VALENÇA (BAHIA)



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Valença
"Capital do Camarão"
Câmara Municipal de Valença vista a partir do rio

Câmara Municipal de Valença vista a partir do rio
Bandeira desconhecida
Brasão de Valença
Bandeira desconhecida Brasão

Fundação 10 de novembro de 1849 (164 anos)
Gentílico valenciano
Lema Nossa terra, nosso orgulho
Prefeito(a) Jucélia Sousa Nascimento (PTN)
(2013–2016)
Localização
Localização de Valença
Localização de Valença na Bahia
Valença está localizado em: Brasil
Valença
Localização de Valença no Brasil
13° 22' 12" S 39° 04' 22" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Sul Baiano IBGE/2013
Microrregião Valença IBGE/2013
Municípios limítrofes Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe, Presidente Tancredo Neves e Teolândia
Distância até a capital 255 km
Via ferry-boat: 115
km
Características geográficas
Área 1 192,614 km² 
Distritos Guaibim, Guerém, Maricoabo, Serra Grande e Valença (sede)
População 96 287 hab. estatísticas IBGE/2013
Densidade 80,74 hab./km²
Altitude 39 m
Clima tropical úmido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,623 médio PNUD/2010
PIB R$ 691 376 mil IBGE/2011
PIB per capita R$ 7 724,00 IBGE/2011
Página oficial





Valença é um município brasileiro do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Sul Baiano e à Microrregião de Valença e sua população estimada em 2013 era de 96 287 habitantes.
O município é muito visitado principalmente por ser o principal acesso à Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela bela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 10 km da sede do município. Da sua atividade econômica destaca-se a produção de camarão em cativeiro, de que é o principal produtor da Bahia, e a cultura e beneficiamento de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dendê.

História

Valença foi criada inicialmente como distrito subordinado a Cairu, com a denominação de Santíssimo Coração de Jesus de Valença, elevando-se à condição de vila pela Carta Régia de 23 de janeiro de 1799 e instalando-se a 10 de julho do mesmo ano. Pela lei provincial nº 300, de 23 de maio de 1848, é criado o distrito de Guerém, sendo a vila elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº 368, 10 de novembro de 1849, recebendo então a denominação de Valença. Nas décadas seguintes foram criados os distritos de Maricoabo (antigo São Félix de Maricoabo, pela lei provincial nº 2.288, de 27 de maio de 1882), Serra Grande (1911) e Guaibim (1999).

 Histórico da Cidade

No período da colonização quando o Brasil era dividido pelo sistema de Capitanias Hereditárias, o território do município de Valença fazia parte da capitania de São Jorge dos Ilhéus e, administrativamente, pertencia à Vila  de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Habitavam o lugar índios tupiniquins, de índole pacífica, e os primeiros colonos, conforme sinaliza a história, começaram a chegar por volta dos anos 1557 a 1571, período em que Mem de Sá era o Governador Geral do Brasil. Entre esses colonos estava Sebastião de Pontes, homem rico e de grande influência, que já era proprietário 02 engenhos de açúcar na região do recôncavo baiano.  Ao chegar ele construiu um curral de frente à ilha de Tinharé e um engenho, este localizado a duas léguas da embocadura do Rio Una.  Casas de vivenda, uma casa de purgar, e uma igreja com três capelas de abóbodas, também foram construídas o que, possivelmente, atraiu outros moradores e fazendeiros de cana, que passaram a se instalar nas proximidades. Perto do local havia também uma aldeia de índios que ficaram subordinados a Sebastião de Pontes. Dono de temperamento violento ele cometeu atos que lhe custaram duras punições, tendo que retornar a Portugal e terminar seus dias na cadeia.

Com o afastamento de Sebastião de Pontes o povoado passou a sofrer ataques constantes dos violentos índios aimorés e um processo de decadência. Dai a colonização do território de Valença ficou estagnada por um longo período. A retomada só aconteceu no século XVIII quando o bandeirante paulista João Amaro Maciel Parante reagiu duramente conta os aimorés. O novo momento de desenvolvimento, que passou a ocorrer a partir dessa ação, fez com que o Ouvidor Geral da Comarca de Ilhéus, Baltazar da Silva Lisboa, decidisse solicitar de Portugal que na povoação do Una fosse oficializada uma nova vila.
Atendida a nova formação administrativa foi, então, criada a Villa da Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus, cujo território se desmembrava de Cairu através da assinatura da Carta Régia de janeiro de 1779. Não demorou e a Vila da Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus foi oficialmente instalada, o que acontece no dia 10 de junho do mesmo ano. Com a instalação da nova vila veia a construção da igreja do Sagrado Coração de Jesus, erguida em Matriz da Freguesia. Sua inauguração foi em 26 de setembro de 1801.

A Vila da Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus foi se desenvolvendo e em 10 de 1849, por força da Resolução n°368, recebeu os foros de cidade, passando a se chamar Industrial Cidade de Valença. A composição  administrativa do município de Valença, determinada pela Lei n°628, de 30 de dezembro de 1953, e depois segundo a Constituição de 1958, atualmente compreende, além da Sede, os distritos de Maricoabo, Serra Grande, Guaibim e Guerém.




Praias

  • Praia da Ponta do Curral

Praia da Ponta do Curral
Intato e desabitado hoje, Ponta do Curral é uma Área de Proteção Ambiental (APA) onde há a desova de tartarugas-marinhas e preservação ambiental.
  • Praia de Guaibim
  • Praia de Guaibizinho
  • Praia de Taquari
  • Praia de Atracadouro
  • Praia do Rio Una

 





RIO X VALENÇA



 

 

 

  













Morro de São Paulo




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 13º22' S 38º54' W

Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo situa-se na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê, e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. Atualmente suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países.

História

Coqueiros na Ilha da Saudade em Morro de São Paulo.
Martim Afonso de Sousa desembarca na ilha em 1531 e a batiza com o nome de Tynharéa. Devido à sua localização geográfica privilegiada, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratarias durante o período colonial.
Sob a jurisdição da capitania de São Jorge dos Ilhéus, Jorge de Figueiredo Correa recebeu a propriedade de D.João III, e designou Francisco Romero para a colonização das terras. Os constantes ataques dos índios aymorés e tupiniquins à população continental da região favoreceram a rápida povoação das ilhas, e em 1535 nascia no norte da ilha a vila Morro de São Paulo.
Morro de São Paulo protegia a chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos",entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra);e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Cronologia

Farol do Morro de São Paulo.
  • 1531 - Desembarque de Martim Afonso de Sousa e início da colonização.
  • 1535 - Fundação da Vila de Morro de São Paulo no extremo norte da ilha por Francisco Romero e a população local.
  • 1624 - Em sua rota para Salvador o comandante Johan Van Dortt e sua esquadra desembarcam na ilha.
  • 1628 - A ilha é atacada e saqueada pelo almirante holandês Pieter Pieterzoon Hiyn.
  • Pôr-do-sol na fortaleza de Morro de São Paulo.
     

  • 1630 - Iniciada a construção da Fortaleza de Morro de São Paulo por ordem do Governador Geral Diogo Luiz de Oliveira.
  • 1728 - Terminada a construção do Forte da Ponta. Tropas lusitanas derrotam o almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon.
  • 1746 - Construção da Fonte Grande, o maior sistema de abastecimento de água da Bahia colonial.
  • 1845 - Concluídas as obras da Igreja e Convento Santo Antônio.
  • 1855 - Construção do Farol.
  • 1859 - A ilha recebe a visita da Família Imperial Brasileira e D. Pedro II.
  • 1992 - Criada a APA (Área de Proteção Ambiental) Tinharé-Boipeba, que engloba as duas ilhas.
  • 2006 - O Projeto CAIRU 2030 é entregue pelo BID e UMA à Prefeitura de Cairu <http://www.cairu2030.com.br>
  • 2009 - Aprovada a recuperação da Fortaleza de Morro de São Paulo.
Matéria em início de construção...

0 comentários:

Postar um comentário