MEM DE SÁ

MEM DE SÁ

Terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá nasceu na cidade Coimbra, em 1504; faleceu em Salvador, Bahia, em 10 de março de 1572. Era fidalgo, administrador colonial, desembargador dos Agravos e irmão do poeta Francisco Sá de Miranda.
Entre os anos de 1558 a 1572, sucedeu D. Duarte da Costa como governador-geral do Brasil. Em 28 de dezembro de 1557, chegou a Salvador para tomar posse do governo em 3 de janeiro de 1558.
Esteve na frente da guerra contra o gentio revoltado, na Capitania do Espírito Santo, na qual perdera seu filho, Fernão de Sá. Governou a colônia por quatorze anos, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1º de março de 1565, pelas mãos de seu sobrinho Estácio de Sá.
Planejou a expulsão dos franceses em 1567, incentivou a produção de açúcar, o tráfico negreiro (com certas reservas), combateu a antropofagia e a escravidão dos indígenas.
Mem de Sá havia estudado direito na Universidade de Salamanca, curso que concluiu em 1528, trabalhou como juiz em diversas comarcas de Portugal. Foi escolhido como governador-geral do Brasil pela rainha Dona Catarina.
Foi auxiliado pelos jesuítas Manuel da Nóbrega e José Anchieta na vitória contra os tamoios na Capitania de São Vicente (leia mais: Confederação dos Tamoios). Venceu os franceses com poucos recursos, reunindo numa expedição à Baía de Guanabara, 120 portugueses e 1.140 índios para atacar o forte de Coligny.
Deixou o governo-geral em 1572, faleceu logo depois repentinamente, (talvez por desgosto, pois fora frustrado de visitar sua filha), única parente que lhe restava em Portugal. Seus restos mortais repousam na Igreja dos Jesuítas em Salvador na Bahia!

Governo de Mem de Sá

Após o governo de Tomé de Sousa, Portugal se deparava com um grave problema no Rio de Janeiro. A invasão dos franceses e sua aliança com os índios da região tomava uma proporção significativa, se tornando uma ameaça ao domínio português. A principal realização do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, foi justamente a expulsão dos franceses e o controle da situação.
Mem de Sá assumiu o governo da colônia em 1558 e continuou governando por 14 anos. A primeira coisa que fez foi contornar a situação da invasão francesa. Num primeiro ataque, Mem de Sá conseguiu destruir o forte Coligny, no entanto não foi suficiente para vencer a disputa. Assim, em 1º de março de 1565, seu sobrinho, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião, que passou a ser a base das operações da luta contra os franceses. O desfecho do caso se deu somente com a ajuda de tropas do governador e da região de São Vicente e dos índios temiminós do Espírito Santo, onde foi possível expulsar os estrangeiros definitivamente.

Em 1563, os jesuítas José de Anchieta e Manuel de Nóbrega conseguiram firmar a paz entre os índios tamoios e os portugueses, a chamada Paz de Iperoig. O fim do conflito entre os índios tamoios e os portugueses foi importante para permitir a sobrevivência do Colégio de São Paulo e a permanência dos colonizadores na região.

Embora Mem de Sá tenha convivido com sérios problemas, como a fome e a varíola na Bahia, seu governo foi marcado por uma relativa paz e prosperidade. Em 1572, Mem de Sá resolveu deixar o governo-geral e voltar para Portugal. No mesmo ano, faleceu. Após sua morte, o Brasil foi dividido em dois governos: o do Norte, com sede em Salvador, e o do Sul, com sede no Rio de Janeiro.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u340.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem_de_Sá

0 comentários:

Postar um comentário