PORTUGUESES PELO MUNDO


Muitas vezes mais pela aventura do que propriamente pela necessidade de emigrar em busca de melhores condições de vida, os portugueses acabaram chegando mais cedo aos quatro quadrantes da Terra, e, se mais mares houvesse também com toda a certeza lá chegariam! "Ó mar salgado quanto de teu sal são lágrimas de Portugal"! Este verso de Fernando Pessoa diz tudo sobre a Epopéia
maritima dos portugueses, que atinge seu ápice na aventura de Bartolomeu Dias no Cabo das Tormentas no extremo sul da África, mudando-lhe o nome para Cabo da Boa Esperança. Portugal era então o dono do mundo! Mas com a aventura do jovem e inexperiente D. Sebastião em Quibir no norte da África, começa a decadência da até então maior economia do mundo e já em 1703, Portugal se ajoelhava à Inglaterra com a assinatura do tratado de Methuen.
Daí para cá até aos nossos dias, tal como o Brasil e demais colônias ultramarinas portuguesas, Portugal virou um país também colonizado pelos ingleses e agora americanos. É triste para os verdadeiros luso- brasileiros ver o entreguismo com que esse governo atual de Passos Coelho e companhia está destruindo um país    de tanta História! Resta-nos agora a esperança do nosso querido Brasil assumir o comando da lusofilia no mundo, pois precisa muito dela para se manter unido e não virar um desses muitos Iraques e Palestinas do mundo, pois o separatismo internacional também está de olho aqui.
Mas, enquanto houver portugueses e lusófilos assumidos, a nossa cultura-comum não morrerá, mesmo com esses governos, que só defendem os privilégios dos mais ricos e a miséria e a domesticação dos pobres, como é o caso do atual governo de Portugal, o sr. Passos Coelho e Cia, cujo primeiro ato ao assumir suas funções oficiais foi reduzir dràsticamente as verbas para a Educação e Saúde!
Aqui no Brasil, também acontece quase o mesmo, mas em relação ao Congresso Nacional, onde deputados e senadores, rejeitaram recentemente o pedido de 100% dos royalties do pré-sal para a educação feito pela presidente Dilma Rousseff.
Mas, se o governo de Passos Coelho preferiu eleger o Turismo, como meta principal de seu governo, cortando pela metade as verbas para Educação e Saúde, o governo anterior de José Sócrates, preferiu investir forte nessa área, resultando num grande avanço tenológico de Portugal, trazendo de volta ao país mais de mil cientistas e técnicos portugueses que trabalhavam em grandes centros de ciência da Europa e Estados Unidos, principalmente. Agora nesses quase três anos de governo liberal de Passos Coelho, quase metade desses profissonais já retornaram ao exterior. Além desses técnicos importantes para o desenvolvimento científico de Portugal, estão indo embora também outros técnicos menos graduados, mas de suma importância para outros setores da Economia portuguesa, que os preparou e que agora vão levar sua mão de obra a outros países do mundo.  É desses novos emigrantes, vítimas de um governo entreguista, sem nenhum compromisso com o povo português, que agora  vamos falar, contar suas histórias de vida, suas saudades do agora novamente "jardim da Europa à beira mar plantado" e sua contribuição para o progresso dos países que os contrataram.

  




Matéria em construção...



0 comentários:

Postar um comentário