de usar e acaba se tornando um vício.
No que precisar de ajuda, disponha.
Atenciosamente

Família Salgado

Olá a todos boa tarde.

Também tenho curiosidade em descobrir sobre meus antepassados.
As informações que possuo de minha família são:

Meus bisavós saíram de Lagoaça em julho de 1.935 e vieram com destino para o Brasil/Santos/SP, com meu avô ainda bebê chamado Antero dos Santos Salgado.
Meus Bisavós são Augusto Cesar Salgado nascimento possivelmente em 1913 e Amélia Augusta Paulo nascimento em 1914 (casados em Lagoaça)
Trisavós: pais do Bisavô: Albino Cesar Salgado | Madalena da Conceição Pavão e pais da Bisavó: Antonio Joaquim Paulo e Clemencia Augusta Ferreira.

Agradecida pela ajuda!
Abraços a todos!

Família Salgado

Sr. Duarte só agora comecei fazer pesquisa sobre minha família, o meu pai Jaime Maria salgado era filho de José Salgado e Maria da penha . José Salgado tinha um irmão Elídio Salgado. Eram filhos de Joaquim António Figueira de figueira de cavaleiros , Ferreira do Alentejo e sebastiana do Bom Sucesso do torrão. Nenhum filho ficou com o nome figueira. Meu bisavô era moleiro no torrão Meu avô era neto paterno Joaquim Nunes e Gertrudes Jesus e neto materno José
Salgado e Maria Helena. Moro em Setúbal só vou ficar na geneall enquanto for grátis (3 dias) procure me nos números fixos de Setúbal se isto o interessar.,

Família Salgado

Envio - lhe meu mail caso lhe interesse. Enviei lhe mensagem hoje, a sua pesquisa e já muito antiga . mariadocarmodosreissalgado@gmail.com

Família Salgado

Envio meu mail . mariadocarmodosreissalgado@gmail.com

Família Salgado

Oi boa tarde também sou Salgado gostaria de saber os nomes dos seus pais também estou a procura de parentes da família Salgado .

Família Salgado

Prezados, estou pesquisando sobre a cidade de origem de Ricardo Salgado, nascido por volta de 1882, na Espanha. Filho de José Salgado e Antônia Lobo.
Migrou para o Brasil com um irmão quando tinha aproximadamente 12 anos.
Desde já agradeço qualquer informação.

Família Salgado

Boa tarde,
Indicaria fazer a pesquisa no site family search, foi la que consegui todos os documentos da minha ascendencia


Obs. Com o decorrer do tempo, nosso Blog continuará pesquisando mais sobre este sobrenome

JPL

17 comentários:

Unknown disse...

DESCENDO DE ALEXANDRE ANTONIO DIAS SALGADO CARNEIRO. ERA FILHO DE MANOEL ANTONIO DIAS SALGADO CARNEIRO. DE SÃO PAIO CARVALHEIRA PT.
ABRAÇOS
DANILO DA SILVEIRA

Unknown disse...

MANOEL JOSÉ DIAS SALGADO E CARNEIRO C/C MARIA CUSTÓDIA RODRIGUES. FILHOS:
1. MARIA CUSTÓDIA DIAS SALGADO E CARNEIRO.
2. ALEXANDRE ANTÔNIO DIAS SALGADO E CARNEIRO. (FOI GRANDE COMERCIANTE NO RIO DE JANEIRO) PAI DE ANNA ROSA DE SOUZA CARNEIRO, meu bisavô é filho dela Sr. Eurico Romero.
3. ANTÔNIO MANOEL DIAS SALGADO E CARNEIRO.
4. MANOEL JOSÉ DIAS SALGADO E CARNEIRO. JURISTA PORTUGUÊS. NATURALIZADO NO BR.

CARVALHEIRA, TERRAS DO BOURO, BRAGA. PORTUGAL.
danilo.sfilho@hotmail.com

Unknown disse...

Oi bom dia, gostaria de saber mais sobre o sobrenome da minha família, família Salgado César

Anônimo disse...

Boa noite!

Gostaria de saber se alguém conhece Pedro de Oliveira Salgado, pois este é meu pai, porém não convivi com minha família dele e não seu nada dele, se alguém puder me ajudar. Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Familia Salgado, eu sou de São Bento do Sapucaí SP, meu avô paterno se chamava Joaquim de Paula Salgado,tinha um parente que foi famoso na sua época, que foi deputado federal, candidato a presidente da República e exilado era escritor, o nome dele era Plínio Salgado, mas não sei de onde veio esta familia Salgado a qual pertencemos

Antonio Luis Salgado disse...

Estou procurando a origem da minha familia, tenho poucas informacoes, sei que meu avo paterno Antonio Manoel Salgado e minha avo Adelaide Beatriz Carvalho chegaram de Portugal no Brasil em Sao Paulo por volta de 1920 tinhamos mais familiares em pinheiros e meu a vo se fixou em Vila Guilherme. SP. Me chamou atencao foi em um dos posts um participante citou o nome de seu tetraavo Manoel Maria Salgado que por sinal era exatamente o nome de meu pai, tenho certeza que nao se trata da mesma pessoa porem pode ter algum significado.
Antonio Luís Salgado

Anônimo disse...

Me chamo Luceli Salgado , gostaria de saber mais sobre a minha família, meu avo paterno era Igino Salgado, Não tenho informação , minha família Salgado mora em São Mateus, norte do estado , eu mora em Vitoria - na capital .

Anônimo disse...

Bom dia, me chamo Ana Paula Salgado, filha de Antonio Carlos Salgado e neta de Arcênio Salgado, estou á procura de minhas origens, então se alguém puder me ajudar, eu agradeço. Sou d interior de São Paulo.

Anônimo disse...

Também tenho nome Salgado só sei que esse nome veio d Portugal com meus bisavós ela era Sansão Salgado ele não sei.

JOSE DO NASCIMENTO SALGADO LIMA disse...

Boa tarde! Herdei o sobrenome Salgado do meu pai (Domingos Salgado Lima), que herdou de sua mãe Magnólia Salgado Lima, elas e suas irmãs nasceram no Maranhão...

Neuza Alexandrina disse...

Não tenho sobrenome Salgado, mas minha avó era Violeta de Paula Salgado filha de Jeremias Guilherme Salgado e Marcolina do Espírito Santo e neta de Manoel Rodrigues Salgado e Caetano Inacia Vila Dias, gostaria se alguém tiver informações. Obrigada, Neuza Alexandrina

roberto disse...

olá, meus bisavós são Joaqui Bueno e Sebastiana Braulia da Rocha Salgado e pais dela são João de Godoi Salgado, estou no Brasil, região de Campinas-SP, você teria alguma informação ???

Anônimo disse...

Bom dia, sou bisneta de Manuel Salgado e Emília Rodriguez Salgado que vieram da Espanha.

Anônimo disse...

O Meu nome é Eliane Rosa Marani do Amaral, a minha avó materna (Rosa Salgado), já falecida, era filha de Manuel Salgado e Emília Rodriguez Salgado, descendentes de espanhóis. O meu bisavô Manuel Salgado teve muitos filhos, dentre eles minha avó Rosa que sempre me dizia os nomes de seus irmãos. Ela sempre me dizia que tinha várias irmãs e 2 irmãos, Pedro e Servino que residiam em Bauru/SP. Ela sempre me falou de uma tia chamada Olga, já falecida tb. É muito provável que existe familiares desses 2 tios-avós em Bauru/SP. Será que alguém ai seria parente desse meu bisavô Manuel Salgado?

Anônimo disse...

EU SOU DA ÁRVORE GENEALÓGICA DE UMA FAMÍLIA DA VOVÓ MARIA DA GLÓRIA FERNANDES SALGADO SALGADO , QUE VEIO DE UM NAVIO DO SUL DA CALÁBRIA DA ITÁLIA PARA FREGUESIA DO Ó EM SÃO PAULO

Anônimo disse...

SOU DA ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA SALGADO VOVÓ VEIO DE UM NAVIO DO SUL DA CALÁBRIA DA ITÁLIA PARA O BAIRRO DA FREGUESIA DO Ó EM SÃO PAULO ONDE SE CASOU COM VOVÔ HILDEBRANDO LESSA SALGADO VOVÓ MARIA DA GLÓRIA FERNANDES SALGADO Família FERNANDES SALGADO VOVÔ LESSA SALGADO FOI TENENTE CORONEL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SAMPA FREIRA IRMÃ SISTER'S FILIPPINI THEREZINHA FERNANDES SALGADO FREIRA FILHA DE VOVÔ E VOVÓ FOI RELIGIOSA E DIRETORA DO COLÉGIO SANTA LÚCCIA FILIPPINI MESTRAS PIAS FILIPPINI FREGUESIA DO Ó EU NETA MAYSA G. SALGADO NETA FUI PROFESSORA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA PMSP PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO SME G SALGADO🙏🙏🙏❤ GRATIDÃO SALGADO A herdeira de origem Fernandes Salgado Maysa obrigada!!!!

Anônimo disse...

Luiz Salgado sou filho de Henrique Salgado e Alda Cruz Salgado, avos Abilio e Elza de Faria Salgado. De Chaves/Vila Real.gostaria de conhecer mais sobre a minha familia Viviam em uma aldeia que se chama Arcossó/Vidago.
Obrigado.

Postar um comentário