...E ASSIM NASCEU OURO PRETO



Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião.

Em 1711, dá-se o conflito emboaba, luta pela conquista de terras entre paulistas, portugueses e baianos, (no fundo mesmo tudo luso brasileiros, como se verifica pelos seus sobrenomes). O Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, luta para implantar em Vila Rica a cobrança do quinto, imposto devido à Coroa, e assumir o comando do território, fazendo de Felipe dos Santos, que era português, sua primeira vítima, em 1720, morrendo enforcado.

Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização ímpar, com esplendor nas artes, nas letras e na política.

A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes, também um luso descendente, filho de pai português e mãe afro-brasileira, nascido entre São João del- Rei e S. José do Rio das Mortes, sofreu forte descriminação por parte da Coroa Portuguesa por ter aderido à Maçonaria, tendo com isso suas promoções congeladas no exército colonial.

Com a Independência, a antiga Vila Rica, recebe o nome de Ouro Preto e torna-se a capital de Minas Gerais, até 1897. É instituída Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN em 1938. Em 1980 é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

O surgimento e apogeu da arte colonial em Minas Gerais - barroco mineiro - é um fenômeno inteiramente ligado à exploração do ouro, acontecido no século XVIII, que veio criar uma cultura dotada de características peculiares e uma singular visão do mundo.

À medida que se expandia a atividade mineradora, o barroco explodia na riqueza de suas formas, na pompa e no fausto de suas solenidades religiosas e festas públicas, vindo marcar, de maneira definitiva, a sociedade que se constituiu na região.

Ouro Preto - hoje Patrimônio Histórico Mundial - representa inquestionavelmente a síntese da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história mas pelas excepcionalidade do acervo cultural que preservou.

Fonte: Secretaria de Cultura de Ouro Preto

Atrativos
MUSEU DE ARTE SACRA DE OURO PRETO

Inaugurado em maio de 2000, o museu conta com um acervo de 400 peças feitas dos séculos XVII a XIX. São imagens, banquetas, documentos e até vestimentas que, dividas em oito vitrines temáticas, recontam a história da antiga Vila Rica.

Localização: igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Ingresso: R$ 3 (com meia entrada para estudantes)
Visitação: terça-feria a domingo, das 9h às 10h45 e 12h às 16h45

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

Inaugurado em 1944, ano do bicentenário de nascimento do poeta Tomás Antônio Gonzaga, reúne documentos e objetos que evocam a Inconfidência Mineira e obras diversas do patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais. Obras do Aleijadinho estão reunidas em uma sala especial.

Localização: Praça Tiradentes, 139 - Centro - (031) 551.1121
Visitação: 3ªf a domingo, das 12h às 17h30m

CASA DOS CONTOS

Um dos mais belos exemplares da arquitetura civil do período colonial. Possui salas de exposição permanente com mobiliário e objetos dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos e mostra numismática. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e a Agência da Receita Federal.

Localização: Rua São José, 12 - Centro - (031) 551.1444
Visitação: 3ªf a sábado, das 12h30m às 17h30m; domingo e feriado, 8h30m às 13h30m

MUSEU DE MINERALOGIA

O museu foi montado a partir de 1877 com minerais trazidos pelo francês Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto. O acervo reúne mais de 20 mil amostras do mundo inteiro. Em 1984, sala especial foi organizada sob moderna concepção museológica.

Localização: Praça Tiradentes, 20 - Centro - (031) 551.1530
Visitação: 2ªf a 6ªf, das 12h às 17h; sábado, domingo e feriado, 9h às 13h

MUSEU DAS REDUÇÕES

Quatro irmãos, inspirados nos museus de Haya, na Holanda, e de Londres, na Inglaterra, criaram o museu confeccionando réplicas reduzidas dos principais monumentos históricos nacionais com o mesmo material empregado na construção dos edifícios originais.

Localização: Rua A, 131 - (031) 553.5183 - Distrito de Amarantina
Visitação: 4ªf a 2ªf, das 9h às 17h30


MUSEU CASA GUIGNARD

Inaugurado em 1987, reúne mostra significativa da obra do pintor modernista Alberto da Veiga Guignard, que viveu em Ouro Preto entre 1961 e 1962. Apaixonado pela antiga Vila Rica, deixou várias obras que mesclam a habilidade de seu traço ao lirismo da paisagem mineira.

Localização: Rua Conde de Bobadela, 110 - Centro
Visitação: 3ªf a 6ªf, das 10h às 12h e 13h às 18h; sábado, domingo e feriado, 9h às 15h.

MUSEU DO ALEIJADINHO

Instalado na sacristia da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, reúne obras do maior escultor brasileiro do período barroco - Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Localização: Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (sacristia)
Visitação: 3ªf a domingo, das 8h às 11h45 e 13h30 às 16h45


MUSEU DO ORATÓRIO

O acervo de oratórios da colecionadora Ângela Gutierrez é uma mostragem da fé brasileira, e especialmente mineira, inserida no cotidiano dos anos setecentos e oitocentos, numa tentativa de amoldar a beleza estética aos usos e costumes da época da formação de uma sociedade tipicamente religiosa.

Localização: Antiga casa do Noviciado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

FARMÁCIA MAGALHÃES

Réplica de uma farmácia típica do século XIX, possui belos frascos, porcelanas e antigos equipamentos farmacêuticos.

Localização Rua Costa Sena, 171 - Centro - (031) 559.1663 ramal 236



Matéria em Construção...

0 comentários:

Postar um comentário